Grupo Técnico de Trabalho de Plantas Medicinais e Fitoterápicos
![]() Coordenadora: Dra. Nilsa Sumie Yamashita Wadt |
![]() Vice-coordenadora: Dra. Cristina Tanikawa |
O Grupo Técnico de Trabalho de Plantas Medicinais e Fitoterápicos foi criado em Julho de 2005 com o objetivo de discutir assuntos relacionados à área de atuação e garantir o âmbito do farmacêutico.
Em função da movimentação da indústria e da necessidade de aumentar a credibilidade da área junto ao sistema de saúde, durante o Seminário de Diretrizes e Metas - Gestão 2004/2005, foi aprovada a criação da Comissão Assessora de Fitoterapia. Em dezembro de 2009, em face à maior amplitude das ações da Comissão, sua denominação foi alterada para Comissão Assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.
Este grupo tem como objetivos acompanhar e debater aspectos conceituais, técnicos, legais, as políticas públicas, a importância de uma política de pesquisa e desenvolvimento, e de capacitação de profissionais para atuar na produção, manipulação, dispensação e orientação sobre o uso racional de medicamentos fitoterápicos. A Comissão ainda pretende interagir no âmbito acadêmico, incentivando pesquisas que subsidiem cientificamente o uso destes medicamentos, e desenvolvendo campanhas de orientação aos usuários.
Para as pessoas que estiverem interessadas em participar, basta entrar em contato com o Departamento de Apoio Técnico e Educação Permanente pelo e-mail: datep@crfsp.org.br.O uso de plantas medicinais para prevenir e tratar doenças é considerado parte da história da humanidade.
As atribuições do farmacêutico nesse âmbito abrangem farmácias, drogarias, saúde pública, indústrias, distribuidoras, educação/qualificação profissional, pesquisa e desenvolvimento. Vale destacar que a Fitoterapia está inserida na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do SUS (Portaria nº 971/2006), que recomenda a adoção da implantação e desenvolvimento das ações e serviços relativos às Práticas Integrativas e Complementares (PIC) pelas Secretarias de Saúde dos Estados e municípios.
A palavra fitoterapia é derivada do grego phitos, que significa plantas, e terapia, que quer dizer tratamento. A fitoterapia é o recurso de prevenção e tratamento de doenças através das plantas medicinais, e a forma mais antiga e fundamental de medicina da Terra.
Com o objetivo de estimular as defesas naturais do organismo, essa área é notoriamente empregada nas culturas indígena e africana. Nos monastérios, na era medieval, os religiosos dedicavam-se ao seu estudo e aplicações clínicas.
Nesse mesmo período, os bruxos também assumiram importante papel no tratamento de feridas, associando-o às plantas medicinais.
Os fitoterápicos podem advir de substâncias in natura, manipuladas ou industrializadas e tem se tornado cada vez mais populares entre os povos de todo o mundo. A fitoterapia, apesar de considerada por muitos como uma terapia alternativa, se enquadra dentro da chamada medicina alopática.
Medicamento fitoterápico é toda preparação farmacêutica (extratos, tinturas, pomadas e cápsulas) que utiliza como matéria-prima partes de plantas, como folhas, caules, raízes, flores e sementes, com conhecido efeito farmacológico.
O uso adequado de medicamentos fitoterápicos auxilia no combate a doenças infecciosas, disfunções metabólicas, doenças alérgicas e traumas diversos, entre outros e deve ser utilizado mediante orientação médica.
*Desde de fevereiro de 2020, a nomenclatura "Comissão Assessora" foi substituída por "Grupo Técnico de Trabalho", conforme deliberação CRF-SP 02/2020.
Clique aqui e confira a agenda de reuniões.
Informamos que, em caso de necessidade, a data da reunião poderá ser alterada.
Gestão 2024-2025
Coordenadora: Dra. Nilsa Sumie Yamashita Wadt
Vice-coordenadora: Dra. Cristina Tanikawa
Dr. Alexandre Domingues Chagas de Lima
Dra. Ana Carolina Gonzaga Rodrigues
Dra. Barbara dos Santos Moreira
Dr. Belmiro Morgado Junior
Dra. Cassia Maria Furlan
Dra. Claudia Maria Ruggiero do Amaral
Dra. Elisabeth Weigert Maier
Dra. Esther Caroline Cerqueira
Dra. Fabiana Lima Silva
Dra. Helena Dantas da Silva dos Santos
Dra. Iara Nascimento
Dra. Jaqueline da Silva Neves
Dra. Maria Inez Grabert Neves Yebra
Dra. Michele Cristiane Souza da Silva
Dra. Natalia Diniz
Dra. Paula Dayane Fontanetti Zanetti
Dra. Salette Maria Krowczuk de Faria
Dra. Sara de Carvalho Santos
Dr. Sergio Tinoco Panizza
Dra. Sonia Valeria Bonotto
Dra. Valeria Faggion
Dra. Vanessa Carmona Zonta dos Santos Diab
Dr. Victor Carlos Doneida
Grupos Técnicos de Trabalho Regionais - Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Os Grupos Técnicos de Trabalho Regionais são espaços reservados aos farmacêuticos para expor e debater temas de interesse comum e propor ações ao CRF-SP nas diversas áreas de atuação profissional, de acordo com as demandas de sua região.
Clique e conheça os Grupos Técnicos de Trabalho Regional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos: