Em Ribeirão Preto, ontem (5/5) mais de 120 alunos do curso de Farmácia da USP se reuniram na Praça XV de Novembro para alertar a população sobre os riscos da automedicação, a importância da presença do farmacêutico nas farmácias e drogarias e do relato sobre qualquer reação indesejável provocada pelos fármacos. Além disso, a necessidade de consultar o farmacêutico sobre uso, horário, interação com alimentos e bebidas alcoólicas durante o tratamento; utilização inadequada de plantas medicinais, fitoterápicos, homeopáticos e informações sobre plantas tóxicas também estiveram entre os temas abordados com a população.

Segundo uma das coordenadoras do evento, a estudante do 4º ano Naiara de Cássia Custódio, as pessoas receberam muitas informações, não apenas sobre medicamentos, mas também sobre DST/Aids e ainda puderam tirar dúvidas com farmacêuticos presentes.

O evento foi promovido pelos integrantes da comissão organizadora do Centro Acadêmico Lourenço Roselino. Antes do evento, todos os alunos do curso de Farmácia, desde o primeiro ano, foram capacitados na universidade.

As crianças também foram orientadas

Durante a campanha, alguns alunos orientaram as crianças que brincavam na praça XV de Novembro. Elas receberam dos integrantes do Programa Assistencialista Sócio-Cultural dos Estudantes de Farmácia (PASCEF), que realizam uma vez por mês assistência farmacêutica nas creches – instruções para não utilizarem medicamentos por conta própria e também advertirem os pais sobre os perigos da automedicação. Os alunos da faculdade também explicaram às crianças sobre os riscos ao brincar com plantas tóxicas.

Icone do VLibras Widget. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.