Evento inédito reuniu gestores e farmacêuticos para debater assistência farmacêutica no SUS

São Paulo, 30 de junho de 2025

O Encontro de Gestores de Assistência Farmacêutica (AF) Municipal e Estadual foi realizado na última sexta-feira, 27/6, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, e reuniu farmacêuticos, gestores, especialistas e representantes do Sistema Único de Saúde (SUS), além de acadêmicos de Farmácia.

Durante a abertura do evento, Dra. Amouni Mohmoud Mourad, coordenadora do curso de Farmácia do Mackenzie, agradeceu pela parceria da Universidade na realização do evento.

“É um grande prazer para nós recebermos eventos desse porte. Porque o evento de gestão de assistência farmacêutica é um impulso que precisamos para que a sociedade consiga ter o mínimo de qualidade de saúde. Estar aqui com os gestores é uma honra”, disse.

Os diretores do CRF-SP: Dr. Marcelo Polacow, presidente; Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira; e Dra. Luciana Canetto, vice-presidente, também compuseram a mesa de abertura, que contou ainda com a participação do Dr. Marco Aurélio Pereira, Diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

Dr. Marcelo falou sobre a mudança de postura adotada na gestão atual do Conselho, que prioriza uma atuação educativa, com foco em formação continuada para as farmácias da rede pública.

“Apenas a fiscalização, isoladamente, não é suficiente. É preciso investir na formação, na capacitação e no suporte técnico aos profissionais que atuam na ponta”, afirmou.

Dra. Danyelle ressaltou a importância deste encontro para debater o papel da Farmácia  na Saúde Pública. “Esse evento é um marco histórico de mudanças que podem acontecer e mostrar, ainda mais, que a assistência farmacêutica no SUS é extremamente essencial.”

O primeiro tema a ser apresentado foi “Contextualização e Histórico da Assistência Farmacêutica”, ministrado pela Dra. Luciana Canetto que tem ampla atuação na Saúde Pública e uma das idealizadoras do Encontro. Ela traçou um panorama histórico da assistência farmacêutica no Brasil e apresentou as ações do CRF-SP para ampliação do cuidado farmacêutico nas farmácias municipais de São Paulo, como a criação do Comitê de Apoio à Saúde Pública (Casp) da entidade.

“O cuidado farmacêutico, no âmbito do SUS, deve ser pautado pelos princípios da universalidade, integralidade e equidade, do cuidado centrado na pessoa, na segurança do paciente, na interprofissionalidade, na saúde baseada em evidências, na ética profissional e na gestão estratégica”, disse.

O evento seguiu com mais três apresentações no início da manhã, com Dra. Ana Cristina Lo Prete falando sobre a integração entre a assistência farmacêutica estadual e municipal, com o Dr. Marco Aurélio Pereira abordando a assistência farmacêutica como política de saúde e a Dra. Dirce Cruz Marques, sobre instrumentos de planejamento e gestão do SUS e a situação do Estado de São Paulo.

Dra. Ana Cristina Lo Prete, é coordenadora da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, ressaltou a importância da integralização no SUS. “Eu acho que quem fala que quer que o seu Estado ou seu município seja melhor está no lugar errado. Essa pessoa deveria trabalhar no sistema privado. O SUS não é isso, o Estado de São Paulo não quer aparecer para o Ministério da Saúde como o melhor Estado, e nenhum de vocês aqui devem aparecer como o melhor município. Precisamos pensar no SUS como a construção coletiva que ele realmente é”, destacou.

Dr. Marco Aurélio Pereira, Diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, foi o responsável por apresentar a AF no âmbito do governo federal. Ele explicou que o Plano Plurianual para o período de 2024 a 2027 para a Qualificação da Assistência Farmacêutica no SUS tem como objetivo ampliar o acesso da população aos medicamentos, insumos estratégicos e serviços farmacêuticos, qualificando a assistência farmacêutica, articulada à pesquisa, à inovação, à produção nacional, à regulação, com qualidade e uso adequado no Sistema Único de Saúde, reduzindo as iniquidades.

Entre os objetivos específicos para o país, ele citou a ampliação do acesso da população a medicamentos e insumos estratégicos do elenco do Programa Farmácia Popular do Brasil; a insumos estratégicos de aquisição centralizada no âmbito dos componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica do SUS; aos serviços de cuidado farmacêutico no âmbito do SUS, além do fortalecimento dos serviços gerenciais e assistenciais nos estados e municípios habilitados no Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica.

Para finalizar a primeira parte, Dra. Dirce Cruz, assessora técnica do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP), trouxe as responsabilidades da gestão do SUS, como o acesso aos serviços de forma universal em rede hierarquizada; atendimento às necessidades e saúde da população; resolução dos problemas de saúde; articulação com os outros entes federados; redes de atenção à saúde (ações de proteção, promoção, prevenção, assistência e reabilitação); e gestão dos recursos financeiros.

A segunda parte do evento trouxe temas como gestão da assistência farmacêutica, cuidado farmacêutico e uso da tecnologia. No painel sobre cuidado farmacêutico e indicadores clínicos, Dr. Leonardo Regis Leira Pereira, apresentou o conceito de cuidado farmacêutico, o impacto clínico, econômico e social do cuidado farmacêutico e deu sugestão de indicadores para monitorar o cuidado farmacêutico, entre eles:

Na sequência, as ofertas e o registro de serviços farmacêuticos foram trazidas pelo Dr. Felipe Tadeu Carvalho Santos, que é coordenador da Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Ele destacou que estamos presenciando alterações no perfil demográfico e no padrão de morbimortalidade, com aumento da expectativa de vida, diminuição da natalidade, recrudescimento de doenças infecciosas, índices consideráveis de mortes por causas externas e aumento expressivo e predominância das doenças crônicas não-transmissíveis.

“A crescente morbimortalidade relativa às doenças crônicas e à farmacoterapia exige um novo paradigma do processo de cuidado no sistema de saúde, com a incorporação de práticas assistenciais integradas, do cuidado centrado na pessoa e com foco na qualidade de vida dos usuários”, destacou.

À tarde, o Encontro contou com uma apresentação do Dr. Suetônio Queiroz de Araújo, consultor em saúde no Ministério da Saúde, sobre tecnologia e inovação na assistência farmacêutica, destacando as novas ferramentas que estão transformando a forma como os serviços farmacêuticos são gerenciados.

Ele destacou a transformação digital na assistência farmacêutica do Sistema Único de Saúde, que tem como objetivo ampliar as soluções digitais para aprimoramento da gestão da informação e comunicação dos entes federados. Entre as soluções priorizadas estão a Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica (Bnafar), o eSUSAF (primeiro código público aberto com gestão colaborativa entre a União, estados, Distrito Federal e municípios), o MedSUS (aplicativo disponibilizado pelo Ministério da Saúde que reúne informações sobre os medicamentos constantes na Rename), o telecuidado farmacêutico, entre outros.

O evento foi concluído com a palestra da Dra. Carmen Lígia Marques, coordenadora da Assistência Farmacêutica do município de São José do Rio Preto, sobre o engajamento na área, que segundo ela deve ser contínuo, refletindo sobre a importância da colaboração e do engajamento de todos os profissionais no aprimoramento da saúde pública.

Para a Dra. Carmen Lígia o engajamento não se trata de uma ação isolada, mas de um esforço constante para manter seu público envolvido e satisfeito. “Para isso, em São José do Rio Preto, utilizamos ferramentas como metas e monitoramento para os farmacêuticos, discussão de casos e valorização dos pontos fortes como formas de engajar o profissional no cuidado farmacêutico”, disse.

 

Monica Neri
Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.