Parceria entre CRF-SP e Secretaria Estadual de Saúde de SP vai capacitar farmacêuticos do SUS para acolher, orientar e prescrever o tratamento preventivo da tuberculose

 

Dra. Giovanna Orlandi,  diretora técnica da divisão de tuberculose do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo; Dr. Rafael Cairê, diretor técnico de saúde da SES; Dra. Nathalia Diniz, gerente do Departamento de Apoio Técnico e Educação Permanente do CRF-SP; Dra. Adryella Luz, conselheira; Dra. Reggiani Schinatto, gerente geral do CRF-SP; Dr. Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP e Dra. Ana lo Prete. coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do  Estado de São Paulo Dra. Giovanna Orlandi, diretora técnica da divisão de tuberculose do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo; Dr. Rafael Cairê, diretor técnico de saúde da SES; Dra. Nathalia Diniz, gerente do Departamento de Apoio Técnico e Educação Permanente do CRF-SP; Dra. Adryella Luz, conselheira; Dra. Reggiani Schinatto, gerente geral do CRF-SP; Dr. Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP e Dra. Ana lo Prete. coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo

 

São Paulo, 5 de fevereiro de 2025.

O CRF-SP recebeu representantes da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, na sede nesta quarta-feira, para estreitar uma parceria visando a capacitação de farmacêuticos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) acerca das recomendações técnicas do Ministério da Saúde aos profissionais para acolher, orientar e prescrever o tratamento da Infecção latente pelo  Mycobacterium tuberculosis (ILTB) ou tratamento preventivo da tuberculose (TPT).   

A garantia da inserção dos farmacêuticos que atuam no SUS no rol de prescritores foi consolidada no ano passado por meio de um parecer do Conselho Federal de Farmácia (CFF) em resposta à consulta feita pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS), por meio do Ofício nº 1158/2024.

Para a enfermeira e diretora técnica da divisão de tuberculose do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, Dra. Giovanna Mariah Orlandi, já havia a permissão para o enfermeiro prescrever e, agora, houve o avanço para a equipe multiprofissional, incluindo o farmacêutico. "É importante essa aproximação do Estado de São Paulo junto ao CRF-SP, para que a gente consiga organizar capacitações. Vai ser importante para a população e também para treinar os farmacêuticos para que tenham segurança em fazer essa prescrição, entender a tuberculose, saber onde podem apoiar o combate à doença e iniciar as tratativas”.

Ela ressalta os benefícios à população. “A população vai ter mais um profissional de apoio ao combate da tuberculose e de acesso a diagnóstico e tratamento. Preferimos antes conversar com o CRF-SP para saber a melhor forma de iniciar esse processo dentro do Estado. Vamos divulgar oficialmente no Estado de São Paulo essa nota e começar as tratativas para as capacitações”.

A Organização Mundial da Saúde estima que 25% da população mundial esteja infectada pela bactéria causadora da tuberculose, mas apenas 5% irá desenvolver a doença ativa em algum momento da vida. Para grupos mais vulneráveis ao desenvolvimento da doença, o Sistema Único de Saúde oferece o tratamento preventivo para tuberculose. São eles: contatos domiciliares de pessoas diagnosticadas com tuberculose; crianças; pessoas vivendo com HIV; e pessoas em uso de tratamentos imunossupressores, dentre outras.

A farmacêutica e coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do  Estado de São Paulo, Dra. Ana lo Prete, que também participou da reunião que contou com o presidente Dr. Marcelo Polacow e a conselheira do CRF-SP Dra. Adryella Luz, além de outros representantes, destacou que apesar da autorização, os estados não estão implantando a prescrição desse tratamento por farmacêuticos. “O Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado sempre foi vanguarda nessas atividades e, hoje, o que pretendemos é iniciar a capacitação desses profissionais com a parceria do CRF-SP, que já tem essa expertise, tanto introduzindo um módulo no curso Cuidado Farmacêutico no SUS, como também montando um outro curso para os farmacêuticos do SUS". 

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Icone do VLibras Widget. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.