CRF-SP realiza Simpósio no Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes, da Anad
São Paulo, 29 de julho de 2024
A 28ª edição do Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes teve início na última quinta-feira, 25, e foi encerrada ontem, 28. O evento, realizado pela Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (Anad), contou com diversas atividades e palestras relevantes para o campo da diabetes.
Um dos destaques foi o Simpósio Farmacêutico em Diabetes Mellitus, promovido pelo CRF-SP no último dia do congresso. O simpósio reuniu especialistas do setor farmacêutico e um público diversificado, composto por médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia.
Entre os temas abordados estiveram: o papel do farmacêutico no cuidado a pessoas com diabetes; fitoterapia no tratamento do diabetes; cuidados farmacêuticos em idosos com diabetes; principais interações medicamentosas dos antidiabéticos orais e adesão ao tratamento, além dos desafios enfrentados pelos farmacêuticos que atendem pessoas com diabetes.
A moderação do simpósio foi conduzida pela Dra. Fátima Farhat, coordenadora do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) de Farmácia Clínica do CRF-SP. O presidente da Anad, Dr. Fadlo Fraige Filho, fez a abertura do evento e destacou a importância do farmacêutico no manejo da diabetes.
Dr. Paulo Caleb, vice-coordenador do GTT de Farmácia Clínica do CRF-SP, ministrou a primeira palestra, enfatizando que o farmacêutico pode desempenhar um papel crucial não apenas no tratamento de pacientes com diabetes, mas também na prevenção da doença. “A atuação do farmacêutico inclui educação em saúde, rastreamento, dispensação especializada de medicamentos, manejo de problemas autolimitados, revisão da farmacoterapia, monitoramento terapêutico, gestão da condição de saúde, acompanhamento e conciliação terapêutica”, afirmou.
A Dra. Nilsa Wadt, coordenadora do GTT de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do CRF-SP, apresentou os benefícios da fitoterapia no manejo da diabetes. Ela destacou a Momordica charantia L., conhecida como melão-de-São-Caetano, cuja eficácia no controle da diabetes é respaldada por estudos farmacológicos. A planta, segundo a especialista, possui características que atuam de maneira semelhante à insulina bovina.
A terceira palestra, conduzida pela Dra. Stephanie Viana, coordenadora do Grupo Técnico de Trabalho Cuidado Farmacêutico à Pessoa Idosa do CRF-SP, abordou os cuidados essenciais na diabetes em idosos. Ela destacou que doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes, representam um grave problema de saúde pública no Brasil, responsável por aproximadamente 54% dos óbitos no país (OMS, 2019). A frequência de diagnóstico da diabetes aumenta com a idade, conforme dados do Vigitel Brasil 2023.
A Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP, abordou as interações medicamentosas, explicando que estas podem ser farmacocinéticas, farmacodinâmicas, farmacêuticas ou físico-químicas. As causas das interações incluem estados patológicos, função hepática e renal, nível sérico de proteínas, pH urinário, alterações na microbiota intestinal, idade e fatores alimentares.
O evento foi encerrado com a palestra do Dr. José Vanilton de Almeida, coordenador do Comitê de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis do CRF-SP, que discutiu os desafios enfrentados pelos farmacêuticos comunitários no tratamento de diabetes e a importância do engajamento do paciente no tratamento. “O engajamento no tratamento, que envolve tanto profissionais de saúde quanto o autocuidado do paciente, pode ter um impacto significativo na saúde da população”, concluiu.
Monica Neri
Departamento de Comunicação CRF-SP
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS
Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias