PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 127 - AGO - SET - OUT / 2016
FISCALIZAÇÃO PARCEIRA
Fiscalização eletrônica: mais ágil e eficaz
Novo sistema traz sustentabilidade, melhora da qualidade, agilidade e rapidez na transmissão de informações
Os 46 fiscais do CRF-SP utilizarão tablets para realizar a atividade de fiscalização e transmitir os respectivos dados à Sede. O sistema eletrônico está na fase piloto e será gradativamente implantado em todas as regiões do Estado.
Em cada tablet é inserido o roteiro de inspeções a serem realizadas na região. Antes da fiscalização eletrônica, os roteiros eram encaminhados impressos em papel pela Coordenação de Fiscalização, e as fichas devolvidas à Sede com a inspeção realizada, normalmente, via malote, das diversas seccionais do Estado. Agora, os roteiros são incluídos eletronicamente no sistema e as informações imediatamente transferidas via web após a realização da inspeção fiscal. O sistema foi totalmente desenvolvido pelo CRF-SP.
Para o presidente da entidade, dr. Pedro Eduardo Menegasso, a informatização é um avanço que vem ao encontro da proposta do CRF-SP de melhorar os serviços prestados ao farmacêutico e à sociedade. “Com a agilidade decorrente da diminuição do tempo gasto com o preenchimento de formulários e com a rapidez na obtenção de dados será possível focar as ações nas necessidades e dificuldades levantadas pelos fiscais”.
Principais benefícios
• Sustentabilidade – eliminação de grande quantidade de papel. São mais de 85.000 inspeções anuais, muitas com o preenchimento de dois ou três formulários, todos carbonados;
• Melhora na qualidade da inspeção - a fiscalização orientativa avança porque o tempo que era despendido para o preenchimento de formulários será utilizado para fornecer informações ao fiscalizado;
• Agilidade na transmissão da informação - as informações passam a ser transmitidas para a sede via web e registradas no sistema diariamente e;
• Detalhamento e rapidez de informações - levantamento rápido e detalhado de informações dos estabelecimentos. A partir do momento que as informações estiverem inseridas no sistema será possível a obtenção imediata de dados.
Passo a passo de uma fiscalização em farmácia
1 - Apresentação da fiscalização do CRF-SP;
2 - Verificação dos documentos de regularidade da empresa e das condições do exercício profissional (presença ou ausência do farmacêutico, atendimento às normas pertinentes ao ramo de atividade etc) e, simultaneamente, preenchimento dos documentos fiscais (nesse caso, eletrônico);
3 – Fornecimento de orientações e informações aos farmacêuticos/fiscalizados (orientações sobre irregularidades verificadas e legislações, informações sobre atividades do CRF-SP - cursos, palestras, revista, eleições, etc), esclarecimentos sobre dúvidas e/ou outras questões que se fizerem necessárias e;
4 - Assinatura do documento lavrado e finalização da fiscalização (na fiscalização manual, os documentos são carbonados, e a segunda via fica com o fiscalizado; na fiscalização eletrônica, os documentos são encaminhados por e-mail à empresa e aos responsáveis técnicos).
por Thais Noronha
(com informações Departamento de Fiscalização CRF-SP)