PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 127 - AGO - SET - OUT / 2016
DIA DO FARMACÊUTICO
Eles fizeram a diferença
Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista homenageia personalidades que se empenharam no fortalecimento da profissão
A Assembleia Legislativa de São Paulo foi o palco da outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico 2016 a seis personalidades que contribuíram para a valorização e crescimento da profissão farmacêutica. Seja nas análises clínicas, na homeopatia, na docência ou na esfera pública, os homenageados fizeram a diferença.
A Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista condecora farmacêuticos, pessoas físicas com formação diversas ou pessoas jurídicas nacionais ou estrangeiros pela contribuição à classe farmacêutica, à sociedade, à saúde ou pelos relevantes serviços prestados ao CRF-SP (Deliberação nº 122/14).
Em seu discurso, o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, ressaltou o feito memorável de merecer uma honra nos dias de hoje. “A Comenda é um título de virtude dado às pessoas que atingiram o reconhecimento público por suas atividades, que surge de uma postura ética e posições firmes e, acima de tudo, de uma destacada liderança diante dos grandes acontecimentos, lutas e realizações”.
Confira as personalidades escolhidas em 2016 para a honraria. A Profª Dra. Suely Vilela também foi agraciada, mas não pôde estar presente e receberá a Comenda na cerimônia de 2017.
por Thais Noronha
Prof. Dr. Carlos Maurício Barbosa
Licenciado em Ciências Farmacêuticas e doutor em Farmácia, com especialização em Tecnologia Farmacêutica, foi presidente da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal de 2009 a 2016 e é professor da Universidade do Porto há 30 anos.
“Nossa profissão é especial pela nobre função social do farmacêutico, um importante papel na sociedade. Tenho tido o prazer de testemunhar as grandes mudanças que a Farmácia tem passado no Brasil. Esse país é referência mundial em farmácia de manipulação e um exemplo para o mundo”.
Prof. Dr. Gilberto Luiz Pozetti
Graduado pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara (atual Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp) em 1960, é especialista em Homeopatia e fundador do Instituto François Lamasson ao lado do dr. Izao Carneiro Soares.
“Agradeço a honraria de grande emoção para mim. Agradeço a minha família e aos meus professores, entre eles Paulo Machado Ferreira, meu orientador e incentivador na pesquisa e no ensino. Meu eterno e grande mestre. Com ele aprendi que ninguém se faz por si só, somos fruto da sociedade e do meio em que vivemos quer para o bem, quer para o mal”.
Prof. Dr. José Carlos Barbério
Graduado em Farmácia, foi o pioneiro na produção de radiofármacos no Brasil, diretor e professor-titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e, atualmente, preside o Instituto de Ensino e Pesquisa na área da Saúde e do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde no Estado de São Paulo.
“Nada conquistei em minhas atividades profissionais se não fora a equipe de trabalho que me acompanhava, o estímulo e apoio de minha família. Foram esses os degraus que subi levados por aqueles que comigo colaboraram”.
Dr. Rodinei Vieira Veloso
Formado em 1989, dedica-se há mais de dez anos à docência na graduação e pós-graduação da Universidade São Francisco e outras instituições. É tutor do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde do Ministério da Saúde. Foi conselheiro do CRF-SP de 2008 a 2015 e é membro do Grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde.
“Só tenho a agradecer a Deus, pois reconheço a graça que me foi concedida, sei que um plano superior no nosso caminho já está traçado e sob princípios de Deus, que nos conduz para superar todos os obstáculos, principalmente, naqueles momentos de fraqueza. Essa luz nos fortalece trazendo mais amor e sabedoria”.
Profª Dra. Sílvia Storpirtis
Professora-associada do Departamento de Farmácia da FCF-USP. Também é orientadora de mestrado e doutorado e desenvolve pesquisas nas áreas de Biofarmacotécnica (Biofarmácia).
“Tenho vontade de colaborar com o aprimoramento da profissão farmacêutica até onde consiga forças para trabalhar. Na minha vida profissional tive várias experiências marcantes que me ajudaram a conceber melhor a ideia do que é ser farmacêutico. Para mim envolve uma questão de pensar em fazer a diferença na vida das pessoas através dos nossos conhecimentos”.
Guilherme Campos Júnior
Foi deputado federal por dois mandatos, vice-prefeito de Campinas e secretário municipal de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo. Abraçou as causas em favor da profissão farmacêutica, entre as quais o apoio à aprovação da Lei 13.021/14, que mudou o conceito das farmácias no Brasil, transformando-as definitivamente em estabelecimentos de saúde.
“Tive a oportunidade de trabalhar no marco legal que serve para toda a profissão, e, mais do que isso, regulamenta a relação desse profissional com a saúde, no que diz respeito à boa aplicação da ciência, da tecnologia e do conhecimento. Me sinto honrado em colaborar no Congresso Nacional com esse projeto que se transformou em lei”.