PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 127 - AGO - SET - OUT / 2016
TENDÊNCIAS EM FARMÁCIA
Encontro debate questões técnicas, práticas e éticas com proprietários de farmácias
O Estado de São Paulo possui 15.096 farmácias. Desse número, 6.525 têm como proprietários farmacêuticos, ou seja, mais de 43%. É uma tendência crescente, mas que apresenta dificuldades frente à concorrência de estabelecimentos de redes, à crise econômica, às mudanças na legislação, etc.
Para o economista Adriano Schinetz, os impactos do difícil momento econômico do Brasil devem ser analisados pelos gestores da farmácia, mas não é só isso. É essencial também entender todas as variáveis que cercam o seu negócio e atuar de forma ética e atualizada perante à legislação.
“É muito importante que o farmacêutico atue na gestão de sua farmácia e entenda como funciona o negócio, o mercado da farmácia, o consumidor e o varejo. Isso vai diferenciar o proprietário farmacêutico do empresário farmacêutico”, ressaltou.
A fala de Adriano abriu o 1º Encontro de farmacêuticos proprietários de farmácias, que ocorreu em agosto deste ano e lotou o auditório da sede da entidade, em São Paulo.
Para o dr. Pedro Eduardo Menegasso, o farmacêutico que é proprietário deve ser o exemplo para todos os outros empresários do ramo, fazendo negócio com foco não só no lucro, mas também na saúde de seus pacientes.
Já o dr. Antonio Geraldo ressaltou que “o Conselho quer se aproximar dos farmacêuticos proprietários para saber a realidade, os problemas e discutir ações que possam ajudar na melhoria deste nicho de mercado”.
Também foram apresentados durante o encontro os objetivos e ações do Comitê de Direitos e Prerrogativas e do Grupo Técnico de Ações da Comunidade do CRF-SP.
Por Mônica Neri