PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 127 - AGO - SET - OUT / 2016
PALESTRA INTERNACIONAL
Evento destaca importância das pesquisas na Medicina Tradicional & Complementar
O mercado da Medicina Tradicional & Complementar (MT&C) cresce 15% ao ano. Dessa forma, é importante que a sociedade, principalmente a ocidental, avance com seus estudos e pesquisas para ampliar as possibilidades de tratamentos, assim como tenha capacidade de medir a eficácia e atualizar suas terapias.
Para promover um importante debate em relação ao assunto, o CRF-SP e o Instituto de Medicina Tradicional (IMT) promoveram no dia 29 de agosto a palestra internacional Metodologias de Investigação em Medicina Complementar, ministrada por Frederico Carvalho, diretor do IMT em Portugal e Macau, que destacou os objetivos de produzir conhecimento na área de Medicina Tradicional e Complementar. “É importante para formular políticas públicas, fortalecer a segurança, qualidade e a eficácia por meio de regulamentação e promover saúde pública por meio da integração de serviço de Medicina Tradicional & Complementar”, afirmou.
Ele destacou que, diferentemente do que ocorre na medicina convencional, na qual a avaliação é feita antes do tratamento se tornar amplamente disponível, em que há uma estrutura acadêmica consolidada de investigação e, principalmente, financiamento público e da indústria, na Medicina Tradicional & Complementar a avaliação é feita apenas se existir uso frequente da terapia, o tratamento é diversificado devido a sua individualização, é quase inexistente uma estrutura acadêmica de avaliação e há pouco financiamento.
Na mesma linha, a Organização Mundial da Saúde publicou recentemente estratégias para o setor que devem ser implantadas até 2023, as quais pretendem facilitar a integração da MT&C nos sistemas públicos de saúde, produzir guias de orientação, estimular a pesquisa estratégica, promover o uso racional baseado em evidência e mediar a informação em MTC atuando como um centro de informação.
Por Mônica Neri