PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 126 - MAI - JUN - JUL / 2016
DOPING
Palestra de secretário da ABCD aborda papel do farmacêutico
No clima de preparativos para o maior evento esportivo do mundo, as Olimpíadas, sediadas pela primeira vez no Brasil, o CRF-SP promoveu, em maio, a palestra ‘A importância do farmacêutico na luta contra a dopagem no esporte’, ministrada pelo secretário-nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), dr. Marco Aurélio Klein.
Durante a abertura, a diretoria falou da importância de se debater a ética e também questões técnicas do doping, um campo de trabalho promissor para o farmacêutico, que pode atuar desde o reconhecimento das substâncias que devem ser proibidas, até na educação da população.
Foram abordados na palestra assuntos como a definição de dopagem, a ética do atleta, o histórico do doping no mundo e no país, o Código Mundial Antidopagem, a importância do combate à dopagem e as principais funções, metas, objetivos e ações da ABCD.
“Precisamos mudar toda uma cultura de doping e mostrar que utilizar desse tipo de artifício é fraude. Queremos oferecer jogos limpos para os atletas e para todo a sociedade”, ressaltou o dr. Klein.
A Lista de Substâncias e Métodos Proibidos da ABCD, que contém todas as substâncias ou métodos proibidos no esporte, capazes de promover alterações físicas ou psíquicas que aumentam o rendimento do atleta, está disponível no endereço www.abcd.gov.br e também pode ser acessada pelo portal www.crfsp.org.br.
O evento foi transmitido pela internet e pode ser assistido pelo portal do CRF-SP, na área de vídeos.
por Mônica Neri