ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 125 - MAR - ABR / 2016

CRIADO O ACERVO HISTÓRICO FARMACÊUTICO EM SANTOS

 

Importante ação para a preservação da história da Farmácia

 

Dr. Pedro Menegasso e o curador do acervo dr. Ricardo Villas Boas. Ao lado, a mesa de abertura composta por dr. Ricardo, dr. Pedro, dr. Adelson Fernandes, presidente do IHGS, dr. Dauri Jr, promotor de Justiça e Urbanismo de Santos e Rosângela Santos, presidente da rede de farmácias Ao Pharmacêutico Dr. Pedro Menegasso e o curador do acervo dr. Ricardo Villas Boas. Ao lado, a mesa de abertura composta por dr. Ricardo, dr. Pedro, dr. Adelson Fernandes, presidente do IHGS, dr. Dauri Jr, promotor de Justiça e Urbanismo de Santos e Rosângela Santos, presidente da rede de farmácias Ao Pharmacêutico
O acervo histórico farmacêutico, localizado dentro do Instituto Histórico Geográfico de Santos (IHGS) conta com 1030 peças de 1850 a 1950 como frascos de vidro e porcelana, livros, máquinas de comprimir manuais, de fazer supositório e modeladores de rolha.

Dois livros de 1700 chamam a atenção em uma das 12 vitrines, uma delas, a de nº 12, com o nome do presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso. 

As peças são do curador do acervo e farmacêutico, dr. Ricardo Lopes Villas Boas, que coleciona objetos há 30 anos. “Conheci a história da Farmácia e me apaixonei. Comecei a comprar em antiquários, viagens e pela internet”.

A segunda fase do projeto envolve um inventário das peças, uma exposição itinerante e a transformação do acervo no primeiro museu farmacêutico brasileiro, a exemplo dos que existem na Europa. 

As visitas devem ser agendadas com o curador, dr. Ricardo, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O endereço do acervo é Av. Conselheiro Nébias, 689 – Santos/SP.

 

Por Thais Noronha

 

O acervo contém peças que  datam de 1850 a 1950. Acima, à direita, os frascos azul e vermelho indicavam se havia epidemia na região em que a farmácia estava localizada O acervo contém peças que datam de 1850 a 1950. Acima, à direita, os frascos azul e vermelho indicavam se havia epidemia na região em que a farmácia estava localizada

 



 

 

 

 

 

 

     

     

    farmacêutico especialista
    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.