PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 125 - MAR - ABR / 2016
FARMACÊUTICO ESPECIALISTA
Comissão Assessora de Farmácia Clínica inaugura ciclo de palestras abordando o AVC
O foco no paciente e nos serviços de saúde está se fortalecendo dentro da profissão farmacêutica, impulsionada pelas conquistas recentes, como a aprovação da Lei 13.021/14. Também ganha destaque a atuação especializada do profissional que trabalha em farmácia clínica, principalmente nos hospitais.
As especialidades são várias, como cardiologia, oncologia, doenças crônicas, entre outras. Para entender essa demanda, a Comissão Assessora de Farmácia Clínica do CRF-SP iniciou neste ano o Ciclo de Palestras Farmacêutico Especialista, que teve seu primeiro encontro no dia 24 de fevereiro e tratou sobre Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI).
Na abertura, o diretor-tesoureiro de CRF-SP, dr. Marcos Machado, parabenizou a Comissão e ressaltou a necessidade de se debater a especialidade do farmacêutico. “A discussão é necessária e atual, pois cada vez mais vemos que esse é o futuro da profissão na área clínica.”
A palestra foi ministrada pela dra. Nathália Ponte Ferraz, farmacêutica clínica da área de UTI Neurológica e Programa de Cuidado ao AVCI.
Entre os assuntos destacados, a farmacêutica apontou os fatores de riscos e os tipos de AVC, os mecanismos e os diferentes tratamentos e fases da variação isquêmica, a prevenção secundária, os protocolos de atendimento e os cuidados farmacêuticos.
“Entre os cuidados do farmacêutico clínico, em casos de pacientes com quadros de Acidente Vascular Cerebral isquêmico, estão a anamnese farmacêutica, a reconciliação e validação medicamentosa, o seguimento farmacoterapêutico e a educação do paciente e da família”, explicou.
ONCOLOGIA
No dia 27 de abril foi a vez do Ciclo de Palestras Farmacêutico Especialista abordar os cuidados farmacêuticos em Oncologia.
O tema foi ministrado pela coordenadora de Farmácia Oncológica de um hospital de São Paulo e especialista em farmácia hospitalar, oncológica e clínica, dra. Carla Garcia, que destacou o que é câncer, as modalidades de tratamento, a farmácia clínica oncológica ambulatorial e hospitalar, entre outros assuntos.
Para ela, o farmacêutico clínico atua mais no tratamento sistêmico quando atua em oncologia. “O número de medicamentos do paciente com câncer é alto, por isso, a importância do farmacêutico para evitar os riscos de interferência entre eles”, destacou.
Novos temas também serão abordados ao longo do ano. Acompanhe a programação no portal www.crfsp.org.br.
Por Mônica Neri