ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 125 - MAR - ABR / 2016

I SIMPÓSIO REGIONAL

 

Piracicaba debate segurança ao paciente

 

Dra. Cláudia Mezleveckas Carias, diretora da seccional de Piracicaba do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, vice-presidente do CRF-SP, dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro do CRF-SP e dr. José Ferreira Marcos, coordenador da Comissão Assessora de Farmácia Hospitalar do CRF-SPDra. Cláudia Mezleveckas Carias, diretora da seccional de Piracicaba do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, vice-presidente do CRF-SP, dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro do CRF-SP e dr. José Ferreira Marcos, coordenador da Comissão Assessora de Farmácia Hospitalar do CRF-SPPrevenção e redução de erros relacionados aos medicamentos são objetivos constantemente perseguidos pelos profissionais da Farmácia Hospitalar. Para que essas metas sejam atingidas, é fundamental discutir estratégias e práticas nos serviços de saúde, como a implantação de programas de segurança do paciente e da assistência, além de buscar a melhoria da qualidade desse atendimento.

 

Os conceitos foram amplamente discutidos durante o I Simpósio Regional de Segurança do Paciente, evento realizado pela Comissão Assessora de Farmácia Hospitalar do CRF-SP, no dia 9 de abril, na sede da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acip).
Dra. Lívia Maria Barbosa“Temos a tendência de esconder que erramos. Com isso, perdemos a oportunidade de corrigir aquele processo”, dra. Lívia Maria BarbosaO diretor-tesoureiro, dr. Marcos Machado, enfatizou que a segurança do paciente é um tema que é responsabilidade de todos os profissionais da área da saúde, “mas na farmácia hospitalar isso evidentemente tem sido discutido de forma mais ampla”, destacou.
Ao apresentar a palestra “Construindo a cultura de segurança”, a dra. Lívia Maria Gonçalves Barbosa, coordenadora da Comissão Assessora de Farmácia Clínica do CRF-SP, destacou que é necessário ter maior transparência e encarar os erros como oportunidade de melhoria dos serviços prestados.
Dra. Fernanda dos Santos Zenaide“É importante que nós, como cidadãos e como farmacêuticos, façamos as notificações para a Anvisa, porque isso pode ajudar a diminuir os casos de erro”, dra. Fernanda dos Santos ZenaideJá o tema “Aprendendo com os erros em saúde”, apresentado pela dra. Fernanda dos Santos Zenaide, membro da Comissão Assessoria de Farmácia Clínica do CRF-SP, reconheceu que o farmacêutico não consegue controlar todo o processo do medicamento no hospital, mas que é possível evitar erros orientando os outros profissionais.

 

 

Por Carlos Nascimento

 

 

 
 
 
 
 
 

     

     

    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.