PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 124 - JAN - FEV / 2016
SEMANA DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
Voluntários farão alerta contra uso de drogas e álcool
Todos os anos, são escolhidos temas que estão na agenda pública e na mídia, e que têm preocupado a população paulista. Além disso, é uma oportunidade para demonstrar aos alunos a importância da orientação farmacêutica e o papel fundamental do profissional. Neste ano, o tema abordado será o uso de drogas, com ênfase nas bebidas alcoólicas e seus riscos.
Serão demonstrados a definição de drogas; a diferença entre drogas lícitas e ilícitas; as bebidas alcoólicas e os riscos de sua interação com outras substâncias; o uso e o risco dos anabolizantes; escolhas e suas consequências; e a importância do farmacêutico para esclarecer dúvidas sobre esse tema e sobre saúde em geral.
Dados do 2º Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil do Cebrid/Unifesp apontam um número alarmante em relação a bebida alcoólica. De acordo com a pesquisa, 12,3% das pessoas pesquisadas com idades entre 12 e 65 anos preenchem critérios para a dependência do álcool e cerca de 75% já beberam pelo menos uma vez na vida. Além disso, os dados indicam que o consumo de álcool está cada vez mais precoce e sugerem a necessidade de revisão das medidas de controle, prevenção e tratamento.
Já em relação às drogas ilícitas, o Relatório Mundial sobre Drogas de 2015 do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) destacou que 5% da população mundial, com idade entre 15 e 64 anos, fez uso de drogas ilícitas em 2013, último ano de referência do estudo. Para piorar, os dados estimam um total de 187.100 mortes relacionadas com as drogas no mesmo ano.
Por Mônica Neri
Como participar da SAF |