ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 121 - ABR-MAI / 2015

 

       

Guia de atividades do Congresso*

 

 

 

ÁREA 1 – ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E SAÚDE PÚBLICA

CURSOS

Avanços na Atuação do Farmacêutico na Gerontologia
O curso será ministrado pela dra. Maria Elisa Gonzalez Manso e pelo dr. Thiago Vinícius Nadaleto Didone, da Universidade de São Paulo, e apontará como a atuação clínica do farmacêutico diminui o risco que idosos possuem em apresentar problemas relacionados aos medicamentos.

Envelhecimento da População e Preparações Magistrais
Dra. Paula Renata Carazzato, da Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais, abordará o uso da manipulação de cosméticos e suplementos nutricionais frente ao envelhecimento da população em todo o mundo.

Avaliação da Atividade Assistencial do Farmacêutico
A farmacêutica cubana dra. Ivette Reyes falará durante o curso sobre o papel do farmacêutico no sistema de atenção à saúde; a atenção farmacêutica e serviços farmacêuticos; a carteira integrada de serviços farmacêuticos assistenciais; e os aspectos conceituais dos indicadores.

Lei 13.021/14 - Farmácia Estabelecimento de Saúde
O curso será ministrado pela dra. Valéria Martins Pires e discutirá as questões regulatórias na farmácia e o papel do farmacêutico frente às mudanças da profissão no cenário nacional.
Managing Antibiotic Therapy
O vice-diretor da Escola de Farmácia da Universidade da Carolina do Sul – Columbia – EUA, dr. Brandon Bookstaver, ministrará o curso sobre uso racional de antimicrobianos.

prescrição farmacêutica

Prescrição Farmacêutica Magistral: Abordagem Regulatória
Dr. Ivan da Gama Teixeira, vice-presidente da Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais, abordará os aspectos legais da prescrição farmacêutica de produtos manipulados.

Prevenção de Erros com Foco nos Pontos Críticos do Processo Magistral
Dra. Ana Lúcia M. Povreslo, da Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais, falará sobre o mapeamento de processos; e os pontos críticos na manipulação de líquidos e sólidos, no armazenamento e estabilidade e na obtenção e avaliação de informações.

MESAS-REDONDAS

Atuação do Farmacêutico no SUS
Mediada pela dra. Silvia Storpirtis e com a presença das dras. Eliane Cortez, Nathalie de Lourdes Dewulf e Silvana Nair Leite, a mesa-redonda apresentará qual o papel do farmacêutico no serviço público, qual o impacto desse profissional na gestão de medicamentos, a importância da articulação com outros profissionais e como executar ações sobre uso racional de medicamentos.

Desafios da Farmácia como Estabelecimento de Saúde
Mediada pelo dr. Antonio Geraldo Ribeiro dos Santos Junior, coordenador do Grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde do CRF-SP, a mesa-redonda trará a discussão do modelo das farmácias após aprovação da Lei 13.021/14 e contará com representantes de entidades relacionadas a Farmácia, como a Abrafarma, o CRF-SP e a Febrafar.

Farmácias Vivas no SUS
As dras. Mary Anne Medeiros Bandeira e Isanete Geraldini Costa Bieski apresentarão na mesa-redonda, mediada pela dra. Elfriede Bacchi, o Programa Etno-Fitos, a importância da interação com a pesquisa, a captação de recursos para implantação e manutenção dos projetos no SUS e a sensibilização e criação da Política e Programa Municipal.

Prescrição Farmacêutica de Medicamentos para Doenças Crônicas
Mediada pelo dr. Vanilton Almeida, a mesa propõe a discussão de possíveis mudanças nas normas que regem a prescrição farmacêutica, de modo que se adeque à realidade vivida pelos farmacêuticos que atendem nas farmácias públicas e privadas. Participarão do debate as dras. Janice Sepúlveda Reis e Aline Mourão.

PALESTRAS

Atuação do Farmacêutico na Atenção ao Obeso/ Síndrome Metabólica
A palestra abordará a importância do farmacêutico no diagnóstico, orientação, acompanhamento e controle da obesidade.

Desafios e Inovações na Rastreabilidade de Medicamentos na Área Hospitalar
A palestra do dr. Nilson Gonçalves Malta mostrará como o desenvolvimento de projetos de rastreabilidade é fundamental no processo de segurança em relação ao uso do medicamento.

Indicadores da Atividade Assistencial do Farmacêutico
A palestrante cubana dra. Ivette Reyes apresentará estratégias para os farmacêuticos desenvolverem indicadores para avaliar a qualidade dos serviços farmacêuticos assistenciais.

Oportunidades na Atuação do Farmacêutico Clínico
A palestra do dr. Leonardo Arriagada Rivas, ministrante do Chile, apresentará os modelos de atuação e os benefícios do farmacêutico junto à equipe multidisciplinar.

SIMPÓSIOS

Atuação do Farmacêutico na Equipe Multiprofissional para Atenção ao Diabético
O simpósio, mediado pelo dr. Vanilton Almeida, apresentará como desenvolver no farmacêutico as habilidades necessárias para o bom trânsito nas diversas áreas no atendimento em diabetes. Participarão do simpósio as dras. Janice Sepúlveda Reis, Aline Mourão, Graça Maria de Carvalho Câmara e Sonia de Castilho.

Segurança do Paciente: Importância da Atuação do Farmacêutico
Mediado pela dra. Dirce Akamine, o simpósio contará com a participação internacional da dra. Christene Jolowsky, da Sociedade Americana de Farmacêuticos, e das dras. Helaine Capucho e Valéria Cristina Rossi Fontes, que abordarão o tema Segurança do Paciente na Prática: Como Fazer?

       

 

 

ÁREA 2 – INDÚSTRIA E TECNOLOGIA

CURSOS

Estudos de Impurezas e Produtos de Degradação em Medicamentos
Dr. Denis Padeiro, da US Pharmacopeia, falará das novas exigências e do processo de evolução em relação à identificação e quantificação de impurezas e produtos de degradação nas indústrias farmacêuticas.

Fábricas Farmacêuticas para Mercados Exigentes
Dr. Humberto Zardo, consultor sênior, docente e assessor em gestão e melhoria de operações industriais em mais de 45 países, falará no curso sobre os requerimentos das normas nacionais e internacionais para a construção de plantas farmacêuticas que protejam o produto, os operadores e o meio ambiente.

New Drug Discovery for Persistent Bacterial Infections
Dr. Scott Franzblau, da Universidade de Illinois, nos EUA, será o palestrante internacional que abordará as descobertas de novos medicamentos para combater a resistência bacteriana.

Quality by Design: Ferramentas no Desenvolvimento e Produção de Biofarmacêuticos
O ministrante português dr. José Menezes, da Universidade de Lisboa, apresentará as últimas tendências que compõem a evolução da farmácia industrial e a aplicação prática dos novos conceitos e implementação de Quality by Design (QbD).

Funil de Inovação: Como Nasce um Produto Cosmético
No curso da dra. Paola Patriarca serão abordadas as diretrizes do processo de inovação, o funil como ferramenta e o resultado obtido nesse processo, otimizando a escolha de produtos inovadores.

MESAS-REDONDAS

Medicamentos veterinários

Desenvolvimento e Produção de Medicamentos Veterinários
Com mediação do dr. Humberto Ferraz, dr. Gustavo Bezzuoli Mano e representantes de instituições da área veterinária debaterão a legislação, evolução e desenvolvimento dos medicamentos para animais.

Pesquisa Clínica: Abordagem técnico-científica e regulatória na América Latina
Mediado pelo dr. Dermeval Carvalho, a mesa-redonda trará as opiniões do dr. Dagoberto Brandão, dr. Eduardo Alberto Gallardo e dr. Helgi Jung sobre a visão regulatória da pesquisa clínica do Brasil, Argentina e México.

PALESTRAS

Aplicações da Quimiometria na Inovação Farmacêutica
O ministrante português dr. José Menezes, da Universidade de Lisboa, apresentará a quimiometria como ferramenta de inovação no desenvolvimento para controle de qualidade na indústria farmacêutica.

Computer Simulations in Pharmaceutical Research and Development: an Industrial Perspective
Dr. Raimar Loebenberg, presidente da Sociedade Canadense de Ciências Farmacêuticas, abordará a simulação computadorizada em pesquisa e desenvolvimento farmacêuticos na perspectiva da indústria.

Inovações Tecnológicas e de Infraestrutura na Produção de Medicamentos
O palestrante dr. Humberto Zardo é consultor sênior, docente e assessor em gestão e melhoria de operações industriais em mais de 45 países e falará da importância da aplicação, com sinergia, das novas tecnologias e novos conceitos nas fábricas farmacêuticas.

New drug discovery for tuberculosis
O ministrante internacional dr. Scott Franzblau, da Universidade de Illinois, nos EUA, falará sobre os estudos de toxicidade in vitro de novos medicamentos para tuberculose.

P&D em Análises de Medicamentos
Dra. Vanessa Boralli apresentará sua análise sobre a grande influência do desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica na indústria farmacêutica.

The Next Generation of the Modern and Innovative Drug Development: The Use of Pharmaceutical Software
A palestra será ministrada pelo presidente da Sociedade Canadense de Ciências Farmacêuticas, dr. Raimar Loebenberg, e abordará as questões das inovações e modernidades nos desenvolvimentos de medicamentos.

SIMPÓSIOS

Medicamentos Biológicos e Biotecnológicos
Os aspectos científicos e regulatórios dos medicamentos biológicos e biotecnológicos na América Latina serão discutidos pela dra. Maria Nella Gai Hernandez, do Chile, e pela dra. Helgi Jung, do México, no simpósio mediado pela dra. Sílvia Storpirtis.

Inovações na Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Naturais e Fitoterápicos
Os drs. Vanderlan da Silva Bolzani, João Batista Calixto, Eduardo Barbosa Coelho e Luis Carlos Marques falarão durante simpósio mediado pela dra. Elfriede Bacchi sobre as tendências na fitoterapia.

Nanotecnologia

Nanotecnologia
Em simpósio mediado pela dra. Terezinha Andreoli, dra. Nadia Araci Bou Chacra, dr. Raimar Loebenberg, do Canadá, dr. Henrique Toma e dra. Priscyla Daniely Marcato Gaspari abordarão, entre outros assuntos, a relevância da Nanotoxicologia e exemplos de estudos in vitro e in vivo sobre o tema, incluindo a parte de biodistribuição, vias de administrações e desafios da área.

Quality by Design: Novos Conceitos na Melhoria Contínua e Validação nas Indústrias Farmacêutica, Cosmética e de Alimentos
Os ministrantes drs. José Menezes, Humberto Zardo e Nadia Araci Bou Chacra abordarão as últimas tendências da evolução da farmácia industrial e a implementação de Quality by Design (QbD) na melhoria e validação dos medicamentos e produtos cosméticos e alimentícios. O simpósio será mediador pela dra. Terezinha Andreoli.

Métodos Alternativos na Avaliação da Segurança de Ingredientes Cosméticos
O simpósio será mediado pelo dr. Dermeval de Carvalho e terá a participação dos drs. Jadir Nunes, Ana Marisa Almeida, Lorena Rigo Gaspar Cordeiro e Simone Fanan, que abordarão sobre métodos de substituição ao uso de animais nas metodologias que hoje estão em vigência tanto na esfera científica quanto na educacional.

Alimentos Funcionais
Os palestrantes drs. Jorge Mancini Filho, Fernando Salvador Moreno e Thomas Ong abordarão as questões dos ácidos graxos, os compostos bioativos dos alimentos, a nutrição no início da vida e a importância de compostos polifenólicos.

 

 

 

ÁREA 3 – ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS

PALESTRAS

A Contribuição do Laboratório Clínico no Controle da Infecção Hospitalar
Dra. Elsa Mamizuka, doutora em Microbiologia e Imunologia, apontará a necessidade da realização de exames microbiológicos para diminuição no número de infecções adquiridas nos hospitais.

Contribuição da Genômica na Análise Forense
O tema que será abordado versa sobre tecnologias em DNA usadas no meio forense dentro de uma proposta de mostrar casos e tecnologia utilizados. A palestra será ministrada pelo dr. Hemerson Bertassoni Alves, do Instituto Criminalistica de Curitiba.

A Visão Genômica da Farmacoterapia
Dr. Guilherme Suarez Kurtz apresentará a contribuição do estudo do genoma completo de um organismo para a farmacoterapia.

Doping Genético nos Jogos Olímpicos
A palestra do dr. Maurício Yonomine falará da contribuição da ciência para o esporte, o controle do doping genético. O doping genético ajuda a perceber a alteração genética dos atletas para melhora do desempenho nas provas.

Bioterrorismo nos Jogos Olímpicos
Dr. Marcos Dornelas fala sobre a importância de combater a possibilidade da liberação deliberada de vírus, bactérias ou de outros agentes que podem provocar morte nos atletas, visitantes ou torcidas durante os Jogos Olímpicos no próximo ano.

SIMPÓSIOS

Exames Laboratoriais no Acompanhamento Farmacoterapêutico
O simpósio contará com a participação da dra. Adriana Pelegrino Pinho Raos, dr. Dewton de Moraes Vasconcelos, dr. Ricardo Ambrosio Fock e dr. Brandon Bookstaver e abordará sobre a interpretaçao de exames laboratoriais úteis no acompanhamento farmacoterapêutico, considerando as doenças infecciosas mais prevalentes.

Avaliação Toxicológica da Exposição às Substâncias Químicas
Dr. Dermeval de Carvalho (mediador), dra. Alice Chasin e dra. Telma de Cássia Nery falarão sobre a interpretação da toxicidade de uma substância química e as interferências frente a sua frequência e tempo de exposição.

 

 

 

ÁREA 4 - GERENCIAMENTO, GESTÃO E ASPECTOS REGULATÓRIOS

CURSOS

Gestão de farmácia

Gestão de Farmácia
Dr. Daniel Antunes e dra. Tatiana Ferrara Barros explicam sobre os principais aspectos e ferramentas na gestão da farmácia, abordando a importância da gestão de pessoas neste contexto.

MESAS-REDONDAS

A Gestão dos Serviços Farmacêuticos e sua Contribuição para o Incremento dos Negócios
Mediada pela dra. Silvia Storpirts, participarão da mesa-redonda dr. Rinaldo Ferreira, dra. Valéria Maria Souza e dra. Eliete Bachrany Pinheiro. O assunto será sobre a contribuição dos serviços farmacêuticos para o incremento dos negócios.

Prerrogativas e Desafios Profissionais
Mesa-redonda contará com a participação da coordenadora do Comitê de Direitos e Prerrogativas Profissionais, dra. Maria Fernanda Carvalho, com o objetivo de esclarecer e sensibilizar os farmacêuticos em relação às prerrogativas profissionais e sobre quais são os desafios a serem enfrentados para que estas sejam respeitadas e protegidas.

PALESTRAS

Empreendedorismo na Farmácia Comunitária
Representante do Sebrae abordará as ferramentas primordiais e como usá-las para montar uma farmácia comunitária.

Bioética e sua Aplicação na Área Farmacêutica
Dra. Valentina Porta trará aos participantes a distinção fundamental da ética teórica da bioética, a ética aplicada no âmbito das Ciências da Vida e da Saúde, que leva em conta pontos de vistas de sistemas de valores.

Estratégias e Oportunidades do Marketing Farmacêutico
Dr. Luis Marcelo apontará as tendências do marketing farmacêutico e como os profissionais são essenciais para elaboração de ações mais estratégicas dentro deste nicho.

A Estratégia da FIP para Valorização da Profissão Farmacêutica
A presidente da Federação Internacional de Farmacêuticos (FIP), dra. Carmen Peña, divide com os participantes sua experiência frente a entidade e as ações que tem realizado para ampliar a valorização do farmacêutico no âmbito mundial.

Pós-registro de medicamentos
Dra. Rosana Mastelaro, gerente de Legislação Industrial Farmacêutica do Sindusfarma, apresentará as possíveis alterações após registro do produto como mudanças de excipientes, nova concentração, nova indicação, etc.

SIMPÓSIOS

Gestão de Resíduos em Serviços de Saúde: Consequências do Descarte Inadequado de Medicamentos para a Saúde da População
Dra. Elaine Bortoleti de Araujo falará acerca das consequências do descarte inadequado de medicamentos para a saúde da população, entre outros assuntos da área.

Desafios da Vigilância Sanitária: Aspectos Farmacêuticos, Tecnológicos e Fitoterápicos
Dr. Julino Soares e dr. Sérgio Luiz da Silva abordarão as questões da fitofarmacovigilância, da farmacovigilância e da tecnovigilância. A mediação será da dra. Elfriede Bacchi.

Radiofarma

Radiofarmácia: Produção, Aspectos Regulatórios e Atuação Profissional
Dras. Neuza Taeko Okasaki Fukumori e Elaine Bortoleti de Araújo apontarão aspectos da produção de radiofármacos, infraestrutura, radioisótopos de reator nuclear e cíclotron, além das normas regulatórias da produção de radiofármacos no Brasil.

Logística Farmacêutica: Regulamentação, Processo e Gestão da Qualidade
Dra. Akimi Honda mediará o simpósio que apresenta a expectativa, desafios e processo de qualificação e validação das diversas partes envolvidas na distribuição e transporte de medicamentos.

 

 

ÁREA 5 - EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA

MESAS-REDONDAS

Perfil Atual e Perspectivas dos Programas de Residência Farmacêutica
Dra. Eliane Ribeiro, dra. Camila Campioni, dra. Maria Cleusa Martins Goes e a mediadora da mesa-redonda, dra. Primavera Boreli, falarão sobre como a residência é uma oportunidade de aprofundamento de conhecimento e de qualificação profissional em áreas específicas e uma tendência que só vem crescendo na área de Farmácia no país.

PALESTRAS

A Importância da Inserção do Farmacêutico na Equipe Interprofissional
Dr. Leonardo Regis Pereira abordará a colaboração entre farmacêuticos e outros profissionais da saúde (médicos, nutricionistas, enfermeiros) para obtenção de melhores resultados para o tratamento de pacientes.

Inteligência Emocional e sua Influência como Fator de Sucesso Profissional
Dr. Geraldo Alécio de Oliveira orientará sobre os quesitos mais valorizados e como criar estratégias para alavancar a carreira e a necessidade do fortalecimento da humanização no exercício profissional.

SIMPÓSIOS

Globalização e Internacionalidade em Farmácia: Oportunidades de Trabalho e Desafios
Dra. Maria Nella Gai Hernandez e dr. Geraldo Alécio de Oliveira (mediador) debaterão sobre como a reorganização política mundial e os blocos econômicos podem interferir na área da Farmácia.

A Farmácia Universitária e os Avanços da Assistência Farmacêutica no Brasil
Dra. Nathalie de Lourdes Souza Dewulf, dra. Maria Aparecida Nicoletti, dr. Tarcisio Palhano e a mediadora do simpósio, dra. Sílvia Storpirtis, falarão do papel que as Farmácias Universitárias (Farmácias-Escola) devem exercer em relação à condução das práticas de ensino-aprendizagem em Farmácia.

 

 

 

                                               

 

 

 

    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.