ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 121 - ABR-MAI / 2015

Os congressos científicos ganharam força a partir do século 19. Há historiadores que creditam a tradição à Alemanha e sua mobilização por inaugurar a universidade moderna, como a conhecemos hoje, que mistura educação e pesquisa. O fato é que, depois de inventados, os congressos se tornaram encontros especiais, nos quais se antecipa o futuro. Grandes descobertas são geralmente anunciadas em eventos assim.
O XVIII Congresso Farmacêutico de São Paulo nasceu sob essa unção. Desde a escolha da comissão científica, passando pelo tema selecionado – “Talentos Farmacêuticos: Construindo Hoje a Saúde do Amanhã”— tudo vem sendo meticulosamente planejado para promover uma profunda revisão do momento que vivemos e um exercício de projeção do futuro da profissão.
Mas não será apenas esse assunto que todas as dezenas de cursos, palestras, simpósios e mesas-redondas abordarão. O congresso é um evento completo, repleto de opções para todos os interesses. Serão também realizados, concomitantemente, o X Seminário Internacional de Ciências Farmacêuticas e a Expofar 2015, na qual grandes empresas do setor apresentam suas novidades.
Como você poderá ver nas páginas que se seguem, em uma edição especial quase inteiramente produzida sobre o evento, haverá, nesse Congresso, personalidades internacionais do universo farmacêutico que raramente vêm ao Brasil. Haverá novidades como a Feira de Oportunidades, um mix de serviços de auxílio à carreira ofertado pelo CRF-SP aos participantes, na qual farmacêuticos poderão conferir os setores que mais empregam, as vagas disponíveis, obter um auxílio na confecção do currículo ou mesmo uma orientação especializada.
Mesmo assim, o mais importante desse Congresso será a oportunidade de os farmacêuticos se prepararem para o futuro, porque esse novo tempo exigirá profissionais muito bem formados e atualizados. A grade de cursos oferecida está aí para comprovar o que dizemos.
Esse será o primeiro Congresso após a aprovação da Lei 13.021/14 – Farmácia Estabelecimento de Saúde, que está trazendo inúmeras mudanças para o setor. Será ainda o encontro que ocorre durante a atual expansão da Farmácia Clínica, cujo debate será ampliado por outro assunto de grande importância para a profissão: a opção da residência farmacêutica nos cursos universitários, como fazem os médicos.
Ao lembrar de congressos anteriores, vemos o quanto avançamos e o quão importante é o momento em que vivemos. Houve encontros nos quais discutíamos sobre como garantir o farmacêutico na farmácia, pois naquela época a assistência farmacêutica era considerada um sonho quase impossível. Hoje, 90% dos estabelecimentos do Estado têm farmacêutico durante todo o expediente. E isso decorre também das ações de fiscalização, que muito contribuíram para alcançarmos esse patamar.
Já não precisamos discutir se o profissional está ou não na farmácia, e sim sobre a infinidade de serviços e benefícios à população que ele poderá oferecer, diante da nova legislação e dos novos cenários que se desenham, a partir do momento em que ele colocar em prática o que sabe.
Um novo tempo chegou.

Participe do Congresso. Não perca essa grande oportunidade!