PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 120 - FEV-MAR / 2015
Farmacêuticos contra a dengue
CRF-SP realiza campanha emergencial para que farmacêuticos atuem na orientação e prevenção da doença
Frente às cerca de 70 mortes e mais de 80 mil casos de dengue notificados no Estado de São Paulo, o CRF-SP está engajado em uma grande campanha com o objetivo de ajudar no combate à doença, estimulando os profissionais a orientar seus pacientes sobre prevenção, cuidados e riscos no consumo de medicamentos e ainda para que efetuem o encaminhamento para atendimento médico especializado, quando necessário. O farmacêutico acaba sendo um dos primeiros profissionais de saúde a atender o paciente com dengue, que procura a farmácia em busca de medicamentos para aliviar a dor e a febre.
Um dos papéis do farmacêutico é a orientação quanto ao uso de medicamentos, ou seja, alertar, por exemplo, que uma dose exagerada de paracetamol pode causar graves danos hepáticos. Além disso, medicamentos como ibuprofeno e ácido acetilsalicílico devem ser evitados por quem está com sintomas de dengue, pois ambos interferem na agregação plaquetária, assim como outros anti-inflamatórios não esteroidais. Por esse motivo, o CRF-SP recomenda que os medicamentos que interferem no mecanismo de agregação plaquetária, ainda que isentos de prescrição médica, não fiquem disponíveis no autosserviço das farmácias.
CAPACITAÇÃO
Em 11 de março, a assessora técnica do CRF-SP, dra. Amouni Mourad, ministrou palestra sobre os aspectos gerais da dengue, como sintomas, cuidados, prevenção e medicamentos e a coordenadora da Comissão Assessora de Homeopatia do CRF-SP, dra. Márcia Borges, falou sobre os impactos da homeopatia na prevenção e tratamento da dengue. A capacitação na sede do CRF-SP foi transmitida simultaneamente para as 27 seccionais. Para os farmacêuticos que não puderam participar em 11/03, mas que desejam se preparar para oferecer um atendimento adequado ao paciente, o CRF-SP disponibiliza o vídeo das palestras no portal www.crfsp.org.br/dengue e no aplicativo “CRF-SP”, disponível para Android e iOS.
Na página sobre a dengue no portal do CRF-SP, também podem ser encontrados outros materiais técnicos como o algoritmo de manejo do paciente pelo farmacêutico e a Ficha de Atendimento Farmacêutico - supeita de dengue.
FARMACÊUTICO: FAÇA SUA PARTE
- Orientando seus pacientes;
- Ministrando palestras para a comunidade (escolas, igrejas, associações etc.);
- Visitando estabelecimentos comerciais de sua região para orientar as equipes que trabalham nesses locais.
Ao ingressar na campanha, o nome e endereço do estabelecimento em que o farmacêutico atua constarão no site www.farmaceuticosp.com.br/dengue.
Para participar, entre em contato com o CRF-SP pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., telefone (11) 3067-1483 ou por meio da seccional mais próxima.