PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 112 - JUL-AGO / 2013
Revista 112 Dia a dia no CRF-SP
Bioquímica do envelhecimento
Com sucesso de público, o CRF-SP promoveu a palestra “Bioquímica do Envelhecimento”, ministrada pelo Prof. Dr. William Peres, farmacêutico que leciona Bioquímica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (RS). Os eventos foram realizados na sede do Conselho e na Seccional da Zona Leste, ambas na capital.
O Prof. Dr. William Peres é autor dos livros: “Radicais Livres em Níveis Biológicos” e “Oligoelementos em Bioquímica”. Para ele, é essencial que os serviços de saúde contem, cada vez mais, com farmacêuticos especializados em atenção farmacêutica voltada a pacientes idosos. “Hoje são cerca de 24 mil pessoas com mais de 100 anos no Brasil. É um desafio desenvolver estudos sobre o tratamento de doenças como mal de Parkinson e mal de Alzheimer, por exemplo”.
SAF premiada
O CRF-SP recebeu da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas o Diploma de Mérito pela Valorização da Vida. A homenagem foi pelo trabalho desenvolvido na Semana de Assistência Farmacêutica (SAF) e foi recebida pelo presidente, dr. Pedro Menegasso.
A premiação tem o objetivo de valorizar ações que conscientizem a população sobre os riscos e os cuidados na prevenção e combate à dependência química. Atualmente, o Brasil é o país que mais consome crack e o segundo maior consumidor de cocaína do mundo. Neste sentido, a SAF tem um papel determinante na conscientização e educação de crianças e adolescentes sobre questões da saúde pública, incluindo os perigos do uso das drogas e da automedicação.
Fórum interno sobre condições dignas de trabalho
A diretoria do CRF-SP promoveu em 13 de julho, na sede do CRF-SP, o Fórum Interno sobre Condições Dignas de Trabalho. Participaram das discussões farmacêuticos membros das Comissões Assessoras do CRF-SP, que expuseram o panorama e as principais dificuldades das áreas que representam. O conselheiro dr. Israel Murakami, coordenador da Comissão Assessora de Saúde Pública e idealizador do Fórum, afirmou que “O Fórum foi fundamental para ajudar o CRF-SP a entender o que os colegas estão passando em seu ambiente de trabalho, e conhecer a infraestrutura desses locais”. Segundo o presidente do CRF-SP, dr. Pedro E. Menegasso, o objetivo foi traçar diretrizes para auxiliar as entidades a atuar em relação às melhorias das condições de trabalho.
Informação e homenagem
Quem passou pelo estande do CRF-SP nos dias 4, 5 e 6 de julho durante o 8º Consulfarma, no Anhembi, recebeu folderes orientativos, materiais técnicos, teve dúvidas esclarecidas pelos farmacêuticos de plantão e pode participar do minicurso sobre interações medicamentosas, ministrado pela assessora técnica dra. Amouni Mourad, e da palestra sobre a Portaria 344/98, dada pelo conselheiro dr. Adriano Falvo.
Homenagem - Durante o Congresso, o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso foi homenageado pela diretoria do Consulfarma pelo trabalho desenvolvido na farmácia magistral. O presidente também integrou uma mesa-redonda sobre a Resolução 573/13 do CFF, que regulamenta a atuação do farmacêutico na estética.
76º aniversário
No dia 25 de julho foi realizada a solenidade em comemoração aos 76 anos de fundação da Academia Nacional de Farmácia (ANF), que congrega profissionais de destaque nas profissões de Farmácia, Medicina e Odontologia. O CRF-SP esteve representado pela dra. Raquel Rizzi, vice-presidente. Para o dr. Lauro Moretto, presidente da ANF, a entidade é a única do setor dedicada exclusivamente aos aspectos científicos da profissão.
CRF-SP em Congresso Disciplinar de Diabetes
O CRF-SP coordenou o simpósio “A Farmácia como elo no tratamento do diabetes mellitus”, durante o 18° Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes realizado em julho pela Associação Nacional de Assistência ao Diabetes (Anad). O Simpósio contou com as palestras “Exames de Glicemia na Farmácia: Interpretação dos Resultados e Fontes de Erros”, ministrada pelo dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro do CRF-SP e “Medicamentos Injetáveis: Educação e Orientação ao Paciente”, ministrada pela dra. Cláudia C. P. Araújo, vice-coordenadora da Comissão Assessora de Saúde Pública do CRF-SP, além de um debate coordenado pelo dr. Paulo Caleb, vice-coordenador da Comissão de Análises Clínicas e Toxicológicas. O convite para o CRF-SP participar desse tipo de evento demonstra reconhecimento à importância do farmacêutico como integrante da equipe multidisciplinar de saúde.
Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico