Revista 105 - Aconteceu no Interior



rf105_cabecalho
PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 105 - DEZ - 2011 / JAN - 2012

Revista 105  setinha Aconteceu no Interior


Farmacêutico na Praça

Divulgação
Serviços farmacêuticos e orientação sobre o uso racional de medicamentos foram destaque nas cidades que receberam a ação “Farmacêutico na Praça”

A campanha “Farmacêutico na Praça” continua a mobilizar farmacêuticos no interior de São Paulo.   Em outubro e novembro, os municípios de Jaú e Igaraçu do Tietê (atendidos pela Seccional de Bauru), Caçapava (Seccional de São José dos Campos) e Santos promoveram a ação. Com focos semelhantes, juntas, atingiram um total de 2 mil pessoas.

Em todas as ações, a população teve acesso aos serviços farmacêuticos como aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar. Também receberam materiais informativos e orientações sobre o uso racional de medicamentos, formas de administração, armazenamento e descarte, interações medicamentosas e a importância da assistência farmacêutica no tratamento de doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão.

A campanha ganhou destaque pelo investimento em ações educativas de saúde, que reforçam a visibilidade e, como consequência, a valorização do farmacêutico.

 

Jantar beneficente reuniu mais de 90 farmacêuticos

Divulgação
Evento em Jundiaí reuniu diretores do CRF-SP e a comunidade local

A Seccional de Jundiaí promoveu em novembro um jantar beneficente, com a participação de 90 pessoas, entre farmacêuticos, coordenadores e membros das Comissões Assessoras de Distribuição e Transporte, Farmácia e Saúde Pública locais, além dos diretores dra. Raquel Rizzi e dr.Pedro Menegasso. Parte do valor arrecadado com o jantar foi revertida para uma entidade local, a Bem-te-vi. Fundada em 1990, a instituição oferece atendimento médico, psicológico e pedagógico para portadores da Síndrome de Down.

A ação, organizada pela Comissão Assessora de Farmácia local desde 2008, já beneficiou em anos anteriores entidades como a Amarati, que atende pacientes com lesões neurológicas, e o Grendacc, que atende crianças e adolescentes portadores de câncer.

De acordo com o coordenador da Comissão, dr.Júlio Pedroni, as instituições são escolhidas com base na credibilidade em relação aos serviços prestados no município. “Todo profissional, independentemente da área de atuação, deve preocupar-se com a responsabilidade social. Isso alavancou a ideia, que além de dar maior visibilidade ao farmacêutico, representa uma ótima oportunidade para reunir os colegas de profissão, familiares e amigos.”

A diretora regional, dra. Cláudia Montanari, compartilha da mesma opinião. “Participar de ações beneficentes como o nosso jantar é uma das formas de o farmacêutico mostrar interação na comunidade em que atua.”


 

setinha  Voltar ao Sumário

setinha Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico


Icone do VLibras Widget. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.