Portaria CRF-SP nº 35, de 14 de setembro de 2022

Versão assinada eletronicamente, nos termos da Medida Provisória nº 2.200/2001 e do artigo 6º do Decreto nº 8.539/2015

 

A Diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Estado De São Paulo (CRF-SP), Autarquia instituída pela Lei Federal n° 3.820, de 11 de novembro de 1960, no uso de suas atribuições legais e regimentais, conforme trecho 1.1 de ata da 11ª Reunião de Diretoria Extraordinária, realizada no dia 17/08/2022,

Considerando a Deliberação CRF-SP nº 16, de 13 de outubro de 2021, que dispõe sobre a Política de Gestão Documental do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo;

RESOLVE:

Art. 1º. Dar publicidade à Tabela de Temporalidade de Documentos referentes às atividades finalísticas do CRF-SP. conforme Anexo dessa portaria.

Art. 2º. Os procedimentos descritos nesta Portaria serão submetidos aos mecanismos de Controle Interno do CRF-SP.

Art. 3º. Esta Portaria entrará em vigor na data de sua disponibilização.

Marcelo Polacow Bisson

Presidente do Conselho

 

 

ANEXO - TABELA

 

CÓDIGO

DESCRITOR DO CÓDIGO

PRAZOS DE GUARDA

DESTINAÇÃO FINAL

OBSERVAÇÕES

FASE CORRENTE

FASE INTERMEDIÁRIA

100

NORMATIZAÇÃO. REGULAMENTAÇÃO. ORIENTAÇÃO TÉCNICA.

101

CONSULTAS SOBRE NORMAS E REGULAMENTOS

101.1

Processo de consultas via protocolos

01 ano

05 anos

Eliminação

 

101.2

Atendimentos telefônicos

 

101.3

Atendimentos via Chat Online

 

101.4

Atendimento via e-mail

 

110

FORMULAÇÃO DE NORMAS E REGULAMENTOS FINALÍSTICOS

111

ELABORAÇÃO E REVISÃO DE NORMAS

111.1

Atas do grupo farmacêutico jurídico

Até a conclusão

10 anos

Eliminação

 

112

APROVAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DE NORMAS

112.1

Cartas de serviços

01 ano

Enquanto vigora

Guarda Permanente

 

112.2

Atas de Reunião de Diretoria e Reunião Plenária

 

112.3

Texto original da norma aprovado - eletrônico

Portarias, Deliberações - guarda do documento eletrônico: www.crfsp.org.br no ícone “legislação”.

112.4

Solicitação de Publicação em Diários Oficiais

 

120

ACOMPANHAMENTO DE PROPOSIÇÕES LEGAIS, INFRALEGAIS E POLÍTICAS

121

MONITORAMENTO DAS PROPOSIÇÕES LEGAIS E INFRALEGAIS

121.1

Documentos de análise de normas relativas ao exercício do farmacêutico

Enquanto tramita

10 anos

Eliminação

 

121.2

Manifestações em consultas públicas

Enquanto tramita

10 anos

Eliminação

 

122

ARTICULAÇÕES POLÍTICAS

122.1

Relatórios de participação em reuniões

04 anos

10 anos

Eliminação

 

200

HABILITAÇÃO E GESTÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL

201

PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

201.1

Relatório de acompanhamento mensal

04 anos

10 anos

Guarda Permanente

 

210

HABILITAÇÃO DO PROFISSIONAL

212

GERENCIAMENTO DO REGISTRO PROFISSIONAL

212.1

SOLICITAÇÃO DE REGISTRO. ALTERAÇÃO CADASTRAL. EXTENSÃO DE ATRIBUIÇÃO

212.1.1

Solicitações de Inscrição Provisória

Enquanto o registro estiver ativo

15 anos

Eliminação

Nos casos de documento em papel somente é consultado até a digitalização, seguindo diretamente para guarda de fase intermediária. Consultas posteriores são realizadas no documento digitalizado.

212.1.2

Solicitações de Inscrição Provisória por Reativação ou Transferência

212.1.3

Solicitações de Revalidação de Inscrição Provisória 

212.1.4

Solicitações de Inscrição Definitiva Direta 

212.1.5

Solicitações de Inscrição Definitiva (alteração de inscrição provisória para definitiva) 

212.1.6

Solicitações de Inscrição Definitiva por Reativação ou Transferência

212.1.7

Solicitações de Inscrição Remida 

212.1.8

Solicitações de Inscrição Secundária 

212.1.9

Solicitações de Revalidação de Inscrição Definitiva para Estrangeiro 

212.1.10

Solicitações de Transferência de inscrição do CRF-SP para outro regional 

212.1.11

Solicitações de Inscrição Definitiva de Estrangeiros e Brasileiros Portadores de Diplomas Emitidos no Exterior

212.1.12

Solicitações de Alteração de nome

212.1.13

Solicitações de Atualização Cadastral de Pessoa Física para endereço, e-mail e telefone

212.1.14

Solicitação de Certidão de Equivalência Fora do País 

212.1.15

Solicitação de Certidão de Regularidade Profissional 

212.1.16

Solicitação de Certidão para fins de inscrição secundária em outro regional 

212.1.17

Solicitação de Vista ao Prontuário   

212.1.18

Solicitação de Assistência Profissional e processo de análise  

212.1.19

Solicitações de Habilitação provisória para registro de título em áreas específicas 

Enquanto o registro estiver ativo

15 anos

Eliminação

Nos casos de documento em papel somente é consultado até a digitalização, seguindo diretamente para guarda de fase intermediária. Consultas posteriores são realizadas no documento digitalizado.

212.1.20

Solicitações de Registro de título de Especialista (lato sensu) 

212.1.21

Solicitações de Registro de título de Especialista Profissional Farmacêutico (curso livre)

212.1.22

Solicitações de Registro de título de Especialista Profissional Farmacêutico (concurso de título)

212.1.23

Solicitações de Registro de título de Mestre e Doutor 

212.1.24

Solicitações de Registro de habilitação para áreas/atividades específicas   

212.1.25

Solicitações de Registro de Título de Especialista (residência) 

212.2

VERIFICAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO

212.3

CANCELAMENTO TEMPORÁRIO OU DEFINITIVO DE REGISTRO

121.3.1

Solicitação de Cancelamento de Inscrição 

Até a conclusão do processo

Permanente

Guarda Permanente

O papel somente é consultado até a digitalização, seguindo diretamente para guarda de fase intermediária. Consultas posteriores são realizadas no documento digitalizado.

220

HABILITAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA

221

GERENCIAMENTO DE REGISTRO DE PESSOA JURÍDICA

221.1

SOLICITAÇÃO DE REGISTRO. ALTERAÇÕES CADASTRAIS. ALTERAÇÕES DE ATIVIDADES

221.1.1

Solicitações de Inscrição de Empresa – Registro

Enquanto o registro estiver ativo

15 anos

Eliminação

O papel somente é consultado até a digitalização, seguindo diretamente para guarda de fase intermediária. Consultas posteriores são realizadas no documento digitalizado.

221.1.2

Solicitações de Inscrição de Empresa - Cadastro Simplificado

221.1.3

Solicitações de Inscrição de Empresa por Reativação

221.1.4

Solicitações de Alteração de dados contratuais da empresa

221.1.5

Solicitações de Alteração do horário de assistência do farmacêutico e/ou do funcionamento da empresa

221.1.6

Protocolo de solicitação de renovação de Certidões - papel e eletrônicos

221.2

CANCELAMENTO TEMPORÁRIO OU DEFINITIVO DE REGISTRO

221.2.1

Solicitações de Cancelamento de Inscrição por encerramento de atividades

Até a conclusão do processo

15 anos

Eliminação

O papel somente é consultado até a digitalização, seguindo diretamente para guarda de fase intermediária. Consultas posteriores são realizadas no documento digitalizado.

221.2.2

Solicitações de Cancelamento de Inscrição por vínculo em outro Conselho Profissional 

221.2.3

Solicitações de Cancelamento de inscrição por comunicação de paralisação temporária de atividades

230

CONTROLE E MONITORAMENTO DA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL

231

GESTÃO DO CADASTRO NACIONAL E REGIONAL

231.1

Recibo do Sisconta eleitoral

Enquanto o registro estiver ativo

 

Guarda Permanente

 

232

EXPEDIÇÃO E CONTROLE DE DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO PROFISISONAL

232.1

Solicitação de Carteira, Cédula e Crachá profissionais  

01 ano

05 anos

Eliminação

 

232.2

Solicitação de Carteira de Identidade Profissional – 2ª. via 

232.3

Solicitação de Cédula de Identidade Profissional – 2ª via 

232.4

Solicitação de Substituição de Cédula de Identidade Profissional definitiva vencida 

232.5

Solicitação de Crachá de Farmacêutico 

240

REGISTRO E CONTROLE DA ATIVIDADE OU RESPONSABILIDADE TÉCNICA E OBRA INTELECTUAL

241

SOLICITAÇÃO E EMISSÃO DE RESPONSABILIDADE OU ATIVIDADE TÉCNICA

241.1

Solicitações de Assunção de Farmacêutico Responsável Técnico, Farmacêutico Substituto ou Farmacêutico Substituto Eventual

Enquanto vigora

52 anos*

Eliminação

 

 

 

*Para fins de comprovação previdenciária, a guarda intermediária deve ser de 52 anos

241.2

Solicitação de dupla ou múltipla responsabilidade técnica

241.3

Solicitações de Assunção de Farmacêutico Substituto Temporário

241.4

Solicitações de Alteração de vínculo empregatício

241.5

Solicitações de Certidão de Anotação de Atividade Profissional Farmacêutica (AAPF)

241.6

Solicitações de Declaração de vínculo profissional (exceto para vínculo de farmacêutico responsável técnico, substituto, substituto eventual e substituto temporário

242

AFASTAMENTO TEMPORÁRIO

242.1

Protocolo de Comunicado de ausência

01 ano

06 anos

Eliminação

 

243

DESLIGAMENTO E BAIXA DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA

243.1

SOLICITAÇÃO DE BAIXA

243.1.1.

Solicitações de Baixa de Farmacêutico Responsável Técnico, Farmacêutico Substituto ou Farmacêutico Substituto Eventual

01 ano

06 anos

Eliminação

 

243.1.2

Protocolo de Comunicado de baixa de Responsável Técnico, Farmacêutico Substituto e de outros vínculos

 

243.2

SOLICITAÇÃO DE CANCELAMENTO. NULIDADE

243.2.1

Protocolos de solicitação de baixa ex-officio

01 ano

06 anos

Eliminação

 

300

FISCALIZAÇÃO

301

PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

301.1

Relatório de acompanhamento mensal

04 anos

10 anos

Guarda Permanente

 

301.2

Plano de Fiscalização Anual

 

301.3

Relatório de Fiscalização Anual

 

301.4

Relatório de Atividade Fiscal

 

301.5

Relatório de Atividade por Fiscal

 

302

AUDITORIA DA FISCALIZAÇÃO

302.1

Relatórios de auditorias do CFF

02 anos

10 anos

Guarda Permanente

 

310

VERIFICAÇÃO DE CONFORMIDADE

311

INSPEÇÃO PERIÓDICA

311.1

Termos de Inspeção

01 ano

05 anos

Eliminação

Grande maioria dos documentos não possuem a versão física em papel, somente a eletrônica, conforme determina a Res CFF nº 700/21.

As inspeções que geram desdobramentos judiciais devem ser mantidas no arquivo corrente até o trânsito em julgado.

311.2

Termos de Intimação/Auto de Infração

311.3

Fichas de Fiscalização do Exercício das Atividades Farmacêuticas (documento anexo ao termo de inspeção)

311.4

Formulário de Orientação Farmacêutica (documento anexo ao termo de inspeção)

311.5

Relatórios de Fiscalização (pode ou não estar anexo ao termo de inspeção)

312

APURAÇÃO DE DENÚNCIA

312.1

Registro da manifestação - Ouvidoria

01 ano

05 anos

Eliminação

Documento que consta no formato digital no sistema da Ouvidoria.

312.2

Documento de solicitação de apuração à fiscalização

01 ano

05 anos

Eliminação

Documento digital via e-mail.

312.3

Documento de registro dos encaminhamentos

01 ano

05 anos

Eliminação

 
 

Documentos de inspeção (termo e anexos, conforme relação descrita em 311)

01 ano

05 anos

Eliminação

Inspeções que geram desdobramentos judiciais devem ser mantidas no arquivo corrente até o trânsito em julgado.

312.5

Ofícios de encaminhamento a demais órgãos

 

Processo de orientação farmacêutica via notificação por e-mail (322.3)

 

Processo de orientação farmacêutica via convocação (322.2)

312.7

Documento de resposta à Ouvidoria

Documento digital via e-mail.

320

INSTRUÇÃO, JULGAMENTO E APLICAÇÃO DE PENALIDADE

321

DESCUMPRIMENTO ÀS NORMAS ÉTICAS

321.1

Processo Ético Disciplinar (PED) - Papel

Até a conclusão administrativa ou trânsito em julgado

20 anos

Guarda Permanente

Os processos julgados que não geraram penalidades podem ser eliminados após a guarda intermediária.

322

DESCUMPRIMENTO DE OUTROS DISPOSITIVOS LEGAIS

322.1

Processo Administrativo Fiscal - Papel

Até a conclusão administrativa ou trânsito em julgado

06 anos

Eliminação

 

322.2

Processo de orientação farmacêutica via convocação

 

322.3

Processo de orientação farmacêutica via notificação por e-mail

 

322.4

Formulários de análises Processo Fiscal

 

322.5

Ofícios Processo Fiscal - Papel

 

322.6

Formulários de reanálise Processo Fiscal

 

400

DESENVOLVIMENTO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

430

AÇÕES DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

431

REALIZAÇÃO DE CAMPANHAS INSTITUCIONAIS

431.1

Arquivos eletrônicos finais utilizados nas de campanhas institucionais (referentes ao Dia Nacional do Farmacêutico, Dia do Uso Racional de Medicamentos e Dia Internacional do Farmacêutico)

01 ano

15 anos

Guarda Permanente

 

432

PREMIAÇÕES

432.1

Documentos referentes a Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista

02 anos

10 anos

Guarda Permanente

Atos normativos e registros dos resultados.

432.2

Documentos referentes ao Prêmio Paulo Minami

 Normatização e registros dos resultados.

 

 

NOTAS:

1 – No que tange a documentos referentes ao descritor “202 AUDITORIA DA HABILITAÇÃO” até o presente momento não possuímos documentos que se encaixam nessa classificação, podendo ser incluídos futuramente em periodicidade descrita de revisão do presente instrumento de gestão, se necessário.

2 - Com relação aos documentos relativos ao descritor “203 CADASTRAMENTO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO E CURSOS”, esclarece-se que de acordo com a Lei nº 3.820, de 11 de novembro de 1960, que “cria os conselhos federal e regionais de farmácia, e dá outras providências” não consta previsto como atribuição dos Conselhos Regionais o cadastramento de instituições de ensino e seus respectivos cursos, com a finalidade de reunir informações sobre as atribuições (ementa dos cursos, diretrizes e disciplinas curriculares, requerimento, etc). Sendo assim, não há documentos referentes a tal descritor armazenados sob a guarda CRF-SP.

3 – Em relação ao descritor “211 EXAME DE EQUALIZAÇÃO E HABILITAÇÃO” e suas subdivisões, justifica-se a ausência de tais documentos, considerando não haver previsão legal, seja na Lei nº 3.820/60 ou resoluções do Conselho Federal de Farmácia, para a realização de exames de equalização e habilitação para o exercício da profissão farmacêutica.

4 – Quanto ao descritor “212.2 VERIFICAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO”, não há documentos relativos a este descritor, sendo que a averbação de diplomas, capacitações, habilitações consta descrita no descritor 212.1.  

5 – Quanto ao descritor “243.3 AVERIGUAÇÃO DA CONCLUSÃO DO SERVIÇO” que se trata de documentos referentes à verificação das baixas de responsabilidade técnica de serviços concluídos, esclarece-se que não há tal procedimento regulamentado por lei ou por normatizações do Conselho Federal de Farmácia. Sendo assim, documentos relativos à baixa de responsabilidade técnica no âmbito do CRF-SP estão contemplados nos descritores 243.1 e 243.2.

6 – Em relação aos descritores “244 REGISTRO DE OBRA INTELECTUAL” e “250 COMPROVAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL”, justifica-se ausência de documentos do CRF-SP relacionados aos temas, tendo em vista ausência de previsão legal e procedimentos para que tais registros e comprovações no âmbito do CRF-SP. 

7 – O CRF-SP possui Ouvidoria que realiza as etapas relativas à gestão de documentos à formalização da denúncia pelo interessado e seus desdobramentos internos, incluindo a verificação de admissibilidade, tratamento, correspondências de encaminhamento de denúncia para outros órgãos, e resposta ao denunciante.

8 – Com relação ao Processo Ético Disciplinar, item 321.1, apesar de haver previsão de guarda de fase intermediária por 20 anos na Portaria nº 398/19 do Arquivo Nacional, o CRF-SP mantém por 1 ano, seguindo posteriormente para a guarda permanente, haja vista o disposto na Resolução do Conselho Federal de Farmácia nº 724, de 29 de abril de 2022, Seção II, artigo 34, que estabelece para requisição de revisão prazo de 1 ano a contar do trânsito em julgado da decisão.

 

9 – Documentos relativos aos descritores 401 a 423 não são descritos na Lei nº 3.820, de 11 de novembro de 1960, que “cria os conselhos federal e regionais de farmácia, e dá outras providências” como sendo atividades finalísticas do CRF-SP.

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