PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 131 - AGO - SET/2017

 

4º ENCONTRO DE JOVENS FARMACÊUTICOS

Tecnologia abre novas possibilidades para atuação dos farmacêuticos

Encontro de Jovens farmacêuticos reuniu profissionais antenados em tecnologia e informações digitais para debater tendências e oportunidades de atuação. Inspiração para estudantes, famacêuticos em início de carreira e veteranos

O universo digital está em evolução constante e oferece oportunidades das mais variadas não só para quem atua com tecnologia, mas também para outros profissionais, dentre os quais o farmacêutico. São diversos os exemplos de jovens antenados em inovações digitais e redes sociais que conseguiram se desenvolver com uma atuação destacada, inspirando estudantes, farmacêuticos em início de carreira e veteranos em oportunidades de atuação, atualização e até mesmo como entretenimento.

Segundo o Dr. Michael Amorim, coordenador do Comitê Jovem do CRF-SP, a profissão precisa acompanhar a velocidade da evolução tecnológica e das informações digitais e se abrir para novas oportunidades de atuação. “Falar sobre blogueiros, instagrammers, youtubers e afins na nossa profissão era uma coisa que não se pensava muito, mas hoje é uma realidade”, comentou durante o 4º Encontro de Jovens Farmacêuticos – Universo Digital, evento realizado pelo CRF-SP em 29 de julho, na capital paulista.

 

Equipe do Comitê Jovem do CRF-SP sempre atenta em debates e tendências para atuação do farmacêutico em um mundo em constante transformação

Na ocasião, a dra. Tatiana Macedo Mendonça falou sobre o farmacêutico no mundo digital e explicou a importância desse profissional no desenvolvimento de novos programas, como, por exemplo, aqueles relacionados ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que devem observar as regras sanitárias.

Outro palestrante, o especialista e pesquisador da Unicamp na área de modelagem molecular, Dr. Ricardo Serafim, falou sobre o uso da tecnologia em sua área e explicou que, com o uso de técnicas computacionais, se consegue planejar uma molécula, que pode interagir e produzir um efeito biológico e resultar em um medicamento.

As profissionais de marketing Marina Cassino de Almeida e Tatiana Sampaio Corrêa Cunha, do Mosaico Criativo, falaram sobre as mudanças na vida de todos ocasionadas por inovações e tecnologias e destacaram as oportunidades geradas.

 

Digital Influencers são pessoas que produzem conteúdo para redes sociais e possuem uma legião de seguidores. O Estudante Davyson Almada produz o Farmacolando
A blogueira Dra. Aurea Ribeiro Carvalho criou o Farmacêutico Digital, página que oferece informações úteis para o segmento

 

 

Digital influencers

Blogueiros, instagrammers e youtubers falaram sobre os conteúdos de suas páginas, que vão de informações científicas ao entretenimentoPessoas que utilizam as redes sociais para formar opinião com conteúdo direcionado para farmacêuticos e estudantes estão em plena atividade na internet e ganham cada vez mais seguidores. A Dra. Aurea Ribeiro Carvalho, por exemplo, tem uma página chamada Farmacêutico Digital, que oferece informações sobre saúde, medicamentos, farmacologia, dicas e orientações para seus leitores, farmacêuticos e profissionais de saúde em geral. Seu blog está vinculado com as redes sociais, no Facebook tem mais de 41 mil seguidores, no Instagram, por volta de oito mil.

A youtuber farmacêutica Dra. Giovanna Pansani produz conteúdo com informações científicas sobre cosméticos, dicas de carreira e desenvolvimento pessoal, em vídeos bem descontraídos. Seu canal no Youtube tem mais de mil seguidores. Ela abandonou a carreira em uma grande indústria cosmética para concentrar a sua atuação como consultora em cosméticos e, em paralelo, produzir o seu canal e diz que valeu muito a pena.

Os estudantes de último ano de Farmácia Davyson Almada e Luiz Figueira de Melo Neto se destacam no segmento do entretenimento com suas redes sociais bastante conhecidas em todo o Brasil. Davyson estuda em uma pequena cidade do interior do Maranhão (Bacabal-MA), mas o seu perfil no Instagram “Farmacolando” já chega a 27 mil seguidores, oferecendo um conteúdo divertidíssimo. O carioca Luiz tem uma página no Facebook que já ultrapassou os 72 mil seguidores, o “Loucos pela Farmácia”. 

“O objetivo é levar o humor, a descontração para o estudante de Farmácia. É um curso pesado e que exige muito da gente”, disse Davyson. “Começamos com a intenção de compartilhar piadas. Isso ajuda a gente aliviar a tensão do curso de Farmácia, que é muito puxado”, afirmou Luiz.

A youtuber Dra. Giovanna Pansani produz vídeos descontraídos sobre cosméticos e a diversão está garantida com as páginas Farmacolando e Loucos Pela Farmácia

Por Carlos Nascimento

 
 
 

     

     

    farmacêutico especialista
    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.