PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 130 - MAI - JUN - JUL/2017

 

Palavra do ministrante

Farmacêutico em oncologia: uma visão global

Dr. Jefferson Silva Martins

O farmacêutico está inserido na Equipe Multiprofissional em Terapia Antineoplásica (EMTA) como importante profissional de saúde, realizando desde a aquisição, gerenciamento e produção de medicamentos antineoplásicos à validação de prescrição, orientação sobre o uso racional de medicamentos e educação farmacêutica. Há muitas oportunidades dentro da oncologia, uma área em pleno crescimento de atuação no Brasil.

O câncer é um conjunto de mais de cem doenças, que possui como característica fundamental o crescimento desordenado de células, com alto potencial de invasão de tecidos e ocorrência de metástases – linfonodais e/ou em órgãos secundários.

A interação do farmacêutico com os outros membros da equipe multiprofissional, além dos pacientes e cuidadores, possibilita um plano de cuidado amplo e humano, de acordo com as necessidades dos pacientes.

A importância dos farmacêuticos especialistas em oncologia atuarem diretamente nos cuidados ao paciente oncológico se dá pela alta complexidade de tratamento, vinculada à necessidade de habilidades e competências, tais como: seguimento e gerenciamento da terapia medicamentosa, conhecimento de protocolos de quimioterapia, cálculo de doses de antineoplásicos, verificação de exames laboratoriais, reações adversas a medicamentos, principais interações medicamentosas em oncologia, ajustes de doses por toxicidade ou alteração de função orgânica (por exemplo, função renal, função hepática), entre outras.

Destaca-se o papel do farmacêutico oncologista como replicador de conhecimentos farmacológicos sobre os medicamentos e alto potencial de liderar os sistemas de notificação de reações adversas a antineoplásicos, algo crucial para a compreensão de toxicidades oriundas do tratamento quimioterápico, biológico ou imunoterápico.

Nos encontramos no XIX Congresso Farmacêutico de São Paulo, em outubro, discutiremos e compartilharemos nossos conhecimentos em oncologia, um mercado de oportunidades para o farmacêutico. Será um grande evento!

 

DR. JEFFERSON SILVA MARTINS é farmacêutico clínico em oncologia no Hospital Sírio Libanês, especialista em oncologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e em medicina translacional, professor convidado do Curso de Cuidados Farmacêuticos em Oncologia, pelo CRF-SP. Possui experiência em biofármacos em células animais - Instituto Butantan

Dr. Jefferson Silva Martins irá participar da mesa-redonda Farmácia Clínica em Oncologia

 

     

    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.