PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 130 - MAI - JUN - JUL/2017
XIX Congresso farmacêutico de São Paulo
O futuro já chegou
CONCEITOS DE FARMÁCIA CLÍNICA EVOLUÍRAM E JÁ ESTÃO EM PRÁTICA. DESAFIO DO XIX CONGRESSO FARMACÊUTICO DE SÃO PAULO SERÁ CONTEXTUALIZAR UM NOVO MOMENTO, PROCURANDO CONSOLIDAR AS CONQUISTAS E ENFATIZAR A NECESSIDADE DE APRIMORAMENTO TÉCNICO
As transformações que a Farmácia atravessa são sempre acompanhadas de perto pelo CRF-SP, mas as discussões e inovações ganham destaque no Congresso Farmacêutico de São Paulo, organizado pela entidade, e que em 2017 estará em sua 19ª edição.
Num passado recente, a edição do Congresso realizada em 2015 discutia o futuro da profissão ao evidenciar o tema “Talentos Farmacêuticos: Construindo Hoje a Saúde do Amanhã”. Naquela ocasião, preparava-se a profissão para reformas, adequações e possibilidades de valorização pela sociedade, impulsionadas pela publicação da Lei 13.021/14, marco regulatório que conceitua a Farmácia como estabelecimento prestador de serviços em saúde.
Já neste XIX Congresso Farmacêutico de São Paulo, que ocorrerá entre os dias 6 e 8 de outubro de 2017, no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital, com o tema “Farmacêutico: profissional de valor construindo o sucesso”, o futuro já chegou, virou presente e o evento tem o desafio de contextualizar um novo momento em que os conceitos evoluíram, já estão em prática e que há a necessidade de aprimorar conhecimentos sobre os aspectos clínicos.
O presidente de honra do Congresso, Dr. José Vanilton de Almeida, acrescenta que o evento também terá como característica a multidisciplinaridade da grade científica que está sendo elaborada pela comissão organizadora. “A ideia é contemplar as mais diversas áreas para que o farmacêutico possa lançar mão do conhecimento e, assim, se tornar um profissional de valor. Queremos e apostamos nesse lema porque acreditamos que o farmacêutico pode consolidar o seu sucesso”.
Nesse novo contexto, o presidente do CRF-SP, Dr. Pedro Eduardo Menegasso, atentou para o fato de o farmacêutico, hoje, ser responsável por decisões técnicas importantes, mas também do ponto de vista estratégico e empresarial. “Quase um terço das farmácias de São Paulo são de propriedade de farmacêuticos. Este profissional também está em postos-chave em todas as empresas do varejo, atacado, hospitais, indústrias e demais áreas da saúde”, comentou.
Além de promover upgrade de conhecimentos e atualização a profissionais das mais diversas áreas, o Congresso é também uma importante vitrine para que empresas e entidades do setor divulguem suas marcas e produtos, permitindo que os congressistas conheçam as novidades do mercado.
Dr. Antonio Geraldo dos Santos, secretário-geral do CRF-SP e diretor responsável pela organização do evento, reforçou a importância para as empresas em consolidar suas marcas
junto ao público do Congresso. “Para as empresas que procuram falar com todo tipo de farmacêutico e trabalhar a questão institucional, não há outro evento que se equipare ao Congresso Farmacêutico de São Paulo”.
A programação do Congresso está dividida em cinco grandes áreas: assistência farmacêutica e saúde pública; indústria e tecnologia; análises clínicas e toxicológicas; gerenciamento, gestão e aspectos regulatórios; e educação farmacêutica.
Além disso, serão realizados o XI Seminário Internacional de Ciências Farmacêuticas e a Expofar 2017 e a comissão organizadora está acertando os detalhes para outros eventos paralelos, que incluem atividades das comissões assessoras do CRF-SP, como o VII Encontro de Professores de Deontologia e específicas de algumas entidades profissionais, como o II Simpósio de Inovação Farmacêutica, da Academia Nacional de Farmácia.
Nessa edição, os cursos serão realizados no dia 5 de outubro em universidades parceiras, como Universidade de São Paulo, Anhembi Morumbi e Universidade Paulista (Unip), para que os congressistas tenham a oportunidade de participar dos cursos e também das outras atividades.
O Congresso contará com nomes de destaque internacional, como: Dr. Raimar Loebenberg, do Canadá, que apresentará a palestra “Clinical Relevant Product Specifications: What FDA Wants and What They Get”; Dr. Kamal Dua, indiano atuante na Austrália, que falará sobre nanotecnologia na palestra “Nanotechnology applications in current pharmaceutical scenario – India and Australia”; e Dr. Adbikarim Mohammed Daud, da Turquia, que participará do simpósio “Panorama dos Serviços Comunitários no Mundo”.
Implementação dos serviços farmacêuticos e fortalecimento da atuação clínica
Este Congresso tem a missão de responder algumas perguntas: Como promover a implementação sustentável da farmácia clínica? Quais as mudanças e adequações o farmacêutico e o estabelecimento devem cumprir para oferecer serviços e orientações ao seu público? Nesse aspecto, destacam-se duas atividades, o simpósio “Serviços Farmacêuticos na Farmácia Comunitária” e o curso “Estratégias para Implementação da Farmácia como Estabelecimento de Saúde”.
A Dra. Sílvia Storpirts, docente, coordenadora da farmácia universitária da USP e membro da comissão organizadora do Congresso, ressalta que os conceitos deste simpósio poderão auxiliar os farmacêuticos, inclusive proprietários dos estabelecimentos e estudantes, a terem um novo olhar sobre sua atuação em prol do uso racional dos medicamentos e da melhoria das condições de saúde da população. “Para os estudantes, estou confiante que as novas diretrizes curriculares, que serão publicadas ainda este ano, possam realmente alterar a formação dos farmacêuticos no Brasil. Precisamos resgatar o profissional que fomos um dia, referência na comunidade em que atua”, comentou.
Farmácia Estética
Área promissora e que oferece excelentes oportunidades de atuação, ganhará também destaque durante XIX Congresso Farmacêutico de São Paulo, com um intenso debate sobre regulamentação, oportunidades, técnicas e procedimentos que podem ser realizados por farmacêuticos na área.
Segundo o Dr. Lucas Portilho, coordenador da Comissão Assessora de Farmácia Estética do CRF-SP e um dos organizadores da mesa-redonda “Desafios da Farmácia Estética no Brasil”, o evento será uma oportunidade para que interessados em ingressar na área esclareçam dúvidas sobre como iniciar a atividade, como adquirir produtos, dentre outras adequações.
“Vamos orientar o farmacêutico para que ele entenda como atuar corretamente e buscar capacitações para o aprimoramento de técnicas. Por ser uma área nova e promissora, quem sair na frente irá se destacar”, comentou.
Por Carlos Nascimento
Patrocinadores: