Revista 108 - Plantão do Presidente



rf108_cabecalho

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 108 - AGO - SET - OUT / 2012

Revista 108 setinha Plantão do Presidente


Cosméticos manipulados sem receita

Ação judicial do CRF-SP busca liberar a manipulação de cosméticos sem prescrição médica

Dr. Pedro Menegasso está à disposição dos farmacêuticos para ouvir as principais necessidades dos profissionais (Foto: divulgação / CRF-SP)
Dr. Pedro Menegasso está à disposição dos farmacêuticos para ouvir as principais necessidades dos profissionais
(Foto: divulgação / CRF-SP)
Com o intuito de solucionar os problemas e as dificuldades apontadas pelos farmacêuticos magistrais do Estado, o Departamento Jurídico do CRF-SP ingressou, em julho desse ano, com uma ação judicial para garantir o direito do profissional manipular, expor e comercializar produtos cosméticos sem receita médica.

A decisão foi tomada a partir da participação de farmacêuticos magistrais nos Plantões do Presidente, que ocorrem todas as segundas-feiras, das 15 às 17h, na sede do CRF-SP, e que têm por objetivo melhorar o atendimento do Conselho aos profissionais e dar encaminhamento a problemas relativos ao exercício da profissão.  

A ação judicial proposta pelo CRF-SP questiona a RDC 67/2007, no que diz respeito à exigência da prescrição médica para a manipulação de cosméticos, uma vez que este ato normativo contraria o que dispõe a Lei nº 5.991/73, a qual atribui às farmácias a possibilidade de manipular os cosméticos independentemente da apresentação de prescrição médica, enquadrando-os como produtos “correlatos”, sem os confundir com insumos, drogas ou medicamentos, bem como a Lei n.º 6.360/76, que não exige o fornecimento de prescrição para a comercialização dos cosméticos.

O âmbito farmacêutico, determinado pela resolução do CFF nº 467/2007, também define, regulamenta e estabelece que é da competência do farmacêutico manipular, dispensar e comercializar medicamentos isentos de prescrição, bem como cosméticos e outros produtos farmacêuticos magistrais, independentemente da apresentação da prescrição médica.

Para o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, a resolução da Anvisa causa problemas aos farmacêuticos, uma vez que restringe indevidamente o exercício profissional. “Nossa ação busca proteger e permitir aos farmacêuticos magistrais o livre exercício de sua profissão”, afirma.

Plantão do Presidente

O Plantão do Presidente é mais um serviço criado pela nova gestão do CRF-SP para valorizar o farmacêutico, já que das ações propostas nos encontros surgem procedimentos que interferem na atividade e no ambiente profissional de toda a categoria. 

“Queremos ouvir as principais aspirações e necessidades e propor soluções e melhorias para aprimoramento dos processos no CRF-SP e fortalecimento da profissão”, ressalta o dr. Pedro Menegasso.

Para facilitar o acesso aos farmacêuticos que moram no interior, os diretores regionais também realizam periodicamente plantões nas seccionais. Os horários e locais dos atendimentos podem ser conferidos no portal do Conselho (www.crfsp.org.br). 

Mônica Neri

 

setinha  Voltar ao Sumário

setinha  Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico


Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.