Revista 107 - Farmácia



Revista do Farmacêutico 107
PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 107 - MAI - JUN - JUL / 2012

Revista 107 setinha Farmácia

 

Diabetes. Você está preparado?

Níveis epidêmicos do diabetes e tendência de crescimento reforçam importância do farmacêutico  como aliado na prevenção e controle da doença

Insulina (Foto: Sven Hoppe / Panthermedia)

O diabetes atinge mais de 370 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com dados da Federação Internacional para o Diabetes (IDF), a doença já mata uma pessoa a cada oito segundos e se configura como um desafio massivo para os sistemas de saúde. A situação também é alarmante no Brasil, onde o diabetes atingiu níveis epidêmicos nos últimos anos, ultrapassando o índice de doenças respiratórias e cardiovasculares: estima-se que 17 milhões de brasileiros tenham a doença, enquanto outros 40 milhões, entre os quais indivíduos que têm diabéticos na família ou sedentários que estejam acima do peso (segundo estimativa da Fundação Nacional de Saúde – Funasa).

Esse panorama reitera a importância da RDC 44/09 ao regulamentar a prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias, como a aferição de glicemia capilar e a atenção farmacêutica.

Ainda incipiente no Brasil, mas já considerada realidade  em boa parte dos países desenvolvidos, a atenção farmacêutica a diabéticos se dá, principalmente, no acompanhamento farmacoterapêutico desses pacientes.

Para o dr. José Vanilton, membro do Grupo de Trabalho de Diabetes do CRF-SP e coordenador do Departamento de Farmácia da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), na prática, o que diferencia o trabalho de um profissional que dispensa o medicamento a um portador de diabetes (eventualmente esclarecendo dúvidas sobre o uso), de outro que realiza atenção farmacêutica é o fator “documentação”.

“O registro de todas as orientações dadas aos pacientes é uma importante ferramenta da atenção farmacêutica”, afirmou dr. José Vanilton. Segundo ele, esse registro deve ser amplo, enriquecido com os resultados dos exames periódicos de controle da doença e de outras observações pertinentes para que o farmacêutico consiga, por exemplo, com a análise dos dados, prever o aparecimento de algum efeito adverso do tratamento medicamentoso indicado.

Teste de glicemia (Foto: Eugene Bochkarev / Panthermedia)Mudança de atitude

 É por meio da atenção farmacêutica que o profissional consegue dar orientações que podem retardar as complicações do diabetes ou, ainda, que proporcionem mais qualidade de vida aos pacientes. “É importante frisarmos que a atenção farmacêutica ainda é muito pouco praticada em sua essência no Brasil. Por outro lado, se levarmos em conta que uma longa caminhada começa com o primeiro passo, considero muito importante a mudança de atitude dos farmacêuticos que buscam qualificação no atendimento para fazer uma dispensação diferenciada; sua simples preocupação em dar mais esclarecimentos sobre medicamentos pode ser o decisivo primeiro passo da caminhada à excelência no atendimento”, reitera dr. Vanilton.

O farmacêutico deve estar preparado tecnicamente, o que significa ter conhecimentos sólidos e atuais de farmacologia, ação dos fármacos no organismo, saber identificar reações adversas e outros problemas relacionados ao medicamento, sintomas, fisiopatologia da doença e suas complicações e a forma de preveni-las.

Ele deve se atualizar constantemente, fazer cursos, participar de palestras, workshops e congressos, ou seja, buscar novas informações e, com isso, ter condições de prestar o melhor atendimento ao paciente, oferecendo a ele o que existe de mais moderno na área da ciência e tecnologia.

O CRF-SP disponibiliza gratuitamente aos farmacêuticos do Estado de São Paulo o curso “Cuidados farmacêuticos em Diabetes” com o objetivo de propiciar ferramentas para o farmacêutico implementar os serviços farmacêuticos preconizados pela RDC 44/09 em diabetes e o curso “Casos clínicos em diabetes”, que traz ao profissional a possibilidade de aplicação prática do conhecimento teórico.

Renata Gonçalez

rf107_farmacia_fasciculos
Informações mais  detalhadas sobre a implementação de serviços de atenção a pacientes com diabetes (inclusive sobre o modelo de Declaração de Serviços Farmacêuticos de Aferição de Glicemia Capilar e de Administração de Medicamentos) podem ser obtidas nos fascículos III e VII da série Farmácia Estabelecimento de Saúde, disponíveis para download no portal www.crfsp.org.br.  

 

setinha Voltar ao Sumário

setinha Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.