Encontros dos Professores de Deontologia - CRF-SP

Desde 2006, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) tem promovido encontros para que os professores de deontologia e legislação farmacêutica discutam os objetivos e os desafios do ensino desse componente curricular em Instituições de Ensino Superior (IESs).

Até 2013, foram realizados quatro encontros, sendo que os três primeiros foram regionais; a última edição, em março de 2013, dada a repercussão dos eventos anteriores, teve abrangência nacional. Os participantes dos encontros, durante as plenárias, decidiram pela manutenção permanente do Encontro de Professores de Deontologia Farmacêutica (EPDF), como um fórum a ser realizado pelo CRF-SP.

Considerando a riqueza das discussões promovidas durante esses encontros e a necessidade de instrumentalizar os docentes desse componente curricular, o CRF-SP decidiu publicar este material, que traz o resumo dos debates já realizados nos encontros, além de textos sobre os conceitos de ética e deontologia e o uso de estudo de casos e de mapas conceituais como ferramentas para o ensino de deontologia e legislação farmacêutica.

Espera-se que essa publicação auxilie o ensino da deontologia farmacêutica e da legislação sanitária vigentes. Contudo, nunca é demais ressaltar que o ensino da ética ultrapassa estes limites e deve ser assumido como um compromisso de todos os docentes do curso de Farmácia, não somente nos conteúdos programáticos de suas disciplinas, mas principalmente pela transmissão de exemplos, por meio de suas atitudes. Vale lembrar Paulo Freire: “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.”

Confira as publicações disponíveis:

 

I Encontro dos Professores de Deontologia Farmacêutica

II Encontro dos Professores de Deontologia Farmacêutica

III Encontro dos Professores de Deontologia Farmacêutica

IV Encontro dos Professores de Deontologia Farmacêutica

 

   
     
Relatório Encontros dos Professores de Deontologia Farmacêutica Ensino de Deontologia e Legislação Farmacêutica: conceitos e práticas Ensino de Deontologia e Legislação Farmacêutica: conceitos e práticas - 2ª edição

 

 

 

 Ensino de Deontologia e Legislação Farmacêutica:

 conceitos e práticas - 3ª edição

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.