Grupo Técnico de Trabalho de Pesquisa Clínica
Grupo Técnico de Trabalho Pesquisa Clínica - Sobre
Coordenador - Dr. Raphael Bruno Rocha Tolentino
Vice-coordenador - Dr. Douglas Allien Schirmer
O Grupo Técnico de Trabalho de Pesquisa Clínica do CRF-SP foi criado em abril de 2006 e reestruturado mais recentemente em 2020. É composto por farmacêuticos atuantes na área. Seu objetivo é discutir propostas e ações, bem como assessorar a Diretoria do CRF-SP em assuntos relacionados à Pesquisa Clínica.
Aos farmacêuticos interessados em participar, basta entrar em contato com o Departamento de Apoio Técnico e Educação Permanente através do e-mail: datep@crfsp.org.br
Pesquisa Clínica, ensaio ou estudo clínico é um processo de investigação científica em seres humanos para desenvolvimento de novos fármacos ou tratamentos possíveis. Isso para que possamos identificar novos mecanismos de ação dentre novos fármacos ou para aqueles já existentes novas indicações em potencial. Visando melhor oferta de tratamentos e opções terapêuticas para que tenhamos melhor manejo das práticas clínicas, melhoria da qualidade de vida da população, maior desenvolvimento técnico-científico para a ciência e para as Indústrias de Biotecnologia e Farmacêutica.
A pesquisa deverá pautar-se nos princípios éticos das Boas Práticas Clínicas (BPC), e todos os estudos deverão ser submetidos às análises éticas de um Comitê de Ética local (CEP) e sempre que necessário, à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), por sua vez, regulamenta e fiscaliza os ensaios clínicos no Brasil que contenham intervenções medicamentosas ou com dispositivos.
A Conferência Internacional de Harmonização (ICH) nos traz o conceito de GCP / ICH (Good Clinical Practice) aliado ao Documento das Américas, nos permitem conduzir simultaneamente estudos em vários países, garantindo a confidencialidade das informações tratadas, a acurácia dos dados obtidos, a aplicabilidade da ética ao longo de todo segmento do estudo, visando seu reconhecimento pelas agências regulatórias e contribuição à ciência, tecnologia e inovação.
Ações - Pesquisa Clínica
Clique aqui e confira a agenda de reuniões.
Informamos que, em caso de necessidade, a data da reunião poderá ser alterada.
Membros - Pesquisa Clínica
Gestão 2024-2025
Coordenador: Dr. Raphael Bruno Rocha Tolentino
Vice-coordenador: Dr. Douglas Allien Schirmer
Membros:
Dra. Beatriz Edith Torrico Bautista
Dr. Giovanni Carvalho Guzzo
Dra. Karina Eliana de Souza
Dr. Livia Constantini Patricio
Dra. Michelle Garcia Discacciati de Carvalho