Anad oferece orientações e avaliações sobre diabetes para o público de São Paulo, no domingo (1º/12)
São Paulo, 26 de novembro de 2024.
Em celebração à passagem do Dia Mundial do Diabetes (14/11), a Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (Anad) realiza no próximo dia 1° dezembro (domingo) uma ação que tem o objetivo de oferecer ao público geral e pessoas com diabetes um dia inteiro de orientações e avaliações de saúde. A Campanha de Utilidade Pública será realizada na Universidade São Judas Tadeu, campus da av. Consolação, 2320, metrô Paulista, das 8h às 16h.
Na ocasião, serão oferecidos cinco mil testes de glicemia capilar. Para quem já tem diabetes, ou para quem tiver resultados suspeitos, serão realizadas aferições de pressão arterial, testes de hemoglobina glicada A1c, perfil lipídico e avaliações de olho, boca, pés, vascular, fisioterapia, cardiovascular, nutricional, atividade física, orientação e encaminhamentos.
A diabetes é uma doença crônica, silenciosa, praticamente sem sintomas, altamente incapacitante por seus sintomas, propiciando baixa qualidade de vida e morte precoce, quando não tratada e bem controlada.
Conforme a International Diabetes Federation (IDF) há atualmente no mundo 537 milhões de pessoas com diabetes. No Brasil, mais de 20 milhões, e as estimativas para os próximos anos são alarmantes, sendo considerada uma epidemia mundial.
Segundo a Dra. Liliam Fanny de Castilho, superintendente da Anad, a expectativa é de realizar cerca de cinco mil atendimentos durante a ação. “A campanha é importante porque pode oferecer às pessoas que têm diabetes orientações sobre o tratamento adequado e, para o público geral, um diagnóstico que pode evitar complicações. Cerca de 44% das pessoas não sabem que têm diabetes, por isso a importância do diagnóstico precoce e o tratamento adequado, oferecendo qualidade e salvando vidas”, avaliou.
Departamento de Comunicação CRF-SP