ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 128 - NOV - DEZ/2016 - JAN/2017

ESPAÇO INTERATIVO 

 

 eleicoes 2017

 

Faz bem ouvir seu farmacêutico

Faz bem e deve ouvir seu farmacêutico! Nós, farmacêuticos que produzimos e pesquisamos o medicamento usado para poder um dia salvar uma vida ou amenizar a sua dor, contando logicamente com a participação de um médico de confiança, que recomendará o medicamento de acordo com os resultados dos exames clínicos. E, nada mais justo do que homenagear os nobres colegas neste Dia do Farmacêutico. Parabéns a todos colegas desta nossa linda e abençoada profissão.

Dr. Luizmar Alves -  São Paulo/SP (via Facebook)

 

Saúde indígena

Gostaria de agradecer pela matéria Especial Farmácia Missionária, tenho muito orgulho do meu trabalho no CASAI/SP. Quero agradecer de coração a jornalista Thais Noronha, que conseguiu retratar com tamanha veracidade um pouco da minha realidade!

Agradeço a equipe da Revista por tornar pública essa área que por muitos passa despercebida, mas tanto os índios como os ribeirinhos são cidadãos e necessitam de assistência farmacêutica digna.

Dra. Raquel da Silva Araújo – Ministério da Saúde São Paulo/SP (via e-mail)

 

 

Seminário de Ética

Excelente! Pena que estou distante. Ainda bem que a internet nos aproxima desses momentos marcantes que têm o objetivo de ampliar os conhecimentos dos farmacêuticos. Amo as palestras do Leandro Karnal. Parabéns, CRF-SP!

Dra. Aldirene Lopes Dantas Resido – Fortaleza/CE (via Facebook)

 

 

Sobre a matéria “Farmácia Missionária”, da edição 126, além do dr. Marcos Pinheiro, Responsável Técnico da Divisão de Farmácia Voluntários do Sertão, coordenaram o projeto: Dra. Paula Fabrine Santana Nascimento (Responsável Técnica pelo programa da assistência farmacêutica do DSEI-BA), dra. Anne Ariele Bozetti (Farmacêutica do Polo Base de Porto Seguro), dra. Mirela Schnitzer (Farmacêutica Superintendente da Assistência Farmacêutica da Prefeitura de Cabrália) e dra. Simone Costa (Coordenadora da Divisão de Farmácia Voluntários do Sertão).

 

  

ORIENTAÇÃO FARMACÊUTICA

 

Quais medicamentos podem ser administrados por via injetável em farmácias?

Não há legislação específica e nem lista que defina quais medicamentos injetáveis podem ser administrados nas farmácias e drogarias. Contudo, consta no art. 74 da RDC 44/09 a vedação de serem administrados medicamentos de uso exclusivo hospitalar, tendo em vista o risco de reações adversas. Para estes medicamentos, as informações a respeito do uso restrito em ambiente hospitalar estão descritas na rotulagem e bula do produto. 

Ressaltamos que medicamentos injetáveis dependem de prescrição de profissional habilitado e avaliação prévia da receita pelo farmacêutico para que seja possível sua dispensação e administração. O farmacêutico deve entrar em contato com o prescritor para esclarecer eventuais problemas ou dúvidas que verifique no momento da avaliação do receituário.

Saiba mais em: www.crfsp.org.br > Fiscalização Parceira

 

Participe!

Envie seu comentário ou sugestão: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
R. Capote Valente, 487 - 9º andar, CEP: 05409-001 - São Paulo - SP
Tel: (11) 3067 1494 / 1498
Veja no portal www.crfsp.org.br os links para nosso perfil nas principais redes sociais

A RF se reserva o direito de adaptar as mensagens, sem alterar seu conteúdo.

 

 

 

 

 

     

     

    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.