Cerca de 400 pessoas reunidas para debater sobre práticas farmacêuticas

 

Farmacêuticos e estudantes de Farmácia participaram do debate durante o Encontro Paulista de FarmacêuticosFarmacêuticos e estudantes de Farmácia participaram do debate durante o Encontro Paulista de Farmacêuticos

São Paulo, 20 de janeiro de 2025.

Não poderia ter tido outra forma de começar o ano de 2025 e de comemorar o Dia do Farmacêutico. A 25ª edição do Encontro Paulista de Farmacêuticos, realizada no sábado, 18, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, reuniu mais de 350 farmacêuticos e estudantes de Farmácia e se destacou por apresentar conteúdos didáticos e descontraídos e, o melhor, que podem ser aplicados no dia a dia do profissional.

Dr. Marcelo Polacow, presidente; Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira; Dr. Luciana Canetto, vice-presidente e Dr. Adriano Falvo, secretário-geral Dr. Marcelo Polacow, presidente; Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira; Dr. Luciana Canetto, vice-presidente e Dr. Adriano Falvo, secretário-geral

A diretoria do CRF-SP fez questão de parabenizar a todos pela comemoração antecipada do dia ressaltando o quanto a profissão farmacêutica ascendeu nas últimas décadas e tem se tornado cada vez mais protagonista diante de decisões e condutas que focam na saúde e bem-estar do paciente.

Se janeiro é um mês especial pelo Dia do Farmacêutico, ganha destaque também por ser o mês de conscientização sobre a saúde mental e emocional. E esse foi o mote da palestra máster “Uma jornada para superar desafios” do ator e diretor Marcelo Serrado, que dividiu sua experiência ao ser diagnosticado com síndrome do pânico, crise de ansiedade e burnout.

O ator e diretor Marcelo Serrado foi o palestrante master do Encontro e debateu sobre saúde mental O ator e diretor Marcelo Serrado foi o palestrante master do Encontro e debateu sobre saúde mental

“Em uma das crises, estava dentro do avião indo para Orlando (EUA) de férias com a minha família. Foi muito difícil, pois durante a viagem já ficava imaginando como eu faria para voltar, pensei até em pegar um carro em parte do trajeto, mas fui medicado e consegui entrar no avião novamente”.

Marcelo Serrado compartilhou sua experiência ao ser diagnosticado com crises de ansiedade, síndrome do pânico e burnout Marcelo Serrado compartilhou sua experiência ao ser diagnosticado com crises de ansiedade, síndrome do pânico e burnout

Marcelo destacou como conseguiu superar. “Após um tratamento de dois anos com auxílio de medicamentos e da família, uma das situações que mais me acolheram e me fizeram bem foram as mensagens de pessoas que também passavam por aquela situação. Compartilhar todo o processo foi fundamental para eu me sentir curado. Desde então, nunca mais tive crise. A leitura do livro ´O Poder do Subconsciente´, de Joseph Murphy, também me ajudou, pois explica o problema de maneira profunda”.

Dra. Adryella Luz, conselheira; Dr. Marcelo Polacow, presidente; Marcelo Serrado, ator; Dra. Luciana Canetto, vice-presidente; Dr. Adriano Falvo, secretário-geral; Dra. Danyelle Marini; diretora-tesoureira e Dr. Marcos Machado, conselheiro federal por São Paulo Dra. Adryella Luz, conselheira; Dr. Marcelo Polacow, presidente; Marcelo Serrado, ator; Dra. Luciana Canetto, vice-presidente; Dr. Adriano Falvo, secretário-geral; Dra. Danyelle Marini; diretora-tesoureira e Dr. Marcos Machado, conselheiro federal por São Paulo

"Gostaria de parabenizar o CRF-SP que proporcionou uma excelente palestra com o ator Marcelo Serrado. Assisti à palestra, e com certeza, ninguém melhor para falar de saúde mental do que quem convive com algum tipo de diagnóstico da área. O ator fez uma explanação leve, brincou com a plateia fazendo com que todos se perguntassem: quem cuida de quem? Foi incrível!", destacou a Dra. Marize Garcia, farmacêutica hospitalar. 

Práticas farmacêuticas no cuidado ao paciente

A farmacêutica e professora do curso de especialização em Fitoterapia Clínica da UFSCar, Profa. Dra. Patrícia Correa Dias, mostrou aos participantes o quanto a Fitoterapia Clínica tem crescido e cada vez mais sendo uma oportunidade de atuação para o farmacêutico.

Dra. Patrícia apresentou um passo a passo voltado ao atendimento na área. Entre os principais aspectos estão a anamnese e prescrição/indicação de acordo com as possibilidades e regulamentação de cada classe profissional; a prescrição - escolha da (s) planta(s), escolha da matéria-prima, escolha da forma de utilização, dosagem/posologia e duração do tratamento, associações, contraindicações, cuidados e interações; a definição em caso de extrato (concentrado, padronizado com ou sem tecnologias); acesso e adesão pelo paciente.

Dra. Patrícia Corrêa Dias apresentou a palestra sobre Fitoterapia Clínica Dra. Patrícia Corrêa Dias apresentou a palestra sobre Fitoterapia Clínica

“A rosuvastatina e a sinvastatina, por exemplo, vieram de fermentações fúngicas na natureza e hoje contamos com a grande contribuição delas. Nós temos princípios ativos naturais capazes de trazer soluções e tratamentos para doenças de diferentes sistemas do organismo, com cura ou redução de sintomas”.

O processo de envelhecimento é uma jornada natural da vida e passa por diversas mudanças fisiológicas e biológicas. No entanto, a Dra. Patrícia chamou a atenção para a promoção do envelhecimento saudável por meio da alimentação. “Algumas fontes de polifenois são fundamentais para se promover a longevidade, como acontece nas zonas azuis em diversas regiões do mundo”. Dra. Patrícia se referiu às cinco regiões (Okinawa, no Japão, Loma Linda, nos Estados Unidos, Icária, na Grécia, Península de Nicoya, na Costa Rica, e a Sardenha, na Itália) cuja população possui cultura e hábitos que fazem com que o número de pessoas com mais de 100 anos de idade seja três vezes maior do que a média mundial.

A farmacêutica Dra. Karina Soeiro, também biomédica e autora do livro Guia Prático de Cosmetologia Dermatológica, abordou a cosmetologia clínica inserida em diversas vertentes da área farmacêutica e fez questão de enfatizar o quanto o trabalho do farmacêutico tem se destacado na área. “O farmacêutico atua em todas as áreas relacionadas à cosmetologia, desde a pesquisa e desenvolvimento de formulações, a dispensação, prescrição e aplicação de cosméticos e cosmecêuticos. Desde a pesquisa e desenvolvimento, escolha dos insumos, atendimento nas farmácias, até a aplicação dos cosméticos”.

Dra. Karina exemplificou um caso sobre a importância da anamnese. “Um paciente que esteja fazendo uso de Roacutan ® vai à farmácia e pede um produto para minimizar as manchas, o farmacêutico, caso não faça a anamnese, pode escolher um cosmético que contenha ácido na composição. No entanto, estamos falando de uma pele muito sensibilizada e não fará bem. Então é fundamental fazer uma série de perguntas ao paciente”.

Dra. Karina Soeiro falou aos participantes sobre Cosmetologia ClínicaDra. Karina Soeiro falou aos participantes sobre Cosmetologia Clínica

Durante a apresentação Dra. Karina destacou que as pessoas minimizam o potencial dos cosméticos. “O cosmético pode ser deletério como também pode colaborar com o tratamento de diversas dermatoses e condições de saúde de maneira sistêmica. O farmacêutico, para atuar em cosmetologia, precisa ter um profundo conhecimento da fisiologia, da fisiopatologia das doenças de pele e de outras que podem estar relacionadas e acometer a pele”.   

Dr. Luiz Moreira apresentou a palestra sobre nutracêutica clínica Dr. Luiz Moreira apresentou a palestra sobre nutracêutica clínica

A primeira mesa-redonda foi encerrada com a palestra “Nutracêutica clinica” do Dr. Luiz Fernando Moreira, farmacêutico, professor universitário e diretor do Instituto Hi Nutrition que mostrou aos participantes a atuação do farmacêutico na suplementação alimentar apoiando a farmacoterapia, melhorando a efetividade de tratamentos e diminuindo os efeitos colaterais trazendo mais segurança para os pacientes.

Entre os destaques, o Dr. Luiz Moreira apresentou os possíveis efeitos benéficos da creatina para o tratamento da depressão; além das principais deficiências de micronutrientes em pacientes após cirurgia bariátrica como vitamina A, vitamina B12, vitamina B1, vitamina C, vitamina K1, vitamina E, ácido fólico, calcio, ferro e muito mais.

Dra. Gislaine Ricci Leonardi, coordenadora do GTT de Cosmetologia do CRF-SP, foi a moderadora da mesa-redonda "Práticas farmacêuticas no cuidado ao paciente" Dra. Gislaine Ricci Leonardi, coordenadora do GTT de Cosmetologia do CRF-SP, foi a moderadora da mesa-redonda "Práticas farmacêuticas no cuidado ao paciente"

 Principais usos da Cannabis Medicinal

A programação foi continuada no período da tarde com uma mesa-redonda que trouxe três diferentes abordagens relacionadas à Clínica Farmacêutica. O primeiro palestrante foi o médico Dr. Wellington Briques, que falou sobre os principais usos comprovados pela prática clínica da Cannabis Medicinal.

Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica e fundador da Cannabis Academy, o Dr. Wellington trouxe dados bastante elucidativos acerca dessa planta medicinal, que tem como principais compostos ativos o canabidiol e o delta-9-tetrahidrocannabinol (THC), ambos responsáveis por diversos efeitos terapêuticos. No caso do canabidiol, dentre os efeitos citados estão: analgésico, anti-inflamatório, antiemético, antipsicótico, ansiolítico e anticonvulsivo. Já com relação ao THC, o composto pode induzir: analgesia, atividade antiespasmódica, redução das náuseas e vômitos induzidos pela quimioterapia, estimulação de apetite e diminuição da motilidade intestinal.

“Dos mais de 140 canabinoides, esses dois compostos têm mais peso em relação aos demais porque estão na forma ácida da planta, onde praticamente não tem efeito clínico, necessitando de uma reação de descarboxilação para se transformar na forma ativa”, explicou o especialista, que abordou ainda características dos canabinoides novos, o sistema endocanabinoide, os fitocanabinoides e seus alvos, a toxicidade, grupos nos quais a cannabis deve ser utilizada com precaução e as principais interações medicamentosas, entre outras informações.

Dr. Wellington Briques; Dra. Ana Helena Ulbrich e Dra. Fran Castro participaram da mesa-redonda 'A Clínica Farmacêutica'Dr. Wellington Briques; Dra. Ana Helena Ulbrich e Dra. Fran Castro participaram da mesa-redonda 'A Clínica Farmacêutica'


Inovações Tecnológicas

Um panorama sobre as inovações tecnológicas que facilitam a prática clínica foi tema da apresentação da Dra. Ana Helena Ulbrich, farmacêutica do Grupo Hospitalar Conceição e responsável técnica e diretora da empresa NoHarm.

De forma didática, a profissional abordou conceitos relacionados a inteligência artificial e machine learning (aprendizado de máquina) como ferramentas que podem ser úteis no envolvimento dos profissionais da saúde, na confiança no modelo preditivo, no desenvolvimento da prática clínica e no monitoramento constante da entrega de valor.

“O trabalho do farmacêutico clínico é muito exaustivo, muitas vezes, ele tem de avaliar mais de 50 pacientes por dia, sendo necessário priorizar aqueles mais críticos. Será que a inteligência artificial pode nos ajudar neste processo de priorização, até que ponto isso é possível? ”, indagou a farmacêutica, que para ilustrar direcionou ao público uma tela com o Escore Global relacionado a itens como dose x frequência, exames alterados, medicamentos de alta vigilância e antimicrobianos, entre outros.

Ferramentas de comunicação para marketing pessoal e profissional

O desfecho da mesa-redonda ficou por conta da palestra da Dra. Francielle Stoppa Castro, a Fran Castro do perfil @euprescrevomanipulados do Instagram e criadora da comunidade Prescritores de Sucesso. Ela falou sobre como usar ferramentas de comunicação para marketing pessoal e profissional, um tema que vem se consolidando cada vez mais devido à importância de se posicionar e construir a marcar, sobretudo nos meios digitais.

A profissional pontuou que a internet está lotada de pessoas que não possuem conhecimento sobre saúde, mas se portam como se tivessem.

“Nós, farmacêuticos, precisamos ocupar este espaço levando conhecimento de verdade, explicando conceitos de saúde para a população, ou seja, sendo agentes de saúde. Sabe aquele trabalho que fazemos gratuitamente no balcão da farmácia? Transportar isso para a internet pode ser um meio de salvar a saúde de alguém. Vamos construir a nossa imagem na internet como farmacêuticos responsáveis que somos e, principalmente, como parceiros da população”, afirmou a criadora de conteúdo.

A vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto, mediou o debate com os ministrantes da mesa-redonda 'A Clínica Farmacêutica' ao final do eventoA vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto, mediou o debate com os ministrantes da mesa-redonda 'A Clínica Farmacêutica' ao final do evento

 

O CRF-SP agradece à Universidade Presbiteriana Mackenzie pelo apoio ao XXV Encontro Paulista de Farmacêuticos. 

 

Renata Gonçalez e Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.