ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 127 - AGO - SET - OUT / 2016

TÉCNICA E PRÁTICA

 

É gripe? Cuidado e orientação

 

tecnica pratica 001Geralmente, os sintomas da gripe são identificados pela própria pessoa, o que pode aumentar os índices de automedicação e seus riscosMuito referenciados em comerciais de televisão, rádio e outdoores, os medicamentos utilizados para  melhora dos sintomas de gripe não podem ser utilizados de qualquer maneira, pois trazem efeitos importantes para a saúde da população. 

O farmacêutico tem um papel fundamental no combate a essa cultura, pois deve orientar corretamente o paciente sobre os riscos e benefícios desses medicamentos.

Muitas vezes, o termo gripe é utilizado de forma genérica para nos referirmos a sintomas como nariz entupido, espirros e dor de cabeça. Porém, um paciente só é considerado com gripe quando está infectado pelo vírus Influenza de um dos tipos A, B e C. 

Geralmente, os sintomas da gripe são identificados pela própria pessoa e os principais são: febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão nasal, coriza, dores de cabeça e fadiga.

Mas é preciso ficar atento, pois a Influenza A e B, principalmente o primeiro tipo, são altamente transmissíveis e mutáveis, causando maior morbidade e mortalidade e, por isto, merecem destaque em saúde pública. 

 

Tratamento Farmacológico

tecnica pratica 002O tratamento da gripe consiste, principalmente, em repouso e consumo de líquidos para deixar o corpo combater a infecção sozinho, além de alguns medicamentos que podem ajudar a melhorar os sintomas e a doença, como os anti-histamínicos, antitussígenos, expectorantes, mucolíticos e descongestionantes nasais também podem ajudar.

Também pode ser utilizado algum medicamento antiviral, que é sujeito à prescrição médica.

Atualmente, existem duas classes de antivirais utilizadas no tratamento da gripe: a primeira pode ser exemplificada pela amantadina e rimantadina, e a segunda pelo oseltamivir e zanamivir. (BENGUIGUI, 1999; MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2005; MARQUES, 2008).

 

Analgésicos

Os analgésicos isentos de prescrição médica aliviam as dores de cabeça e as dores musculares e nas costas que geralmente acompanham a gripe. Nesta categoria estão: paracetamol (Tylenol®), aspirina, ibuprofeno (Advil®, Motrin®) e naxopreno (Aleve®).

 

Anti-inflamatórios não-esteroidais (AINEs)

O uso oral de salicilatos é contraindicado para crianças e adolescentes que tenham algum tipo de infecção viral devido ao risco de desenvolvimento da síndrome de Reye, uma grave e (algumas vezes) fatal condição, portanto, deve-se dar preferência ao paracetamol, já que é o AINE que relata menos reações alérgicas e possui mínimo efeito agressivo na cavidade gástrica (BENGUIGUI, 1999).

 

Anti-histamínicos

O seu uso na gripe pode ser justificado pela sua ação anticolinérgica, reduzindo a secreção de muco (BENGUIGUI, 1999). 

 

Antitussígenos, expectorantes e mucolíticos

Cortam o reflexo da tosse, quando necessário, para aliviar o paciente (BENGUIGUI, 1999).

 

Descongestionantes nasais

Os descongestionantes são eficazes para aliviar a congestão nasal que, geralmente, acompanha a gripe. Alguns medicamentos descongestionantes de venda livre para a gripe incluem: pseudoefedrina (Sudafed®, Contac®, Actifed®) e fenilefrina (Coristina®).

Por Monica Neri 

(com informações da dra. Amouni Mourad, assessora técnica do CRF-SP)

 

Fontes:

https://www.gstatic.com/healthricherkp/pdf/flu_pt_BR.pdf

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Fascículo II - Medicamentos Isentos de Prescrição / Projeto Farmácia Estabelecimento de Saúde / CRF-SP: Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo; Organização Pan-Americana de Saúde - Brasília, 2010.

Medically Reviewed by Jennifer Monti, MD, MPH disponível em http://pt.healthline.com/health/medicamentos-para-o-tratamento-da-gripe#3

 

 

 

 

     

     

    farmacêutico especialista

     

    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.