ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 124 - JAN - FEV / 2016

SEMANA DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

SAF   

 

Voluntários farão alerta contra uso de drogas e álcool

  

 

saf cartaz-campanha aprovadoCartaz da SAF 2016 destaca o tema da campanha: Liberdade é não ter dependênciaCom base na Lei Estadual 10.687/00, o CRF-SP realiza anualmente, em escolas públicas e particulares, a Semana de Assistência Farmacêutica (SAF). O objetivo é orientar os estudantes sobre uma série de temas importantes relacionados à saúde, por meio de palestras ministradas por farmacêuticos voluntários, previamente capacitados. Desde 2006, 266.248 alunos assistiram às palestras ministradas pelos farmacêuticos. No ano passado, foram realizadas 197 palestras em 91 escolas, com um total de 11.403 crianças e adolescentes capacitados.
Todos os anos, são escolhidos temas que estão na agenda pública e na mídia, e que têm preocupado a população paulista. Além disso, é uma oportunidade para demonstrar aos alunos a importância da orientação farmacêutica e o papel fundamental do profissional. Neste ano, o tema abordado será o uso de drogas, com ênfase nas bebidas alcoólicas e seus riscos.
Serão demonstrados a definição de drogas; a diferença entre drogas lícitas e ilícitas; as bebidas alcoólicas e os riscos de sua interação com outras substâncias; o uso e o risco dos anabolizantes; escolhas e suas consequências; e a importância do farmacêutico para esclarecer dúvidas sobre esse tema e sobre saúde em geral.
Dados do 2º Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil do Cebrid/Unifesp apontam um número alarmante em relação a bebida alcoólica. De acordo com a pesquisa, 12,3% das pessoas pesquisadas com idades entre 12 e 65 anos preenchem critérios para a dependência do álcool e cerca de 75% já beberam pelo menos uma vez na vida. Além disso, os dados indicam que o consumo de álcool está cada vez mais precoce e sugerem a necessidade de revisão das medidas de controle, prevenção e tratamento.
Já em relação às drogas ilícitas, o Relatório Mundial sobre Drogas de 2015 do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) destacou que 5% da população mundial, com idade entre 15 e 64 anos, fez uso de drogas ilícitas em 2013, último ano de referência do estudo. Para piorar, os dados estimam um total de 187.100 mortes relacionadas com as drogas no mesmo ano.

 

 

Por Mônica Neri 

 

Como participar da SAF
O CRF-SP promove capacitações ao longo do ano para profissionais interessados em participar da SAF. Para isso, fique atento nas redes sociais e portal do CRF-SP ou procure a seccional mais próxima de sua casa para verificar as datas e locais dos cursos.
As escolas que desejarem receber as palestras da SAF podem entrar em contato com a Secretaria dos Colaboradores (Secol) do CRF-SP pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

 

     

    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.