ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 124 - JAN - FEV / 2016

BATE-PAPO COM O DIRETOR 

 

 

   

PedroCabeça de gestor, coração de militante

 Conheça um pouco da vida e das ideias do presidente do CRF-SP, dr. Pedro Eduardo Menegasso, que no terceiro mandato planeja lutar para implementar a Lei 13.021/14

 

 

LSP 5510Dr. Pedro Menegasso durante seu discurso como presidente reeleito do CRF-SP na posse da diretoria gestão 2016-2017Ele já foi líder estudantil, atendeu a muitos pacientes no balcão, foi proprietário de farmácia e construiu uma trajetória de quase 30 anos no Conselho Regional de Farmácia de São Paulo. Foi colaborador de Comissões Assessoras e de Ética, conselheiro, diretor-tesoureiro e presidente. Ele é um dos líderes responsáveis pela modernização administrativa da entidade.
Casado e pai de dois filhos, dr. Pedro Eduardo Menegasso é formado pelo tradicional curso de Farmácia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara. Sua rotina consiste em alternar o trabalho no CRF-SP e a carreira como consultor nas áreas de comunicação, marketing, estratégia e colocação comercial de produtos.

 


digitalizar0006 okDr. Pedro Menegasso na colação de grau da turma de Farmácia da Unesp no ano de 1989No terceiro mandato como presidente (biênio 2016/2017), dr. Pedro quer lutar para implementar a Lei 13.021/14. Para ele, a Farmácia Estabelecimento de Saúde é uma obra coletiva em construção e ainda exige muita disposição da categoria para transformZ'á-la em realidade.
Confira, abaixo, a primeira entrevista da série Bate-Papo com os Diretores, iniciativa da Revista do Farmacêutico para que os leitores conheçam melhor o perfil dos que lideram o CRF-SP:

1. Ser farmacêutico é...
Trabalhar para amenizar o sofrimento das pessoas, proporcionar bem-estar a todos, assegurar que os seus direitos sejam garantidos, empenhar-se para produzir qualidade de vida aos pacientes.

2. Ser presidente do CRF-SP é...
Primeiramente, uma honra. No entanto, estar à frente dos farmacêuticos paulistas significa também ser um alvo fácil de tudo quanto é tipo de ataque e injustiça. É preciso firmeza, foco e paciência.

 

 

brasiliaÀ esq., dr. Pedro, em 2014, participando ativamente da votação dos deputados na Câmara para aprovação da Lei 13.021/14. À dir., em 2010, foi um dos líderes da mobilização em favor da aprovação do substitutivo ao PL 4.385/94, que em 2014 seria aprovado como Lei 13.021, transformando definitivamente a farmácia como estabelecimento de saúde
 DSC0375Pela terceira vez, dr. Pedro assina seu compromisso como presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo3. Maior orgulho profissional
Ter participado da mobilização que levou à publicação da Lei 13.021/14. Passei a vida sob uma legislação da qual eu não participei da discussão. Nem sonhava em ser farmacêutico quando a lei anterior foi publicada. Desta, não. Acompanhei desde a faculdade e tive a felicidade de estar na Câmara dos Deputados no dia da aprovação em plenário, depois de muita luta, de ter participado ativamente.


4. E a maior decepção?
São muitas e eu não gostaria de detalhá-las, mas posso dizer que são todas ligadas ao processo político no Brasil, quando interesses particulares se sobrepõem aos da coletividade.

5. No futuro, a profissão farmacêutica será...
Valorizada pela sociedade brasileira, que reconhecerá a sua importância em defesa da saúde, no cuidado ao paciente e no desenvolvilmento de novas tecnologias.

6. Mas deve tomar cuidado com...
O complexo de inferioridade crônico frente aos demais profissionais de saúde, o excesso de reclamações e pessimismo.

 

 


tv-gazetaDr. Pedro Menegasso em uma de suas entrevistas à grande mídia para consolidar a imagem do farmacêutico como profissional de saúde para a sociedade
7. No mandato que se inicia, quero lutar para...

No segundo mandato de minha gestão tivemos uma conquista muito importante, que foi a aprovação da Lei Federal nº 13.021 de 2014. Agora, quero lutar pela sua consolidação, fazê-la funcionar de forma a fortalecer a atuação do farmacêutico, defender a saúde pública e valorizar a profissão em todas as áreas de atuação. Um dos instrumentos será o investimento na conscientização tanto da população como dos profissionais.
O principal desafio é criar unidade na construção desta nova farmácia brasileira após a conquista da Lei 13.021/14, pela qual tanto nos empenhamos. A Farmácia Estabelecimento de Saúde é ainda uma instituição em formação. Percebemos que o conceito tem ganhado cada vez mais corpo e adeptos, mas ainda precisamos evoluir. Trata-se de uma mudança de paradigma, de uma mentalidade arraigada em nossa sociedade. Isso leva tempo e demanda esforços, mas acredito que conseguiremos.

 

8. No balcão, eu aprendi a...
Ouvir as pessoas e a perceber que, primeiramente, elas querem ser ouvidas, pois aderem a tratamentos, tomam medicamentos, adotam as medidas, mas não pode ser por imposição, sem que lhes seja dado o direito de questionar. Precisamos conquistar, sim, a confiança e o respeito dos pacientes.

 

antigasÀ esq., dr. Pedro nos tempos de graduação na Unesp de Araraquara, em 1988, quando integrou o Projeto Rondon. À dir., em sua primeira farmácia na cidade de Amparo, em 1993

 

9. A ética é inimiga do lucro?
Só para quem tem preguiça de encontrar as melhores soluções ou não usa a cabeça para pensar. É possível lucrar e ser ético.

10. O que não falta na sua farmácia particular?
Eu não tenho farmácia particular. Moro em cidade grande, sempre há uma farmácia 24 horas com farmacêutico por perto.

11. O que não tem remédio, remediado está?
Não. O que não tem remédio, ainda não foi descoberta a cura. Chame um bom farmacêutico, que ele estuda, pesquisa e encontra uma solução. Quem pensa assim se acomodou diante do sofrimento das pessoas. Não sou assim.

 

 senadoEm 2014, em Brasília, dr. Pedro e dr. Walter Jorge João, presidente do CFF, em conversas com deputados sobre a importância para a população e para a saúde pública do Brasil da aprovação da Lei 13.021/14

    

 Discurso-dr2Dr. Pedro, em 2007, no Congresso Nacional, defendeu em audiência pública a Farmácia Estabelecimento de Saúde

 

 

 

 

     

    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.