ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 123 - NOV - DEZ / 2015

COMISSÕES ASSESSORAS / EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA

Novo curso de Farmácia em debate

Avança a discussão das novas diretrizes

Há 13 anos, a Farmácia passou por um momento ímpar na profissão e na educação farmacêutica: a implantação das últimas diretrizes curriculares dos cursos de graduação. Esse fato transformou o ensino e os caminhos do farmacêutico formado desde então.

educacaoA Resolução CNE/CES n°. 2, de 19/2/2002, do Ministério da Educação, alterou o perfil do curso, e, consequentemente, do profissional que veio a atuar no mercado. As habilitações deixaram de existir e a formação generalista, com foco em todas as áreas das ciências farmacêuticas, foi a grande novidade.
O documento apontava um profissional mais humanístico, com capacidade de criticar, refletir e ser um agente de mudanças.
Mas, afinal, o que são diretrizes curriculares e como elas podem ter tanta influência na profissão? De acordo com a Prof.ª Dr.ª Marise Bastos Stevanato, coordenadora da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica (Caef) do CRF-
SP, diretrizes curriculares são as referências que uma instituição de ensino superior (IES) deve seguir para a elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC).
“São elas que traduzem a percepção dos profissionais quanto aos anseios de mudanças, seja para atendimento a novas demandas, ajuste ao mercado e, principalmente, a uma necessidade social da comunidade/sociedade”, afirma.

MUDANÇAS
Apesar de toda a importância das Diretrizes Curriculares de 2002, a profissão farmacêutica passou por uma série de acontecimentos marcantes na última década, como as resoluções nº 585 e 586, de 2013, que regulamentaram as atribuições clínicas do farmacêutico e a prescrição farmacêutica, respectivamente. Outra conquista que quebrou paradigmas foi a aprovação da Lei 13.021/14, que transformou definitivamente a farmácia em estabelecimento de saúde.
Dessa forma, a atualização das grades se tornou cada vez mais urgente.
Professora Marise alerta que toda referência merece e precisa ser repensada, e a implantação de uma orientação tem um ciclo que demanda, no início, uma fase adaptativa, passa pela fase da transformação, segue para a da análise crítica (baseada em indicadores), atinge a da necessidade de reformulação e culmina na publicação do novo.
“Acredito que a mudança se inicia logo após a publicação das diretrizes. Nada é estático, mesmo porque existem diversidades de opiniões e percepções. Claro que o clamor pela mudança se acentua ao longo dos anos”, ressalta.

FORMAÇÃO CLÍNICA E TECNOLÓGICA
As novas diretrizes do curso de Farmácia serão baseadas em discussões realizadas em fóruns regionais, estaduais e nacionais, que estão ocorrendo. Acredita-se que, no ano que vem, o resultado das discussões nacionais seja publicado.
A aprovação se dará pelo voto de delegados eleitos nesses fóruns.
Entre as mudanças que deverão ocorrer está a formação clínica, que deve ser aprimorada. “Existe uma significativa demanda por profissionais da área ainda não atendida”, afirma a professora.
A formação tecnológica também deve ser ratificada e fortalecida em virtude da necessidade gerada pelas inovações atualmente existentes.
A área de análises clínicas preocupa os envolvidos com o novo documento. “Além de manter o âmbito, essa área deve contribuir, por meio da análise dos resultados dos exames, para o acompanhamento farmacoterapêutico”, ressalta.

ESTADO FORTE
O Estado de São Paulo detém o maior número de farmacêuticos e de empresas farmacêuticas do país, portanto, sua importância é mais do que significativa, e todo e qualquer resultado, seja positivo ou não, tem grande impacto em suas regiões.
Para a profa. Marise, somente por esse fato, pode-se inferir nesse processo, a obrigação do CRF-SP em participar ativamente das discussões. “O CRF-SP tem a missão de proteger a sociedade e zelar para que o farmacêutico, profissional da saúde, desempenhe suas atividades com competência e comprometimento, por isso, não pode se furtar a esta responsabilidade.”

Por Mônica Neri