ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

Nº 123 - NOV - DEZ / 2015

COMISSÕES ASSESSORAS /FARMÁCIA

Monte sua farmácia

Hoje, 1/3 das farmácias é de propriedade de farmacêuticos, mas como encontrar motivos para abrir o próprio negócio e superar desafios?

farmaciaPara gerir o próprio negócio, é preciso ter perfil empreendedor e conhecimento em administração“Existem três tipos de empresas. As que fazem as coisas acontecer, as que ficam vendo as coisas acontecer e as que se perguntam: O que aconteceu?”, a declaração de um dos mais importantes nomes do marketing mundial, Philip Kotler, traz uma reflexão sobre o empreendedorismo.
De acordo com o Sebrae, podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo, e parte para a ação.
Hoje, 1/3 das farmácias cadastradas no CRF-SP é de propriedade de farmacêuticos. O número traduz o perfil do país, que tem quase 10 milhões de pequenos negócios, responsáveis pela geração de 70% dos novos postos de trabalho e 27% do PIB.
Para o coordenador da Comissão Assessora de Farmácia do CRF-SP, dr. Júlio Cesar Pedroni, todo farmacêutico pode ter o seu negócio, mas é preciso ir além da vontade. “A grande vantagem é ter a farmácia toda em sua mão, podendo tomar não só as decisões técnicas, como também as administrativas e financeiras”, afirmou.
O mais importante para ele, no entanto, é ter perfil empreendedor e conhecimento em administração e gestão do negócio. Dr. Júlio é proprietário de farmácia desde 1996, quando adquiriu um negócio pronto que atravessava dificuldades.
Como ocorre em muitos casos, o coordenador da Comissão de Farmácia sentiu a necessidade de entender mais da área técnica e ingressou na faculdade de Farmácia. “No início, achava que, para um dono de farmácia, era mais importante saber administrar o negócio, por isso, contratei um farmacêutico para assumir as responsabilidades técnicas. Mas logo depois, percebi a importância de também ser farmacêutico e aliar as duas coisas”, conta.

ATENDIMENTO HUMANIZADO
Outro membro da Comissão de Farmácia e proprietária, a dra. Damaris Marcelino também acredita que o farmacêutico que quer montar seu negócio precisa ir além da formação acadêmica e ter vontade de empreender, equilíbrio para lidar com pessoas e muita resiliência.
Para a farmacêutica, a motivação de poder colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos na faculdade é uma grande realização profissional porque, além de gerir o negócio, é possível sentir orgulho de ser farmacêutico quando atende um paciente no balcão, por exemplo.
Mas o segredo do sucesso da dra. Damaris é o foco que ela dá ao atendimento humanizado. “Treino constantemente minha equipe e sempre digo que precisamos surpreender nosso paciente. Passo a eles que não dispensamos medicamentos ou perfumaria, mas trabalhamos com o sonho da prevenção, cura ou alivio do seu problema e de seu bem-estar.”

COMEÇANDO DO ZERO
A paixão pelo empreendedorismo levou a dra. Damaris, junto com um sócio, a adquirir sua primeira drogaria há 18 anos. Como consequência, ela descobriu a grandeza da profissão farmacêutica levando-a a ingressar na faculdade. De empreendedora à profissional da saúde, dra. Damaris foi construindo sua carreira profissional.
No primeiro ano de faculdade, ela já tinha duas drogarias, e, por meados de 2009, dra. Damaris empreendeu um grande desafio: adquirir um estabelecimento que estava em processo de falência e transformá-lo em um estabelecimento de referência.
A aquisição da Drogaugusta marcou, além do fim da sociedade que ela mantinha, o longo caminho percorrido até superar os desafios e preocupações do dia a dia, tendo em vista que a boa saúde do próprio negócio é uma preocupação diária.
As dificuldades superadas trouxeram a ela muitas realizações profissionais, sendo a mais significativa o orgulho de ser farmacêutica. “Me lembro quando comecei, não tinha o menor conhecimento e isso me assustava. Um dia, uma cliente entrou na farmácia, olhou para mim e disse: - Quem está aí, sem ser você? Naquele dia, eu decidi que mudaria o jogo. Fiz minha faculdade cumprindo todos os estágios, horas complementares exigidas e nunca mais parei de investir no meu conhecimento”, destaca.
Manter a motivação e estar servindo aos pacientes faz a farmacêutica levantar todos os dias com o desejo de inovar e fazer diferente, visando resolver com ética e profissionalismo as responsabilidades que todo empreendedor encontra pela frente. “Decidi não ser apenas a dona da farmácia, mas a farmacêutica proprietária”, ressalta.

PARCERIA COM SEBRAE-SP OFERECE MANUAL PARA ABRIR E GERIR UMA FARMÁCIA

farmacia2Para orientar farmacêuticos empreendedores e interessados em abrir e fazer a gestão de sua própria farmácia, o CRF-SP e o Sebrae-SP fizeram uma parceria que inclui uma cartilha, uma palestra e cursos de EAD.

Cartilha:
O material está dividido em duas partes: Aspectos técnicos da atividade e informações de gestão. Ele traz, de maneira didática, assuntos que vão desde licença de funcionamento e Código de Defesa ao Consumidor a aspectos técnicos como a escolha do ponto para abertura da empresa, a importância do contabilista, fluxo de caixa e apuração dos resultados. Para fazer o download da cartilha, basta digitar o seguinte link em seu navegador: http://ow.ly/V6zTo

Palestra:
O Sebrae e o CRF-SP estão percorrendo o Estado com a palestra “Conheça o mercado para crescer”, embasada em um estudo realizado pelo Sebrae-SP, sobre o universo das farmácias independentes.

Cursos EAD
Para agregar mais conhecimento ao farmacêutico empreendedor, as entidades também disponibilizam cursos de educação à distância. Saiba mais informações sobre os cursos e palestras em: www.crfsp.org.br

Por Mônica Neri
(com informações de Marcelo Staffa)