ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 123 - NOV - DEZ / 2015

O Congresso, a mensagem da FIP e o futuro da profissão

o XVIII Congresso Farmacêutico de São Paulo, realizado em outubro, na capital, foi um grande sucesso, coroado pela visita da presidente da Federação Internacional Farmacêutica (FIP), a farmacêutica espanhola dra. Carmen Peña, cuja presença foi especialmente significativa para todos nós do CRF-SP.
A presidente da entidade foi porta-voz de uma mensagem tão otimista quanto verdadeira: “O século XXI está sugerindo um avanço para o farmacêutico.”
A sensação ao caminhar pela Expofar, transitando pelas salas dos cursos, palestras e mesas-redondas apresentadas no Centro de Convenções Frei Caneca, é a de que se estava, realmente, forjando profissionais de um novo tempo.
E como nasce um novo tempo?
Marcos jurídicos, assuntos recorrentes que dominam o debate, são muitos os fatos que fazem a História avançar ou que são apontados como gatilhos do movimento. A aprovação da Lei 13.021/14, ano passado, é um marco jurídico importante rumo à democratização e valorização da Assistência Farmacêutica no Brasil, mas é claro que ainda temos uma longa trajetória rumo à concretização dessa meta. Nos debates do XVIII Congresso, pudemos enxergar o quanto ainda temos de aperfeiçoar a interpretação dos conceitos da lei.
Mas é evidente, na procura por cursos de prescrição farmacêutica, nas opiniões entusiasmadas nos debates sobre os serviços de saúde que podem ser oferecidos pelas farmácias, que um grupo considerável de profissionais e estudantes já vislumbrou esse futuro e querem estar bem preparados para ele.
Um futuro no qual a saúde será a principal preocupação e não a pílula mágica e seu preço promocional, no qual o paciente será mais exigente e questionador, e que terá no farmacêutico um poderoso aliado. Um país onde a farmácia seja realmente um estabelecimento de saúde.
Não são apenas profissionais que estão mais atentos, também empresários. Tornou-se fácil ver farmacêuticos em promoções de saúde, aferindo pressão arterial e oferecendo orientação nas farmácias. Estamos em um período de transformação e, de repente, falar de saúde na farmácia passou a ser uma decisão acertada, mesmo que em alguns casos ainda seja por marketing.
Resta a nós, do CRF-SP, aproveitar dessa sensação de dever cumprido, após a realização de um Congresso inesquecível, arregaçar as mangas, redefinir estratégias para o futuro e ir à luta.