ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

 

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 122 - JUN - JUL - AGO / 2015

 

 

 

Protagonistas de um momento histórico

  

A edição da Revista do Farmacêutico que apresentamos a vocês é a fotografia de um momento pelo qual passam farmacêuticos de todo o país.

A crise política e financeira e as manifestações populares que se tornaram rotineiras são vistas por muitos com apreensão, porém, para especialistas, vivemos um momento único, repleto de questionamentos éticos que podem resultar em transformações significativas da sociedade.
Ciente desse momento, o CRF-SP realizou dia 30 de maio o Seminário de Ética, durante o qual debateu com as principais personalidades, das áreas de saúde e da filosofia, os dilemas pelos quais passam os farmacêuticos.
O foco no bem estar do paciente dominou as mesas-redondas. E deveria ser diferente? Numa Farmácia Estabelecimento de Saúde, como bem afirmou um dos palestrantes, o lucro e a saúde não são antagônicos, mas, às vezes, entram em conflito, e o farmacêutico é quem deve tomar a decisão ética, por isso a importância de ter a sua autonomia reafirmada pela nova Lei 13.021/14.
Se o foco deve ser no paciente, não pode haver duas assistências no país, uma prestada por farmacêutico habilitado e outra por um profissional qualquer, seja no serviço público ou privado.
Também nesta edição, você encontrará uma reportagem especial sobre o avanço da assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS), as vitórias obtidas após a aprovação da Lei 13.021/14 e as ações do CRF-SP nessa área.
No entanto, é bom salientar que assistir à edição de novas leis não garante a assistência farmacêutica a todos. A aprovação de uma nova legislação é apenas o primeiro passo. 
A genuína Farmácia Estabelecimento de Saúde, seja ela pública ou privada, é uma obra monumental, construída tijolo a tijolo por todos nós, farmacêuticos, todos os dias. 
Por isso, se esta revista é a fotografia de um momento tão importante das nossas carreiras, talvez tenha passado da hora de você enxergar a si mesmo nessa imagem.
Você, leitor, farmacêutico, também é o autor desse capítulo histórico.

 

 

 

 

 

    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.