Piracicaba inaugura nova sede da seccional e realiza Encontro Regionalizado de Farmacêuticos

Diretores e autoridades no descerramento da placa da nova sede da Seccional de PiracicabaDiretores e autoridades no descerramento da placa da nova sede da Seccional de Piracicaba


São Paulo, 7 de outubro de 2024

Nos dias 4 e 5 de outubro, o CRF-SP concentrou suas atividades no município de Piracicaba, começando pela solenidade de inauguração de sua nova sede. Localizada em um prédio comercial moderno, o local foi adquirido para oferecer mais conforto, segurança e acessibilidade aos farmacêuticos.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a diretoria do CRF-SP, conselheiros, delegados regionais e adjuntos, coordenadores, vice coordenadores e membros dos Grupos Técnicos de Trabalho e Comitês, presidentes e membros das Comissões de Ética da entidade, além de vereadores, presidentes e representantes de outras entidades e do secretário municipal de Saúde local, o Dr. Marcelo Carvalho, que ressaltou o papel importante dos farmacêuticos e do CRF-SP, na fiscalização e aprimoramento, para garantir os direitos à saúde para população.

Dr. Marcelo Polacow e Dra. Luciana CanettoDr. Marcelo Polacow e Dra. Luciana Canetto

A anfitriã do evento foi a Dra. Rafaela Durrer Parolina de Carvalho, delegada regional, que desde 9 de agosto de 2021, está à frente da seccional de Piracicaba. Emocionada, ela agradeceu a presença de todos. “Essa casa é formada por nós, farmacêuticos. Esse espaço, que é dedicado aos profissionais de Piracicaba e outras 29 cidades de abrangência da seccional, não é um local apenas para atendimento, mas um espaço para acolher e promover melhorias para as demandas profissionais”, destacou.

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow, que é piracicabano, expressou sua satisfação por inaugurar a nova sede em sua cidade natal, enfatizando que o espaço permitirá aprimorar os debates e capacitações necessários para o exercício da profissão farmacêutica.

“Esse ano faço 36 anos como farmacêutico, nasci e fui criado em Piracicaba e minha trajetória passa por aqui. Ter essa oportunidade de inaugurar esse espaço aqui, na cidade, é muito especial”, disse.

Dra. Danyelle Marini e Dr. Marcos MachadoDra. Danyelle Marini e Dr. Marcos Machado

A vice-presidente, também piracicabana, Dra. Luciana Canetto Fernandes, também se emocionou ao relembrar sua trajetória na seccional. “A minha atuação política começou na seccional de Piracicaba, fiz parte da Comissão de Saúde Pública, em 2008 assumi a diretoria regional e fiquei até 2015, quando fui eleita conselheira e hoje tenho orgulho de estar na vice-presidência. Foi uma trajetória construída tijolinho por tijolinho e tenho muito agradecimento pela seccional, onde tudo começou”, enfatizou.

A diretora-tesoureira, Dra. Danyelle Cristine Marini, ressaltou a importância da nova sede para a valorização da classe. “Hoje nós completamos o número de 24 seccionais próprias, todos prédios do CRF-SP, extremamente modernos e confortáveis”, disse.

Secretário Municipal de Saúde de Piracicaba Marcelo Carvalho e Dra. Rafaela Parolina de CarvalhoSecretário Municipal de Saúde de Piracicaba Marcelo Carvalho e Dra. Rafaela Parolina de Carvalho

O conselheiro federal Dr. Marcos Machado elogiou o papel político dos farmacêuticos piracicabanos, que se destacam na profissão em todo o Estado.

Após a cerimônia, as autoridades presentes descerraram a placa de inauguração, marcando o início de uma nova fase para os farmacêuticos da região.

O evento teve a parceria da Drogal e Rioclarense.

 

Encontro Regionalizado de Farmacêuticos

Voluntários e colaboradores do CRF-SP presentes no eventoVoluntários e colaboradores do CRF-SP presentes no evento

No dia seguinte, 5 de outubro, ocorreu o Encontro Regionalizado de Farmacêuticos, que trouxe debates essenciais para o aprimoramento dos farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia. Com o tema “Tendências e desafios da profissão farmacêutica: gestão, saúde pública e novas tecnologias”, o encontro reuniu cerca de 100 farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia e foi organizado pelas seccionais de Bragança Paulista, Campinas, Jundiaí, Piracicaba, São João da Boa Vista e Sorocaba, proporcionando um espaço para aprendizado e troca de experiências.

Dr. Marcelo Polacow, Dra. Luciana Canetto e Dra. Danyelle Cristine Marini agradeceram a participação de todos e ressaltaram a importância de abordar questões cruciais, como o uso de novas tecnologias, a relevância do perfil de liderança do farmacêutico e o avanço dos serviços, como os exames de análises clínicas nas drogarias.

Diretores e delegada regional de Piracicaba Diretores e delegada regional de Piracicaba

O evento incluiu mesas-redondas com palestras sobre temas relevantes. A primeira mesa trouxe a Dra. Patrícia Correa Dias, que falou sobre "Prescrição de fitoterápicos na saúde mental", seguida pela Dra. Cláudia Fegadolli, que discutiu a “Reorientação do cuidado em saúde mental na atenção básica”.

Dra. Patrícia explicou que os fitoterápicos, diferentemente dos medicamentos alopáticos, atuam de forma sinergética e com múltiplos alvos. Para a saúde mental, ela citou como exemplos para prescrição de plantas medicinais a Passiflora incarnata, Matricaria chamomilla, Melissa officinalis, Erythrina mulungu, Humulus lupulus e Scutellaria lateriflora.

A Dra. Cláudia explicou que existe um paradigma atual entre saúde mental e direitos humanos. Com a Lei 10.216/01, que dispõe sobre os direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial, o tratamento deve ser preferencialmente em serviços comunitários. As internações devem ser utilizadas apenas quando os recursos extra-hospitalares forem esgotados, e deve haver um plano de alta planejada para pessoas com históricos de longas internações.

Mesa-redonda Prescrição de fitoterápicos e Reorientação do cuidado em saúde mental - Dr. Marcelo Buzanelli, Dra. Patrícia Dias e Dra. Cláudia FegadolliMesa-redonda Prescrição de fitoterápicos e Reorientação do cuidado em saúde mental - Dr. Marcelo Buzanelli, Dra. Patrícia Dias e Dra. Cláudia Fegadolli

Na sequência, o Dr. Marcelo Polacow apresentou uma palestra sobre "Uso da inteligência artificial na área da saúde", seguido pela Dra. Vanessa Solbiati, que compartilhou sua experiência na aplicação de IA na prática clínica hospitalar.

Dr. Marcelo abordou o ChatGPT e as novas oportunidades do farmacêutico com a regulamentação da saúde digital e inteligência artificial, conforme a Resolução 10/24 do Conselho Federal de Farmácia, que estabelece as atribuições do farmacêutico neste contexto.

Dra. Vanessa destacou que a IA nos hospitais pode contribuir para prevenir erros na avaliação precoce de prescrições, aumentar a eficiência, reduzir a complexidade laboral da atividade farmacêutica e diminuir custos, com a redução de desfechos desfavoráveis que geram prejuízos.

Mesa-redonda sobre Uso da inteligência artificial na área da saúde: Dr. Ronaldo Campanher, Dra. Vanessa Solbiati e Dr. Marcelo PolacowMesa-redonda sobre Uso da inteligência artificial na área da saúde: Dr. Ronaldo Campanher, Dra. Vanessa Solbiati e Dr. Marcelo Polacow

Assim como Dr. Marcelo, Dra. Vanessa ressaltou que, apesar das ferramentas, o farmacêutico continua sendo essencial para validar esses dados e aplicar a prática clínica, utilizando a IA como recurso auxiliar e ampliando seu papel no cuidado farmacêutico.

A programação também incluiu a palestra do Dr. Fernando Henrique Fortunato dos Santos sobre “Identificação do líder farmacêutico na ótica do RH”. Ele destacou a importância da gestão farmacêutica, que une os conhecimentos técnicos do farmacêutico com os conhecimentos de gestão necessários para gerenciar um negócio e todos os processos envolvidos na rotina do profissional, como o cuidado do paciente, a gestão de colaboradores e a entrega de resultados.

Palestra Identificação do líder farmacêutico na ótica do RH: Dr. Kleber Fernandes e Dr. Fernando Henrique dos SantosPalestra Identificação do líder farmacêutico na ótica do RH: Dr. Kleber Fernandes e Dr. Fernando Henrique dos Santos

Para finalizar o evento, o conselheiro federal Dr. Marcos Machado falou sobre exames laboratoriais em drogarias. Ele destacou a RDC 786/23 da Anvisa, que permite a realização de exames em drogarias por farmacêuticos, enfatizando que essa norma é um pleito antigo do CRF-SP. O objetivo é que a farmácia seja vista como um estabelecimento de saúde, não como um mero comércio de medicamentos, e que os exames oferecem uma oportunidade para o profissional exercer seu papel clínico e contribuir ainda mais com a saúde da população.

Palestra: Exames laboratoriais em drogaria - Dr. Marcos Machado Ferreira e Dr. Eli MenesesPalestra: Exames laboratoriais em drogaria - Dr. Marcos Machado Ferreira e Dr. Eli Meneses

O evento foi apoiado pela Coplacana e HFC Saúde, com parcerias da Unimed Piracicaba, Biotipo, Rioclarense, Drogaria São Paulo e a Syos.

Participantes do Encontro Regionalizado de Farmacêuticos de PiracicabaParticipantes do Encontro Regionalizado de Farmacêuticos de Piracicaba

 

Monica Neri 

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.