Participe dos testes do SNGPC

Testes estão sendo realizados até 31/07/2024 em farmácias e drogarias de SP e DF

São Paulo, 16 de julho de 2024

A Anvisa iniciou a nova etapa de testes para retorno do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que incluiu todas as farmácias com e sem manipulação do Distrito Federal e do Estado de São Paulo.

Destaca-se que as transmissões nesta etapa se tratam, de fato, de TESTES e não haverá eventuais penalidades por parte de órgãos competentes, relacionadas a movimentação via SNGPC. Durante o período de testes deve ser mantida a escrituração da movimentação nos sistemas ou registros internos, para fins de comprovação de estoque e fiscalização, conforme já estabelece a RDC nº 586/2021.

Alguns problemas identificados no SNGPC já foram corrigidos recentemente, como os relacionados ao cadastro de RT no Sistema de Segurança e o erro relacionado à mensagem de página do SNGPC expirada.

A Anvisa espera a máxima participação de todos os envolvidos, já que a proatividade se trata de uma estratégia essencial para um futuro retorno de um sistema mais robusto e estável, que possa receber todas as informações de movimentações de estoques com segurança e integridade dos dados.

O CRF-SP orienta aos farmacêuticos que atuam como responsáveis técnicos das farmácias e drogarias para que participem dessa fase de testes do SNGPC, de forma que eventuais erros possam ser ajustados antes da retomada da escrituração obrigatória via SNGPC.

O CRF-SP se coloca à disposição dos farmacêuticos para esclarecimentos de dúvidas sobre o assunto, via Setor de Orientação Farmacêutica: (11) 3067-1470, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou chat online: http://chat.crfsp.org.br/chat/login

Clique aqui e acesse as orientações para participação nos testes. O material destina-se a todas as farmácias, inclusive aquelas com manipulação do Distrito Federal e Estado de São Paulo.

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!