Workshop Farmácia Clínica ratifica a importância do cuidado farmacêutico centrado no paciente

Dr. Alipio do Carmo, coordenador geral do curso de Farmácia da Unip; Dr. Marcos Machado, conselheiro federal; Dra. Danyelle Marini, secretária-geral do CRF-SP;  Dra. Silvana Mantovani, delegada adjunta da Seccional de Ribeirão Preto; Ricardo Silva, deputado federal; Dra. Luciana Canetto, vice-presidente; Jean Corauci, vereador; Dr. Adriano Falvo, diretor-tesoureiro; Dr. Marcelo Barrionovo, delegado regional de Ribeirão Preto e Dra. Débora Braz, delegada adjunta da Seccional de Franca Dr. Alipio do Carmo, coordenador geral do curso de Farmácia da Unip; Dr. Marcos Machado, conselheiro federal; Dra. Danyelle Marini, secretária-geral do CRF-SP; Dra. Silvana Mantovani, delegada adjunta da Seccional de Ribeirão Preto; Ricardo Silva, deputado federal; Dra. Luciana Canetto, vice-presidente; Jean Corauci, vereador; Dr. Adriano Falvo, diretor-tesoureiro; Dr. Marcelo Barrionovo, delegado regional de Ribeirão Preto e Dra. Débora Braz, delegada adjunta da Seccional de Franca

São Paulo, 15 de julho de 2024.

A cerca de 300 km da capital, Ribeirão Preto se caracteriza por ser uma das cidades mais populosas do país, com isso contempla uma gama de hospitais, unidades básicas de saúde, indústrias e demais estabelecimentos de saúde que contam com o farmacêutico. No sábado, 13 de julho, a cidade recebeu o Workshop Farmácia Clínica, uma iniciativa do Instituto de Ciências e Tecnologia (ICTQ), o Conselho Federal de Farmácia e o CRF-SP.

Realizado na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, o Workshop promoveu aos farmacêuticos da cidade e região um vasto conhecimento por meio de palestras e debates sobre anamnese farmacêutica, implementação de serviços clínicos, prescrição eletrônica, interações medicamentosas e muito mais. O delegado regional da Seccional de Ribeirão Preto, Dr. Marcelo Barrionovo, foi o anfitrião do evento.

O deputado federal Ricardo Silva, natural de Ribeirão Preto, prestigiou a abertura e enfatizou sua aproximação com os profissionais. “Desde que passei a conhecer mais a profissão farmacêutica, me apaixonei por essa área, posso dizer que sou um farmacêutico de alma. Quero parabenizar por esse evento tão importante que foca no cuidado ao paciente. Como deputado federal tenho defendido bandeiras justas de saúde na Câmara dos Deputados, como no caso do piso salarial para o farmacêutico. Sou testemunha da luta incansável do CRF-SP pelos farmacêuticos, estar junto com vocês é também lutar juntos por diversas causas justas”, destacou o deputado.

O vereador Jean Corauci também deu as boas-vindas aos participantes. “É muito importante a qualificação dos profissionais da Farmácia, isso reflete na saúde da população de Ribeirão Preto, farmacêuticos capacitados fazem com que a saúde e a qualidade de vida sejam cada vez melhores. Não é demais reforçar que os farmacêuticos são os profissionais de saúde mais próximos da população e o primeiro contato do paciente com o sistema de saúde”, ressaltou o vereador.

O vereador de Ribeirão Preto Jean Corauci, o deputado federal Ricardo Silva e Dr. Marcelo Barrionovo, delegado regional de Ribeirão Preto O vereador de Ribeirão Preto Jean Corauci, o deputado federal Ricardo Silva e Dr. Marcelo Barrionovo, delegado regional de Ribeirão Preto

A farmacêutica Dra. Elaine Milani, formada há 20 anos, atua há quatro na área hospitalar, especialmente com farmácia clínica. "Acho muito importante esse tema devido à segurança do paciente,  fazemos anamnese, evitamos erros de diluição e de posologia. Estamos ganhando muito mais espaço com o diálogo com o médico, o que antigamente era muito mais complicado. O acompanhamento farmacoterapêutico evita muitos danos ao paciente. Estou muito feliz por atuar nessa área". 

Troca de experiências e aprendizado

A primeira apresentação do workshop foi do secretário-geral do CRF-SP, Dr. Adriano Falvo, que enfatizou sobre os aspectos legais da implantação de serviços. “Os serviços podem e devem ser cobrados, muitos têm medo de não ter aceitação, mas se você fizer bem feito, as pessoas vão ter prazer em pagar, pois nunca sentiram um serviço tão diferenciado”, disse o Dr. Adriano.

Dr. Adriano Falvo, secretário-geral do CRF-SP, apresentou a palestra sobre as implicações legais para a implantação dos serviços clínicos Dr. Adriano Falvo, secretário-geral do CRF-SP, apresentou a palestra sobre as implicações legais para a implantação dos serviços clínicos

Na sequência, a vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto, destacou em sua apresentação sobre os benefícios da prescrição eletrônica, entre eles a interoperabilidade. “Quando conseguirmos relacionar todas as plataformas não perderemos mais dados dos pacientes. Saber quais os medicamentos que utiliza, o histórico de saúde, os diagnósticos, a integração entre os sistemas é fundamental para a tomada de decisão mais assertiva para o paciente”. Outros aspectos em relação à prescrição eletrônica são a minimização dos erros de identificação dos medicamentos principalmente em decorrência da caligrafia; mais agilidade às informações, uma vez que a receita pode ser acessada de qualquer lugar, por qualquer pessoa com acesso à internet, além de aumentar a segurança do paciente.

Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP falou sobre prescrição eletrônica Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP falou sobre prescrição eletrônica

O conselheiro federal por São Paulo, Dr. Marcos Machado, apresentou a palestra sobre testes rápidos no serviço farmacêutico. “A realização de exames pelo farmacêutico pode ajudar a desafogar o sistema público. No caso recente da dengue, por exemplo, em que quase 70% de internações era pela doença, a realização de exames na farmácia se mostrou imprescindível, assim como na covid-19. Hoje, o farmacêutico tem uma demanda clínica, pode atender o paciente, solicitar e realizar o exame, além de interpretá-lo, tudo mudou muito e o farmacêutico precisa aproveitar esse momento”, afirmou o Dr. Marcos.

Dr. Marcos Machado, conselheiro federal, falou sobre testes rápidos em farmácias Dr. Marcos Machado, conselheiro federal, falou sobre testes rápidos em farmácias

A anamnese farmacêutica foi o tema abordado na palestra da Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP. “O farmacêutico atual é voltado ao bem-estar do paciente e o cuidado se materializa por meio dos serviços farmacêuticos. É fundamental desenvolver um raciocínio clínico e, para isso, é preciso ter base em um método clínico centrado na pessoa e não na doença. A hipertensão por exemplo é apenas a ponta do iceberg de uma investigação”.

Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP apresentou a palestra sobre anamnese farmacêutica Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP apresentou a palestra sobre anamnese farmacêutica

A importância de prevenir e identificar e as interações medicamentosas esteve em discussão durante a apresentação do Dr. Alípio de Oliveira do Carmo, coordenador geral do curso de Farmácia da Unip. “Os principais fatores de risco para as interações são a polifarmácia; a idade avançada, já que o idoso tem menos proteína, é mais desidratado; as comorbidades e o uso de suplementos e ervas, pois muitos acham que por ser natural, não faz mal, precisamos saber do perigo”.

Dr. Alípio do Carmo, coordenador geral do curso de Farmácia da Unip destacou a importância das interações medicamentosas Dr. Alípio do Carmo, coordenador geral do curso de Farmácia da Unip destacou a importância das interações medicamentosas

O Workshop foi encerrado com a palestra “Desenvolvendo raciocínio clínico na prática farmacêutica”, do Dr. Thiago de Mello, criador do perfil @farmaconapratica. “Ser farmacêutico é como um jogo de videogame. Quando você joga pela primeira vez, você fica perdido na cena do jogo. A medida em que você passa pela primeira, pela segunda fase você se torna mais maduro para chegar ao um caminho mais fácil. Isso depende de estrada, se você começou agora, cola em quem tem estrada. Tem gente que quer ganhar dinheiro no primeiro mês, não é bem assim, existe um caminho a ser trilhado”.

Dr. Thiago de Mello, criador do perfil @farmaconapratica, apresentou a palestra "Desenvolvendo o raciocínio clínico na prática farmacêutica"Dr. Thiago de Mello, criador do perfil @farmaconapratica, apresentou a palestra "Desenvolvendo o raciocínio clínico na prática farmacêutica"

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.