Conheça a trajetória do Dr. Antônio Marcos de Abreu (Marquinho), farmacêutico e vereador de Tatuí

Conheça a trajetória do Dr. Antônio Marcos de Abreu (Marquinho), farmacêutico e vereador de TatuíConheça a trajetória do Dr. Antônio Marcos de Abreu (Marquinho), farmacêutico e vereador de TatuíSão Paulo, 25 de junho de 2024.

Mais conhecido como Marquinho da Santa Casa na cidade de Tatuí, onde nasceu e atua como vereador e farmacêutico, o Dr. Antônio Marcos de Abreu se formou pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) em 1994, complementou os estudos com especializações em gestão de saúde pública, hospitalar, pública e gerência de cidades.

Iniciou a trajetória profissional como farmacêutico em Tatuí e Guareí, onde também participou do Consórcio de Desenvolvimento da Região de Governo de Itapetininga (Condergi) de 1994 a 1996. Em 1996, ingressou na Prefeitura de Tatuí como farmacêutico e, em colaboração com o Governo do Estado de São Paulo, implementou na cidade os programas Dose Certa, Saúde Mental, Alto Custo, Tuberculose/Hanseníase e DST/Aids.

Além das funções na prefeitura, atuou como farmacêutico responsável pela tradicional Farmácia Santa Therezinha, localizada no Largo Mercado, entre os anos de 1996 e 2007. Passou ainda pela distribuidora de medicamentos Americanfarma Ltda., ficando até 2015.

A carreira política começou a partir do trabalho como interventor da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, em 2008. Durante sua gestão, Marquinho reabriu a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e promoveu a recuperação financeira da instituição, atuações que deram notoriedade para o seu ingresso na política, culminando em sua eleição como o vereador mais votado de Tatuí em 2012.

Desde então, passou a ser conhecido como Marquinho da Santa Casa, ocupou diversos cargos na mesa diretora da Câmara Municipal, incluindo primeiro-secretário (2015-2016), vice-presidente (2017-2018) e presidente em dois biênios consecutivos (2019-2020, 2021-2022).

Atuou no fortalecimento da Assistência Farmacêutica, sempre buscando expandir e fortalecer os serviços oferecidos. É autor de 73 projetos de lei aprovados na Câmara de Tatuí, sempre com foco na saúde e no bem-estar da população, não deixando de lado a inclusão social e a proteção às crianças, idosos, mulheres e vulneráveis.

Entre suas iniciativas mais notáveis estão: a Lei 4.890, que garante a entrega domiciliar de medicamentos para idosos e portadores de necessidades especiais; a Lei 5.281, que assegura transporte para pessoas com deficiência e seus acompanhantes; a Lei 4.818, que obriga a Central de Vagas a divulgar a lista de espera para consultas, diagnósticos e cirurgias na rede municipal de saúde; e, mais recentemente, a Lei 5609, que dispõe sobre o reconhecimento das pessoas portadoras de fibromialgia como pessoas com deficiência física, portadores de direitos para fins de atendimento prioritário, além de outros direitos.

Na Câmara, suas contribuições mais significativas vêm das devoluções orçamentárias de mais de R$ 7,1 milhões para a Prefeitura de Tatuí, de economia. Os recursos foram destinados a diversas ações, como os pagamentos dos 13º salários dos funcionários da Santa Casa, a aquisição de equipamentos e ampliação do Banco de Sangue “Fortunato Minghini”, além de apoio a setores da administração municipal. Para benefício direto à Assistência Farmacêutica, Marquinho efetuou a doação de computadores, aparelhos de ar-condicionado, bem como destinou recursos de economia para a aquisição de veículo próprio, instalação de cobertura e bancos para uso da população.

 

Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.