CRF-SP participa de audiência pública sobre o fim das bulas impressas nos medicamentos

Dr. Marcelo Polacow em sua fala durante a Audiência PúblicaDr. Marcelo Polacow em sua fala durante a Audiência Pública

São Paulo, 7 de maio de 2024,

Na manhã desta terça-feira, 7/5, a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados realizou uma Audiência Pública que teve como tema o fim da exigência de bulas impressas nos medicamentos, coordenada pela Deputada Jandira Feghali e pela Deputada Alice Portugal, com requerimentos aditados pelos deputados Rodrigo Valadares e Isnaldo Bulhões.

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow, foi um dos convidados a fazer fala sobre o projeto e destacou os riscos, neste momento, das bulas serem somente nos formatos digitais, apontando o ponto de vista do CRF-SP, que é a da manutenção da bula impressa em complemento as bulas digitais.

Dr. Marcelo Polacow com a Deputada Federal Alice Portugal durante a Audiência PúblicaDr. Marcelo Polacow com a Deputada Federal Alice Portugal durante a Audiência Pública

Também participaram os representantes do Movimento Exija a Bula, Dr. Alexandre Rolf de Moraes; da Pró-Genéricos, Dr. Tiago Vicente; da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais, Dr. Henrique Tada, da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde, Dr. Jackson Lucena, do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Luiz Gustavo Pires; e da Federação Nacional dos Farmacêuticos, Dr. Fábio José Basílio.

Dr. Marcelo Polacow trouxe alguns pontos importantes para o debate caso sejam implantadas as bulas digitais, tais como: o acesso da população a internet e dispositivos para leitura, quem irá imprimir as bulas se solicitado pelo paciente, quais tipos de medicamentos podem abrir mão da bula impressa, qual cronograma e prazos para essa transição, a importância da realização de um "piloto" para avaliação, entre outros.

Confira a fala na íntegra do Dr. Marcelo Polacow abaixo:

Acesse aqui a reunião completa.

Monica Neri
Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!