ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 125 - MAR - ABR / 2016

COMISSÕES ASSESSORAS / HOMEOPATIA

   

   

A farmácia homeopática sob a Lei 13.021/14

Conceitos de prestação de serviços e atendimento clínico diferenciado estão em ampla discussão e implantação no setor 

 

A partir da publicação da Lei 13.021, em 2014, a Farmácia passou a ter o desafio de se transformar em uma unidade de prestação de serviços, assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva. Essa é uma realidade que envolve também o segmento de homeopatia, no qual o farmacêutico, cada vez mais, busca garantir a qualidade na dispensação de medicamentos e nos serviços prestados, além de ter um papel imprescindível na adesão à terapêutica, na prevenção das interações e de outros problemas relacionados a medicamentos e nas ações de farmacovigilância.

 

Dra. Márcia Borges, dra. Rosa Malena Doretto, dra. Priscila Iracema Correia, dra. Mafalda Biagini e dra. Márcia Aparecida Gutierrez participaram da mesa de debates do eventoDra. Márcia Borges, dra. Rosa Malena Doretto, dra. Priscila Iracema Correia, dra. Mafalda Biagini e dra. Márcia Aparecida Gutierrez participaram da mesa de debates do evento

 

Essa foi uma das discussões que  pautou o seminário “A Farmácia Homeopática como Estabelecimento de Saúde”, realizado em Ribeirão Preto, no dia 9 de abril.

Prescrição farmacêutica é uma realidade para a dra. Iracema Priscila Correa, que apresentou sua experiência de sucessoPrescrição farmacêutica é uma realidade para a dra. Iracema Priscila Correa, que apresentou sua experiência de sucessoDurante o evento, a dra. Márcia Borges, coordenadora da Comissão Assessora de Homeopatia do CRF-SP, avaliou que a especialidade passa por um momento de transição e daqui alguns anos já estará totalmente adequada ao conceito de estabelecimento de saúde. “Acredito que entidades representativas como o CRF-SP têm a importante função de informar e formar a opinião dos profissionais, afim de que possam assimilar totalmente esses novos conceitos e implantar no seu dia a dia”.

Segundo a dra. Márcia, o seminário teve o objetivo de levar ao interior o universo da farmácia homeopática adequada aos conceitos de acolhimento, plano estratégico de atendimento ao paciente, novas perspectivas para que o farmacêutico desenvolva os serviços farmacêuticos, prestação de assistência farmacêutica consistente, ética e profissional, além de ampliar o acesso da homeopatia aos pacientes. “Nossa força não está na venda do medicamento, mas na contribuição que podemos oferecer para a saúde do paciente”, comentou.

Em sua apresentação, a dra. Virgínia Cegalla, vice-coordenadora da Comissão, interpretou a Lei 13.021/14 na visão da área. Para ela, os profissionais devem estar capacitados para estabelecer padrões de atendimento homeopático, com definição de protocolos de prescrição homeopática para o atendimento de distúrbios menores e para atender à demanda de uma população que cada vez mais procura alternativas de tratamentos.

Dra. Rosa Malena Doretto, coordenadora da Comissão Assessora de Homeopatia da Seccional de Santo André do CRF-SP, falou da prescrição farmacêutica e sobre a importância da consulta, com local apropriado para que este serviço seja realizado de maneira adequada. “Muitas farmácias já estão implantando o consultório num local separado, fora do balcão, em que o paciente se sente à vontade para conversar.”

Dra. Yone Vuolo Pinheiro, uma das palestrantes do painel “Experiências de sucesso da farmácia homeopática” atende paciente em seu consultórioDra. Yone Vuolo Pinheiro, uma das palestrantes do painel “Experiências de sucesso da farmácia homeopática” atende paciente em seu consultórioO painel “Experiências de sucesso da farmácia homeopática como estabelecimento de saúde” apresentou o depoimento de três farmacêuticas com práticas bem-sucedidas. A dra. Iracema Priscila Correa, dra. Yone Vuolo Pinheiro e a dra. Mafalda Biagini relataram suas trajetórias e suas experiências com os serviços farmacêuticos e sua contribuição no tratamento oferecido para as comunidades onde atuam.

Representando a Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas, a dra. Marcia Gutierrez chamou atenção para o perigo da banalização da prescrição e a necessidade de que os profissionais de homeopatia se capacitem para prestar o serviço. “Devemos pensar numa sistematização de estudo com propriedade para que a prescrição seja feita com segurança”, defendeu a especialista. 

   

Por Carlos Nascimento

 

 

 

 

 

     

     

    farmacêutico especialista
    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.