ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

Nº 125 - MAR - ABR / 2016

ESPAÇO INTERATIVO

Curso Farmacoeconomia no SUS

Quero que o CRF-SP continue promovendo eventos como esse para aprimoramento profissional.

Dra. Francislaine Nunes – Guarulhos/SP (via-e-mail)

Faz bem ouvir seu farmacêutico

Parabéns a todos os profissionais de farmácia, pela sua dedicação e atenção a todos que precisam da sua ajuda, para orientação, tratamento, e, se necessário, encaminhamento ao médico.

Giovanni Nobilioni – Sorocaba/SP (via Facebook)

Eu confio plenamente em minha farmacêutica. Quando necessito de qualquer informação é a primeira que procuro.

Maria Duarte de Melo – Guarujá/SP (via Facebook)

Encontro de Farmácia Estética

Precisamos de cursos preparatórios atrelados para nos auxiliar a alcançar esse novo campo da forma mais profissional possível.

Dra. Fernanda Desirée – Sorocaba/SP (via Facebook)

Comissão muito bem estruturada e com membros atuantes na área. Parabéns ao CRF-SP pelo apoio nesta nova jornada.

Dr. Suélio Santana – São Paulo/SP (via Facebook)

Revista do Farmacêutico

Acabo de receber nossa revista de janeiro e fevereiro e vi matéria sobre o “Farmacêuticos contra Dengue, Zika e Chikungunya”, pela qual os parabenizo.

Dra. Alice Chasin – São Paulo/SP (via e-mail)

Vacinação contra H1N1

Parabenizo o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) por ter tomado à frente de tão importante necessidade para a nossa categoria e trazendo aos farmacêuticos informações realmente relevantes e o apoio jurídico de que precisamos. Atitudes como estas mostram o verdadeiro compromisso com a profissão.

Dr. Ricardo Murça - São Paulo/SP (via Facebook)

ORIENTAÇÃO FARMACÊUTICA

O Departamento de Orientação Farmacêutica do CRF-SP esclarece quem pode realizar os serviços farmacêuticos em farmácias

A legislação vigente (RDC nº 44/09) prevê a possibilidade de realização dos seguintes serviços farmacêuticos em farmácias, no contexto da atenção farmacêutica:

- perfuração de lóbulo auricular para colocação de brincos;

- atenção farmacêutica domiciliar;

- aferição de temperatura corporal;

- aferição da pressão arterial;

- aferição da glicemia capilar;

- administração de medicamentos.

A Resolução nº 499/08 do Conselho Federal de Farmácia, que dispõe sobre a prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias, estabelece que somente o farmacêutico inscrito no CRF, poderá prestar serviços farmacêuticos.

Somente as aplicações de medicamentos injetáveis em farmácias ou drogarias poderão ser feitas pelo farmacêutico ou por outro profissional habilitado, com autorização expressa do farmacêutico responsável técnico. Neste caso, a presença e supervisão do farmacêutico é condição e requisito essencial para aplicação de medicamentos injetáveis aos pacientes, uma vez que previamente à administração de um medicamento deve ser realizada a avaliação farmacêutica do receituário, atividade que é exclusiva do farmacêutico.

Participe!

R. Capote Valente, 487 - 9º andar, CEP: 05409-001 - São Paulo - SP
Tel: (11) 3067 1494 / 1498
Veja no portal www.crfsp.org.br os links para nosso perfil nas principais redes sociais

A RF se reserva o direito de adaptar as mensagens, sem alterar seu conteúdo.