CRF-SP reforça importância do farmacêutico durante Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes

 

Dr. Paulo Caleb, Jr, Dra. Ana Cristina Lo Prete e DR. José Vanilton de AlmeidaDr. Paulo Caleb, Jr, Dra. Ana Cristina Lo Prete e DR. José Vanilton de AlmeidaSão Paulo, 30 de julho de 2018.

Por mais um ano, o CRF-SP foi convidado a participar do Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes, promovido pela Associação Nacional de Atenção ao Diabetes, Anad. A 23º edição foi realizada de 27 a 29/07, na Unip Vergueiro, na capital contou com um Simpósio totalmente focado no trabalho do farmacêutico em relação ao paciente com diabetes.

Mediado pelo Dr. Paulo Caleb Jr, coordenador da Comissão Assessora de Análises Clínicas e Toxicológicas do CRF-SP, o Simpósio “O farmacêutico e o diabetes mellitus” reuniu farmacêuticos, médicos e enfermeiros participantes do Congresso.

Dr. Paulo Caleb Jr foi o mediador do Simpósio "O farmacêutico e o diabetes mellitus" Dr. Paulo Caleb Jr foi o mediador do Simpósio "O farmacêutico e o diabetes mellitus"

Em uma das palestras, o coordenador do grupo técnico do CRF-SP Farmácia Estabelecimento de Saúde, Dr. José Vanilton de Almeida, falou sobre consultório farmacêutico com ênfase no paciente em diabetes, no entanto, as dicas valeram para todos que pretendem se engajar na Farmácia clínica. “Viver com a diabetes controlada é o mesmo que viver como uma pessoa saudável, no entanto, 75% dos pacientes com diabetes tipo 2 e 90% com diabetes tipo 1 não estão com a doença controlada e o que falta é orientação adequada”.

Ele ressaltou ainda que diabetes e hipertensão são doenças evolutivas e que precisam de adaptação da dose do medicamento ao longo do tempo, o que implica na necessidade de o farmacêutico ter formação em Farmácia clínica. “Para garantir o sigilo das informações, o farmacêutico precisa de um local apropriado para orientar o paciente, não expor seus problemas. O foco da atividade clínica é sempre o paciente, é preciso ter consciência de que estamos lidando com gente e não de um plano de fidelidade na farmácia, mas de um plano de confiança”.

Dr. José Vanilton de Almeida falou sobre consultório farmacêutico Dr. José Vanilton de Almeida falou sobre consultório farmacêutico

Exames laboratoriais

A importância da avaliação dos exames laboratoriais para o acompanhamento farmacoterapêutico foi o tema da apresentação da Dra. Ana Cristina Lo Prete, membro da Comissão Assessora de Análises Clínicas do CRF-SP e professora de cursos de pós-graduação em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica.

Para a farmacêutica, apesar de menos de 10% dos farmacêuticos no país e menos de 2% em São Paulo atuarem em análises clínicas, de acordo com o Conselho Federal de Farmácia (censo 2015), quem não domina a análise de um exame laboratorial não pode atuar em Farmácia clínica. “O paciente pode ter o melhor médico, o medicamento desenvolvido pela melhor indústria, de nada vai adiantar se não houver uma boa orientação”.

Dra. Ana destacou ainda que o médico orienta sobre o diagnóstico e papel do farmacêutico é explicar ao paciente com diabetes sobre o uso do medicamento, os riscos de não utilizar adequadamente, entre outros. “O farmacêutico analista clínico é o responsável pela segurança e efetividade do tratamento”.

Outro destaque foi em relação à solicitação de exames laboratoriais pelo farmacêutico. Dra. Ana ressaltou que o farmacêutico pode solicitar exames para monitorar a efetividade e segurança de algum medicamento que o paciente tome. “Quem atua em drogaria, em hospital ou em unidade básica de saúde precisa ser clínico. Nos últimos dez anos a Farmácia clínica cresceu muito e tem muito a caminhar daqui para frente”, finalizou Dra. Ana Lo Prete.

Dra. Ana Cristina Lo Prete falou sobre avaliação dos exames laboratoriais para o acompanhamento terapêuticoDra. Ana Cristina Lo Prete falou sobre avaliação dos exames laboratoriais para o acompanhamento terapêutico

Confira alguns dados sobre diabetes (Sociedade Brasileira de Diabetes/2017)

  • No Brasil 12,5 milhões de pessoas com o diagnóstico de diabetes
  • O Brasil ocupa o 3º lugar em número de crianças e adolescentes com diabetes tipo 1.
  • Brasil ocupa o 4º lugar entre os 10 países com maior número de indivíduos com diabetes
  • População de 20-79 anos apresenta até 8% de prevalência de diabetes
  • Brasil é o 5º país em número de indivíduos acima de 65 anos com diabetes
  • Estima-se que cerca de 40% das pessoas com diabetes não sabem ter a doença na América Latina
  • O Brasil ocupa o 4ª lugar entre os países com maior número de pessoas que desconhecem seu diagnóstico de diabetes mellitus.
  • Em 2017, no mundo foram 4 milhões de mortes por diabetes. Na América do Sul e México foram 209.717 adultos de 20-79 anos que morreram como resultado do diabetes (11% de todas as causas de morte).
  • Cerca de 44,9% dessas mortes aconteceram em pessoas com menos de 60 anos de idade. Metade dessas mortes foram no Brasil.
  • Gastos em saúde decorrentes do diabetes mellitus totalizam 29.3 bilhões. Esses gastos tendem a aumentar em 30% até 2045.
  • Doença cardiovascular (DCV) é a principal causa de morte e incapacidade nos casos de diabetes
  • Dados de 54 países mostrou que 80% dos casos de doença renal grave é causada por diabetes. 44% das pessoas com diabetes desenvolvem doença renal crônica
  • No Brasil, dos casos de hiperglicemia na gestação, 6,2% são por diabetes detectados antes da gestação. Vale enfatizar que 86,4% são por diabetes mellitus gestacional e 7,4% são outros tipos de diabetes primeiramente detectados na gestação.

 

Atualização profissional

O CRF-SP propicia ferramentas para que o farmacêutico esteja preparado a realizar o acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes com diabetes.

Participe do curso “Cuidado farmacêutico em pacientes com diabetes” (Confira as datas e locais na agenda de eventos) e realize a atualização online com o mesmo tema disponível na Academia Virtual de Farmácia do CRF-SP (Clique aqui).

Acesse o Fascículo da série Farmácia Estabelecimento de Saúde “Manejo do Tratamento de Pacientes com Diabetes”. (clique para acessar)

 

Fascículo Fascículo

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.