São Paulo, 25 de maio de 2018.

O CRF-SP realizou o I Simpósio de Farmácia Hospitalar, nesta sexta-feira (25), último dia da 25ª edição da Feira Hospitalar, no Expo Center Norte, na capital. O encontro que reuniu farmacêuticos especialistas que apresentaram temas de interesse para profissionais da área hospitalar, dentre os quais: Acreditação e Rastreabilidade, com apresentação da Dra. Ana Paula Giorgenon; Radiofarmácia, apresentado pela Dra. Ana Claudia Camargo Miranda; Segurança do Paciente, com o Dr. Tiago Arantes; e A importância do farmacêutico na equipe multidisciplinar, com o Dr. Thiago Balbino Leite.

Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SPDr. Marcos Machado, presidente do CRF-SPO presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado destacou a importância da participação do Conselho na maior feira do setor no Brasil depois de sete anos, retomando uma parceria que será muito positiva para o desenvolvimento do segmento. “Conseguimos um espaço para a farmácia hospitalar neste importante evento e isso é muito gratificante. Espero que a gente consiga manter a parceria por mais anos”, afirmou.

Além do simpósio, o CRF-SP realizou o painel Automação em Farmácia Clínica e Farmácia Hospitalar, apresentado pelo Dr. Marcelo Polacow Bisson, no dia 22 de maio, e esteve presente na área de exposições com um estande para atender as demandas dos profissionais do evento.

Dr. Tiago Arantes falou sobre segurança do pacienteDr. Tiago Arantes falou sobre segurança do paciente Dra. Ana Paula Giorgenon na palestra Acreditação e RastreabilidadeDra. Ana Paula Giorgenon na palestra Acreditação e Rastreabilidade

 Dr. Thiago Balbino Leite na palestra A importância do Farmacêutico na equipe multidisciplinarDr. Thiago Balbino Leite na palestra A importância do Farmacêutico na equipe multidisciplinar Dra. Ana Claudia Camargo Miranda apresenta a palestra sobre RadiofarmáciaDra. Ana Claudia Camargo Miranda apresenta a palestra sobre Radiofarmácia

Apresentando uma visão ampla sobre “Rastreabilidade e Acreditação na Farmácia Hospitalar”, a Dra. Ana Paula Giorgenon, falou com o público presente sobre as legislações relacionadas e o quando esse trabalho é importante para identificação de produtos adulterados, roubados ou falsificados. A especialista destacou ainda o desafio da farmácia hospitalar em implantar um processo em que todos os medicamentos, inclusive os trazidos pelos pacientes e amostra grátis sejam rastreados. “Quando a gente pensa em rastreabilidade, estamos garantindo a segurança de toda a cadeia do medicamento, desde o seu fornecedor até o paciente”, comentou.

Em sua palestra, a Dra. Ana Claudia Camargo Miranda destacou que é importante que os profissionais de saúde tenham conhecimento mínimo sobre Radiofármácia, que saibam sobre sua importância no diagnóstico por imagem e na medicina nuclear, que se trata de uma área multidisciplinar que está em desenvolvimento, mas que a atuação farmacêutica precisa ser fortalecida, seja na indústria, no hospital, ou no desenvolvimento de radiofármacos. “A radiofármácia passou de um pequeno laboratório dentro do serviço de medicina nuclear para um laboratório que precisa ter uma infraestrutura adequada, atender normativas e ter um profissional especializado”, explicou.

O Dr. Tiago Arantes parabenizou o CRF-SP pela iniciativa de abrir um fórum de debates para temas da área farmacêutica na Feira Hospitalar. Especialista em “Segurança do Paciente”, ele apresentou um panorama geral da área e afirmou que o tema vem sendo discutido de forma mais intensa nos últimos sete a dez anos, mas ainda encontra algumas dificuldades por fragilidades no processo da cadeia medicamentosa. “Reconhecer estas lacunas é o principal passo para a gente prestar uma assistência com qualidade e diminuir a possibilidade de algum dano ao paciente. Os farmacêuticos precisam participar de mais eventos como este para que a gente consiga, de forma prática, disseminar o conhecimento”, disse.

Fechando o encontro, o Dr. Thiago Balbino Leite apresentou a palestra “A Importância do farmacêutico na equipe multidisciplinar”, destacando a proximidade do farmacêutico junto à equipe médica, atuando diretamente no tratamento do paciente em questões como interação medicamentosa, reconciliação medicamentosa, análise da prescrição, dentre outras atribuições. “Cada vez mais é importante que o farmacêutico esteja se mostrando importante dentro do serviço de saúde, saindo da farmácia e ficando mais próximo do paciente e dos profissionais de saúde”, completou.

 

Carlos Nascimento

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.