Secretarias da Saúde e do Meio Ambiente do Estado de SP promovem campanha para coleta de pneus

 

Pneus velhos e descartados no meio ambiente são um dos principais criadouros do mosquito Aedes aegyptiPneus velhos e descartados no meio ambiente são um dos principais criadouros do mosquito Aedes aegyptiSão Paulo, 14 de maio de 2018.

A infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, é favorecida pela destinação, armazenamento e descarte inadequados de resíduos com potencial para acumular água, sendo os pneus um dos criadouros mais frequentes do vetor. Como foco na eliminação desses objetos, a Secretaria da Saúde, por intermédio do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) e da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), a Secretaria do Meio Ambiente e seus parceiros da Sala Estadual de Coordenação e Controle de Arboviroses de São Paulo, promoverão a “Semana Estadual de Mobilização para o Recolhimento de Pneus nos Domicílios Paulistas”, com início hoje, 14, até a próxima sexta-feira, 18.

A campanha é voltada para domicílios de todos os municípios paulistas. A seguir, confira as recomendações para prefeituras com ou sem convênio com a Reciclanip, órgão da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos responsável pelo ciclo sustentável dos pneus:

1. Cada município deverá promover a campanha de orientação à população e organizar um sistema de recolhimento de pneus, com definição prévia de um local para armazenamento.

2. Os municípios que já tem convênio com a Reciclanip utilizarão o local de armazenamento já estabelecido no convênio.

3. Poderão participar também os municípios que não têm atualmente convênio firmado com a Reciclanip. Nesse sentido, os municípios poderão se organizar e estabelecer parcerias intermunicipais, a fim de concentrar o armazenamento dos pneus recolhidos e otimizar o estabelecimento da logística de recolhimento.

4. Caso o município não seja conveniado e não consiga entregar os pneus em outro município ou ponto de coleta de pneus, deverá fazer contato direto com a Reciclanip para agendar o recolhimento, comunicar o endereço do local de armazenamento e o volume coletado. Para esta campanha não há necessidade de um volume específico para garantir a retirada dos pneus.

5. Recomendamos que esta campanha seja coordenada pela Sala Municipal de Coordenação e Controle das Arboviroses, pois envolve a participação de várias instituições.

Ressalta-se que essa iniciativa poderá ser apresentada pelos Municípios ao Programa Município Verde Azul, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo - SMA, para pontuação, através da Diretiva 2 - Estrutura e Educação Ambiental (EEA): EEA4 - Ação decorrente de Articulação Intermunicipal, desde que seja apresentado relatório da ação de articulação realizada, de acordo com a Resolução SMA Nº 33, de 28/03/2018.

As Secretarias Estaduais da Saúde e do Meio Ambiente são responsáveis pela elaboração da Campanha de Divulgação da Semana Estadual de Mobilização e fornecerão material digital para utilização pelas Prefeituras.

A Reciclanip, que representa os fabricantes de pneus no Brasil, é responsável pela realização da Logística Reversa dos pneus inservíveis e coletará os pneus arrecadados pela coleta pública municipal durante a Campanha, encaminhando-os para destinação ambientalmente adequada. Para maiores informações:

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (011) 3165-4430

 

Departamento de Comunicação CRF-SP

(Fonte: Secretarias Estaduais da Saúde e do Meio Ambiente)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.