CRF-SP coordena Fórum dos conselhos de atividades fim da saúde de São Paulo

Membros do Fórum dos conselhos de atividades fim de saúde de São PauloMembros do Fórum dos conselhos de atividades fim de saúde de São PauloSão Paulo, 2 de maio de 2018

Na última quinta-feira, 26, representantes do Fórum dos conselhos de atividades fim da saúde de São Paulo (FCAFS) reuniram-se na sede do CRF-SP para discutir assuntos pertinentes a todas as áreas, como as atribuições de cada profissão e o que há de convergência entre uma e outra, a questão da atuação dos profissionais da área da saúde em acupuntura, a utilização do Código Internacional de Doenças (CID) por outros profissionais além dos médicos, entre outros.

Atualmente, o Fórum é coordenado pelo CRF-SP e abrange as 14 áreas da saúde e os 13 conselhos profissionais desse setor. Trata-se de um espaço de articulação e deliberação política em defesa da saúde e de discussão democrática nas agendas dos Conselhos Estadual e Municipais de Saúde e demais instâncias de controle social.  Possui, ainda, a atribuição de debater as demandas inerentes às profissões da saúde em tais instâncias.

Nessa semana, estiveram presentes na reunião Dr. Marcos Machado Ferreira; presidente do CRF-SP; Dra. Danyelle Cristine Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP; Dr. Durval Rodrigues, representante do CRBM-01; Dr. Eduardo Filoni, representante do CREFITO-3; Dra. Lígia Rosa da Costa Pereira, coordenadora de Fiscalização Externa da Capital e Grande São Paulo do CRF-SP; Dr. Marco Antonio Manfredini, representante do CROSP; Dra. Sueli Lisboa Silva, representante do CRN-3; Dra. Suely Castaldi Ortiz da Silva, representante do CRP-SP; Dra. Suely Stringari de Souza, representante do CRMV-SP; Dr. Ubiratan de Souza Dias Junior, representante de CRESS; Dr. Waldecir Paula Lima, representante do CREF-SP.

Dra. Danyelle Marini ressaltou a importância da união entre entidades. “O Fórum reúne 14 profissões e 13 conselhos que representam 1,5 milhões de profissionais. A contribuição dos membros somente fortalece a área da saúde para a população”.

Já Dr. Marcos Machado destacou a coordenação do CRF-SP. “Neste ano o Conselho Regional de Farmácia está coordenando o Fórum das Profissões de Saúde. Coube Diretora do CRF-SP, Dra. Danyelle Marini estar à frente desta enorme responsabilidade. E como sempre, estamos bem representados”, disse.

Também foram tratados o Ensino à distância, com informe da diretora-tesoureira do CRF-SP sobre a proposta apresentada pelo conselho ao Deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que apresentou na Câmara dos Deputados um projeto de Decreto Legislativo que pede a suspensão da Portaria Normativa nº 11 do Ministério da Educação (MEC) que estabelece normas para o credenciamento de instituições e a oferta de cursos superiores a distância (EaD).

Os presentes também discutiram a importância de ampliar o conhecimento dos membros entre as diversas profissões representadas com o objetivo do conhecimento do âmbito profissional. Para facilitar o fluxo de informações, os conselhos regionais trocarão informações nas diversas áreas de abrangência das entidades.

Monica Neri