CRF-SP prestigia posse da nova diretoria da Sbrafh, na capital 

 

Dra. Raquel Rizzi, representou o CRF-SP e Dra. Maely Peçanha, presidente da Sbrafh nacionalDra. Raquel Rizzi, representou o CRF-SP e Dra. Maely Peçanha, presidente da Sbrafh nacionalSão Paulo, 16 de abril de 2018.

As diretorias nacional e regionais da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde, Sbrafh, foram nomeadas no sábado, 14/04, em cerimônia no hotel Capcana, na capital. A presidente da Sbrafh nacional, Dra. Maely Peçanha Fávero Retto, contou com a presença de representantes de todos os Estados com exceção de Rondônia, que não possui regional. O CRF-SP foi representado pela Dra. Raquel Rizzi, assessora de relações institucionais.

Também nomeada na ocasião, a presidente da regional São Paulo, Dra. Fernanda dos Santos Zenaide, ressaltou que pretende dar continuidade aos planos de expandir as capacitações e treinamentos para o interior de São Paulo, aproximar mais os sócios da regional São Paulo, realizar parcerias com as faculdades e divulgar a importância da Sbrafh para a área dos farmacêuticos hospitalares e de serviços de saúde. “Queremos capacitar cada vez mais o farmacêutico que atua dentro do hospital para que ele se destaque dentro da equipe multiprofissional”.

Os ganhos da lei 13.021/14 foram ressaltados pela Dra. Aline Palmeira Santos, vice-presidente da regional São Paulo, já que a presença do farmacêutico durante 24 horas no hospital, amplia o espaço de atuação e garante a assistência durante todo o período.

Dra. Aline Palmeira Santos, vice-presidente da regional São Paulo, Dra. Fernanda dos Santos Zenaide, presidente da regional São Paulo, Dra. Raquel Rizzi, assessora de relações institucionais do CRF-SP e Dra. Vanusa Barbosa Pinto, diretora executiva da SbrafhDra. Aline Palmeira Santos, vice-presidente da regional São Paulo, Dra. Fernanda dos Santos Zenaide, presidente da regional São Paulo, Dra. Raquel Rizzi, assessora de relações institucionais do CRF-SP e Dra. Vanusa Barbosa Pinto, diretora executiva da Sbrafh

A Sbrafh tem como finalidade geral desenvolver eventos científicos, atividades de pesquisas, de assessoramento, de aprimoramento e de capacitação profissional de farmacêuticos atuantes em hospitais e em serviços de saúde, com a divulgação da assistência farmacêutica.

 

Palavra da presidente nacional

“Nos últimos dois anos fizemos uma revisão dos padrões mínimos para a Farmácia Hospitalar e os padrões para a residência farmacêutica. Agora, estamos revisando o Guia de Boas Práticas que será lançado esse ano, era um guia muito voltado à parte administrativa do trabalho do farmacêutico e atualmente ganhou novos capítulos como foco em clínica e segurança do paciente. Estamos na luta junto aos grupos de trabalho do Ministério da Saúde pela inserção do farmacêutico no SUS, trabalhando no projeto sobre os medicamentos hospitalares que ficaram fora da Relação Nacional dos Medicamentos Essenciais, atuando junto ao Conselho Federal de Farmácia para a implantação das diretrizes curriculares do curso de Farmácia dessa atuação no hospital com formação mais clínica, dos estágios obrigatórios na área hospitalar e dos serviços de saúde.

Temos grandes desafios, entre eles a realização de um Congresso que vai agregar pessoas do Brasil todo. A indexação da Revista foi muito importante, já que são poucas as sociedades que possuem revistas científicas indexadas, com trabalhos em inglês. Estamos fazendo a tradução dos artigos para buscar a indexação da Scielo, queremos também fortalecer as nossas câmaras técnicas em especial terapia intensiva, em controle de infecção, que são áreas em que o farmacêutico tem que atuar com mais ênfase.

Durante muitos anos o farmacêutico hospitalar ficou responsável somente pela gestão do medicamento, pelo suprimento, pela compra dos medicamentos, pela gestão dos estoques, hoje já são muitos os farmacêuticos trabalhando clinicamente em terapia intensiva, em neonatologia, em oncologia. No entanto, o Brasil é um país muito grande, com realidades diferentes e, infelizmente, enquanto alguns hospitais possuem 80 farmacêuticos, com farmácia clínica e acompanhamento, outros entram na justiça alegando não precisar ter farmacêuticos por terem poucos leitos” enfatizou a presidente nacional da Sbrafh, Dra. Maely Peçanha Fávero Retto.

Público prestigiou posse das diretorias nacional e regionais da SbrafhPúblico prestigiou posse das diretorias nacional e regionais da Sbrafh

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diretoria nacional

 Diretoria nacional: Dr. Leonardo Augusto Kister de Toledo, diretor-executivo, Dra. Marisete Aparecida Balen, diretora técnica científica, Dra. Valéria Santos Bezerra, vice-presidente, Dra. Maria Rita Carvalho Garbi Novaes, diretora científica, Dra. Maely Peçanha Fávero Retto, Dr. Luis Fernando Rodrigues de Mendonça, diretor administrativo financeiro e Dr. Marcelo Polacow Bisson, diretor de comunicação e eventos Diretoria nacional: Dr. Leonardo Augusto Kister de Toledo, diretor-executivo, Dra. Marisete Aparecida Balen, diretora técnica científica, Dra. Valéria Santos Bezerra, vice-presidente, Dra. Maria Rita Carvalho Garbi Novaes, diretora científica, Dra. Maely Peçanha Fávero Retto, Dr. Luis Fernando Rodrigues de Mendonça, diretor administrativo financeiro e Dr. Marcelo Polacow Bisson, diretor de comunicação e eventos  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Presidentes regionais

Acre

Rossana Santos Freitas Spiguel

Alagoas

Najara Pereira de Lira

Amazonas

Kelcia Marçal Carvalho da Silva

Amapá

Noane Guedes Paes Lima

Bahia

Hermes Augusto dos Santos Neto

Ceará

Ana Kelly Leitão de Castro

Distrito Federal

Winston Noleto Coelho

Espírito Santo

Leandresson Conde da Silva

Goiás

Maria Viviany de Morais Claudio

Maranhão

Gizelli Santos Lourenço Coutinho

Minas Gerais

Roquelia Ferreira Caetano Guedes

Mato Grosso do Sul

Fabiana Vicente de Paula

Mato Grosso

João Paulo Martins Viana

Pará

Edna Raquel Meneses Silva

Pernambuco

Eduardo José Cardoso

Paraná

Greyzel Emília Silva Alice Benke

Rio de Janeiro

Carla Patrícia de Morais e Coura

Rio Grande do Norte

Hana Santiago Kumakura

Roraima

Thiago Martins Rodrigues

Rio Grande do Sul

Bárbara Coletti Borba

Santa Catarina

Paola Ribeiro Tavares

São Paulo

Fernanda dos Santos Zenaide

Sergipe

Fabio Jorge Ramalho de Amorim

Paraíba

Kamila Queiroga da Costa

Piauí

Marcela Rosado Drumond Taimo

Tocantins

Sara Falcão de Souza

 

Diretores da Sbrafh durante a cerimônia de posse Diretores da Sbrafh durante a cerimônia de posse

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.