CRF-SP se solidariza com entidades que se manifestaram contra declarações do ministro da Saúde sobre exames laboratoriais

Entidades afirmam que os gastos com exames de laboratórios representam entre 1,5% e 2,5% dos custos da SaúdeEntidades afirmam que os gastos com exames de laboratórios representam entre 1,5% e 2,5% dos custos da SaúdeSão Paulo, 1º de março de 2018.

O CRF-SP manifesta apoio às entidades representantes de laboratórios clínicos que se manifestaram contra as declarações feitas à imprensa recentemente pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmando “que 50% dos exames laboratoriais não têm seus resultados acessados”, causando, assim, problemas financeiros ao Ministério.

A afirmação não corresponde à verdade, “já que o índice de exames não acessados se situa entre os 5 e 6%, o que torna lamentável e preocupante que os maus resultados financeiros do Ministério sejam atribuídos aos laboratórios”, conforme pontua ofício endereçado ao ministro Ricardo de Barros nesta semana, em nome de entidades como a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (Sbac), Sindicato dos Laboratórios de Minas Gerais (SindLab), Sindicato dos Laboratórios de Análises e Patologia Clínica, Anatomia e Citologia do Estado do Paraná (Sinlab-PR), entre outras.

O documento também esclarece que os gastos com exames de laboratórios têm baixo peso nas despesas da Saúde, representando apenas entre 1,5% e 2,5% dos custos.

Por fim, as entidades reafirmam a disposição de colaborar com o Ministério, buscando a melhor otimização do uso dos recursos diagnósticos complementares, baseados em dados estatísticos e técnicos confiáveis.

Veja na íntegra a carta nº 38/2018 endereçada ao ministro da Saúde, Ricardo Barros:

Parte1

Parte2

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.